Persianas | Assim eu gosto
Persianas
Postado Por - 26 de junho de 2010

Assim como as cortinas, as persianas são importantes complementos decorativos e têm a função de equilibrar ou vedar a luminosidade e conservar a privacidade de cada ambiente, dependendo de sua função. Alguns modelos permitem um controle mais preciso, porque você regula a abertura de acordo com a quantidade de luz que quer deixar entrar e pode, inclusive, automatizar esse controle, o que é muito legal quando as aberturas são grandes, de pé-direito alto, ou simplesmente quando você quer mais conforto!

Persiana Luxaflex Duette. Foto: site Luxaflex.

TIPOS

Existem no mercado diversos modelos de persianas, de vários materiais. Atualmente os tipos mais usados são as persianas horizontais, do tipo romana ou do tipo rolô, mas dependendo da marca, existem variações desses modelos, com maior ou menor controle de abertura, além da diversidade de cores e materiais. Particularmente, eu prefiro os modelos mais simples, que são mais fáceis de manusear, e as cores mais básicas (variações de branco e bege) já que as persianas são um complemento, não devem chamar mais atenção que os outros elementos da decoração.

Persianas Horizontais: simples e muito bonitas, são formadas por lâminas metálicas, de madeira ou de PVC. Elas não vedam totalmente a claridade, mas deixam passar a ventilação natural.

Persianas brancas (que aqui devem ser de madeira ou pvc) vão do teto ao chão, cobrindo toda a extensão das janelas. As lâminas largas têm uma estética interessante, marcando bem a horizontalidade. Foto: Revista Casa e Jardim.

Adooooro persianas de madeira. Dão um ar ao mesmo tempo aconchegante e sofisticado. Costumam ser mais caras, mas existem genéricos de pvc ou até de alumínio que dão um efeito parecido. Foto: site Luxaflex.

Rolô: funcionam como painéis que, quando recolhidos, ficam enrolados. Funcionam bem quando a intenção é vedar bem, mas como tem limitações de tamanho, deixam frestas entre os painéis. Podem ser de vários materiais, sendo mais usado com blecaute de vinil. Outro material muito utilizado é a tela solar (fibra de vidro +pvc) que controla o calor e filtra os raios UV sem impedir a entrada de luz natural nem esconder totalmente a paisagem e por serem furadinhas, deixam a ventilação passar.

Normalmente gosto das persianas rolô quando usados junto com cortinas, mas em ambientes bem modernos, como o da foto, elas funcionam bem sozinhas, cobrindo toda extensão das enormes janelas. Foto: site Luxaflex.

Romana: têm o mesmo uso e função da rolô, mas sua estética é mais interessante, já que ela se dobra à medida que é suspensa. Quando fechada, os locais das dobras formam listas horizontais nos painéis. Além de tecidos nobre, como seda ou fibras naturais, podem ser de blecaute de vinil ou tela solar.

Na primeira foto, a persiana romana,  feita de tela (fibra de vidro com PVC), dá um efeito translúcido, filtrando a luz que entra no escritório.  Projeto de André Piva. Foto: Casa Cláudia. / Na segunda foto, a persiana romana cobre as janelas com ângulo. Acho esse efeito bem bonito.  Foto: Revista Casa e Jardim.

Outros exemplos da persiana romana feita em tecido, da Persiflex.

Na hora de decidir entre cortinas e persianas, não existem regras fixas, tudo depende do seu gosto e do estilo de cada ambiente. Porém, alguns fatores podem ser considerados. As persianas são práticas, mas fáceis de limpar e não juntam muita poeira. Além disso, têm design mais limpo. Já as cortinas são um pouco mais complicadas na hora de lavar, dependendo do tecido, mas são mais chiques e dão um ar sofisticado ao ambiente. Por essa razão, são minhas eleitas pra usar na sala ou em outros espaços que exigem sofisticação. E o resto da casa?

COZINHAS E BANHEIROS

Cozinhas e banheiros frequentemente tem a necessidade do controle de luminosidade ou da privacidade. Aí sempre bate aquela dúvida, que material eu posso usar que resista a gordura e umidade, e que seja fácil de limpar? Nesses casos, as persianas são mais recomendadas que as cortinas. Devem ser usadas em material sintético, que não se altera com a umidade e que aceite limpeza com detergente. É o caso do PVC, do poliéster e das fibras artificiais. As horizontais com lâminas de alumínio também são recomendadas, já que dificultam a fixação da sujeira. Algumas marcas utilizam poliéster com tratamento antiestático, que inibe o acúmulo de pó e gordura no tecido.

Essa cozinha, com enormes aberturas, recebeu persiana rolô em tela de pvc, que filtra a luz mas deixa transparecer um pouquinho da vista… Foto: site Luxaflex.

Persianas horizontais metálicas dão privacidade à banheira, cercada por grandes janelas. Foto: Revista Casa Mix.

QUARTOS E HOME THEATRE

Aqui tanto faz cortina ou persiana, desde que deixe tudo bem escurinho… Mas se você prefere a praticidade das persianas, os modelos mais recomendados são a rolô ou romana, pois elas podem ser feitas em blecaute de vinil. Como o vinil é grosseiro, existem os blacautes com acabamento em tecido, bem mais bonitos.

Persiana rolô com blecaute para escurecer o quarto de casal. Foto: Revista Casa Mix.

No home theatre projetado por Francy Milano, a persiana romana com blecaute promove o conforto visual necessário, evitando reflexos na televisão. Foto: Revista Casa Mix.

Que tal aliar a praticidade das persianas com o luxo das cortinas? Fica lindo usar os dois recursos em conjunto. As persianas no fundo, com a função de proteger do sol, e as cortinas decorando à frente, completas ou como xales nas laterais. Dessa forma, além do acabamento mais bonito, a cortina ajuda a vedar a luz que passa pelas frestas das persianas, funcionando como molduras.

Nessa sala,  a persiana romana em tela solar filtrou a luz e deixou o ambiente bem leve. Foram feitos 4 painéis cuja emenda coincide com as divisões da esquadria, ficando mais disfarçadas. Para arrematar, nas laterais foram usados xales de seda de 80cm com prega americana. Achei lindo!!! Projeto da arquiteta Paula Magnani. Foto: Revista Casa Cláudia.

Na primeira foto, a aparência simples e fria da persiana horizontal metálica foi suavizada pelos xales de organza de seda, com prega americana. Projeto de Roberto Negrete. / Na segunda foto, as persianas de madeira preenchem os vãos das janelas, e são complementadas por painéis de algodão, suspensos por tiras do tecido, que deram o maior charme ao quarto. Projeto do arquiteto Maurício Nóbrega . Fotos: Revista Casa Cláudia.

Nessa sala com pé-direito altíssimo (lindo!) a enorme janela foi coberta com persiana rolô em tela solar (provavelmente automatizada). Por cima, os enormes xales em tecido cinza chumbo deram cor e acabamento. Foto: Desire to Inspire

INSTALAÇÃO

Para a instalação das persianas existem as duas possibilidades. A primeira é instalar dentro do vão da janela, onde a medida deve ser bem justa ao espaço, para diminuir as frestas. A outra possibilidade é a persiana por fora, ultrapassando o vão da janela. A medida deve ser feita deixando sobrar na largura 10 cm para cada um dos lados. Na altura, o ideal é que a peça seja instalada rente ao teto, passando 20 cm abaixo do peitoril da janela.

+ cortinas




gravatar
Gabriela Mattos
agosto 12th, 2010 às 14:08

1

Adorei as dicas!!

gravatar
tatianarf
novembro 11th, 2010 às 19:15

2

Olá, gostei muito do blog e gostaria de receber notificação de novas postagens.
Grata, Tatiana.

gravatar
Cris Campos
novembro 12th, 2010 às 14:14

3

Oi Tatiana! Ao deixar um comentário aqui no blog, escolha a opção “Notifique-me de novos artigos por e-mail”, embaixo da caixa onde você escreve o comentário. Aí você vai ficar sabendo de novas atualizações em primeira mão! Beijos, Cristina

gravatar
Dênia Micheline Antunes
fevereiro 19th, 2013 às 23:33

4

Olá,
Tenho planos de colocar persianas em meu apartamento só que estou na maior dúvida sobre qual modelo colocar. Meu apartamento é pequeno o que causa muitas dúvidas na hora de escolher, estava bem inclinada a colocar persianas verticais de tecido mas fiz algumas pesquisas e percebi que estão em alta as persianas horizontais. Mas o que é mais recomendado para locais menores além de ser mais sofisticado? Fica mais elegante? Aguardo por respostas ansiosamente. Um abraço!

gravatar
Cristina Campos
fevereiro 21st, 2013 às 11:27

5

Oi Dênia,
Gosto sempre de cortinas, acho que são sofisticadas e alongam. Mas se achar que vai ocupar muito espaço, as persianas no modelo romana são uma boa opção.
Beijos,
Cris

gravatar
Suzete
março 5th, 2011 às 20:54

6

Eu adorei a abordagem sobre as cortinas.
Obrigada

gravatar
Roberta Souza
maio 6th, 2011 às 0:51

7

Muito bom.
Adorei!!!

gravatar
Caterina
maio 14th, 2011 às 17:28

8

Olá!
Adorei as dicas sobre cortinas, mas estou com algumas dúvidas sobre os cortineiros de gesso…
Não vou rebaixar os tetos dos quartos, como fica melhor o uso de persianas, com ou sem cortineiro de gesso?
e para uma cortina de tecido em meu quarto é melhor com cortineiro? é atual?
Obrigada

gravatar
Mariana Lombardi
junho 15th, 2011 às 21:04

9

Oi Caterina,
Se vc não vai rebaixar com gesso, não precisa fazer cortineiro.
Use cortinas com varão aparente ou persiana sem cortineiro mesmo.
Bjo
Mari

gravatar
raquel
setembro 26th, 2013 às 10:40

10

site m.bom gostei das dicas! gostaria de saber se é adequado p um home que tem janela bay window uma rolo black out ?
este ambiente de dia bate a tarde inteira de sol intenso ! o objetivo seria escurecer e diminuir o calor!

gravatar
Kathya Nazara
setembro 16th, 2011 às 11:59

11

Coloquei uma persiana de pvc em meu quarto,mais não escondeu a claridade.O q deve fazer?

gravatar
Cristina Campos
outubro 9th, 2011 às 21:05

12

Oi Kathya,
A persiana normalmente não escurece muito por causa das frestas. Considere colocar a cortina por cima, como um xale que possa ser totalmente fechado, e escolha um tecido com blackout, ou bem fechado.
Beijos,
Cris

gravatar
jackeline
novembro 23rd, 2011 às 9:39

13

tenho porta e janela de vidro blindex,quero saber se as persianas devem ser iguais,as duas verticais ou as duas horizontais pois gosto mais da horizontal mas não acho muito legal em porta.

gravatar
Cristina Campos
novembro 23rd, 2011 às 11:13

14

Oi Jackeline,
É melhor que sejam iguais, principalmente se as duas estiverem na mesma parede. O resultado é mais harmônico. Não gosto muito das persianas verticais, elas estão fora de moda e não são práticas. Pra mim, a melhor opção é cortina mesmo, até o chão nos dois casos. O que você pode fazer é colocar só cortina na porta, e na janela colocar a persiana horizontal que você gosta, e fazer uma cortina igual a da porta por cima, pode ser só um xale.
Obrigada pela visita!
Beijos,
Cris

gravatar
Regina Lucas
novembro 23rd, 2011 às 12:32

15

Oi Cris ! procurei no blog, mas não encontrei…adoro esse tipo e gostaria de saber se ainda se usa persiana horizontal de alumínio 25mm , porém furadinha. Estou pensando em instalar na cozinha, deveriam ser em duas peças, pois temos 2,7m de janela. Vai ficar dentro do vão. Posso colocar sem medo ?
Agradeço antecipadamente. Um abraço

gravatar
Cristina Campos
novembro 23rd, 2011 às 19:59

16

Oi Regina,
Pode colocar sim! A persiana de horizontal de alumínio é uma boa opção pra cozinha, porque o alumínio não absorve gordura e é fácil de limpar. A furadinha deixa passar mais luz quando fechada, e ajuda na ventilação. Obrigada na visita.
Beijos,
Cris

gravatar
PAULA PERES
maio 1st, 2012 às 1:42

17

Muito legal o blog! Me ajudou com várias dúvidas!
Minha sala conjugada (estar + jantar) tem uma porta bindex que divide a sala de jantar com a varanda gourmet. Na sala de estar, tem uma janela (no meio da parede). Qual a sugestao de vcs para as cortinas a serem usadas? As 2 cortinas tem que ser iguais?
Super obrigada!
Paula

gravatar
Thaisa Felix
maio 9th, 2012 às 15:52

18

Meninas,
amei! Parabéns mais uma vez.
Beijos

gravatar
Solange
maio 16th, 2012 às 16:36

19

Ola!
Pretendo colocar uma persiana romana no quarto, mas não tenho cortineiro, fica bom? Quanto tenho que deixar de folga para cima?
Obrigada!
Solange

gravatar
Mariana Lombardi
maio 17th, 2012 às 9:42

20

Oi Solange,
Fica bom sim, deixe no mínimo 10 cm de folga para cima.
bjos
Mari

gravatar
Erica
agosto 1st, 2012 às 21:54

21

Olá, gosto muito do blog e gostaria que me ajudassem com uma dúvida:
Fica melhor em quarto de casal cortina ou persiana?
Sendo que o quarto é pequeno e a cama fica bem próxima da janela.

Obrigada,
Érica.

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 3rd, 2012 às 9:23

22

Oi Erica,
No teu caso, como o quarto é pequeno, a persiana ocupa menos espaço. Mas acho a cortina mais aconchegante para quartos, veja se vc tem espaço pra ela, considere uns 10cm.
Bjos
Mari

gravatar
Ana Paula
agosto 23rd, 2012 às 15:33

23

Ola, gostei muito do assunto sobre as cortinas! Num quarto de casal, pequeno, a cortina tem que ir ate o chao ou tem que ficar um pouco abaixo da altura da janela?
Outra duvida, por favor! Na sala, na porta da varanda, tenho um rolo com tela solar, estou pensando em colocar uma cortina, pensei no linho, pra compor mas nao sei se ficaria bom, na mesma sala eu tenho uma janela que fica numa outra parede, que no momento nao tem nada, eu preciso seguir a mesma linha da porta da varanda?
Obrigada!

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 23rd, 2012 às 18:11

24

Oi Ana Paula,
No quarto: faça a cortina até o chão, fica mais bonita!
Na sala: faça cortinas iguais, o linho é uma ótima opção.
Bjos
Mari

gravatar
Ana Paula
agosto 24th, 2012 às 21:47

25

Oi Mari, obrigada e parabens pelo site! Bjs!

gravatar
Rosangela Reis
outubro 24th, 2012 às 11:49

26

OI, estou começando a pensar nas cortinas/persianas para meu apê. Tenho 2 filhos adultos – 18 e 21 anos, o que vc sugere para o quarto deles? Ainda vou rebaixar o teto dos quartos com gesso. É melhor fazer cortineiro ou não? A janela tem 1,50m de largura.

Obrigada. Bjs

gravatar
Danieli
janeiro 23rd, 2013 às 12:29

27

Boa tarde!

MInha sala é integrada com a copa. Posso colocar cortinas na sala e na copa persianas?

Att,
Danieli

gravatar
Vânia chaves freire
abril 3rd, 2013 às 17:55

28

olá, na minha casa, a cozinha é americana e a porta da sala é de vidro tenho dúvida no que devo usar, se é cortina ou persiana e qual a cor?

gravatar
Denise
abril 26th, 2013 às 13:14

29

Adorei as dicas! Mas tenho uma dùvida: a cortina deverá ser colocada em toda a parede ou somente na janela?
Obrigada.

gravatar
Priscilla Ribeiro
maio 13th, 2013 às 1:11

30

Olá! Quero colocar uma rolô no meu quarto e uma de tecido por cima. Minha dúvida é se as duas tem que ser do mesmo tamanho ou posso colocar a rolô só do tamanho da janela e a de tecido do teto até o chão? E sobra uns 50 cm de parede de cada lado da janela. Devo colocar a cortina só na janela ou na parede toda? Obrigada

gravatar
Cristina Campos
maio 13th, 2013 às 12:20

31

Oi Priscilla,
Pode colocar a cortina até o piso sim, fica mais bonito! Tambem gosto quando ela ocupa a parede toda quando a sobra é pequena, como nesse caso.
Beijos,
Cris

gravatar
Rreis.oliveira@terra.com.br
junho 6th, 2013 às 13:26

32

Cristina, estou com a mesma duvida da Priscilla, lendo a sua resposta nao entendi se a persiana tb vai até o chão ou se para na altura da janela.

Obrigada, Rosangela

gravatar
Cristina Campos
junho 25th, 2013 às 22:50

33

Oi Rosângela,
A persiana pode passar 20cm da janela e só a cortina vai até o chão.
Beijos,
Cris

gravatar
wanda lucia
agosto 11th, 2013 às 22:39

34

tenho dúvidas sobre o que colocar nos quartos.Tenho um filho de 3 anos e outro de 18 anos e estou sem empregada, somente com uma diarista e queria trocar por persiana no quarto do menor. O que uso?

gravatar
Magali
setembro 27th, 2013 às 13:43

35

Boa tarde! Estou escolhendo a decoração do meu apartamento e sempre recorro ao site de vocês. Adoro as dicas e as fotos. Vocês são demais!
No quarto da minha enteada estamos na duvida se romana ou cortina, como a cama fica próxima a janela, e se esta fica aberta a cortina romana pode ficar “batendo” na parede (barulho) e a cortina fica voando. O que vocês sugerem? A romana pode fazer muito barulho? Obrigada

gravatar
angela maria strelow
outubro 12th, 2013 às 20:10

36

não sei o que faço..pois bem paguei a arquiteta para projetar o gesso de minha casa…enfim…ela não se atentou ao cortineiro de linha casa e ha lugar em certas janelas que o rebaixamento de gesso ficou rente a janela…. e agora como vou colacar as cortinas……….. e um lugar onde o pe direito da casa eh duplo tambem estou com o mesmo problema…………………me ajudem por favor…………..

gravatar
Loren
novembro 9th, 2013 às 15:03

37

Olá.Reformei um prédio antigo,o ap fica no oitavo andar ,cobertura da cobertura,continuam mais quatro andares para cima.Fechei de vidro uma parte da varanda,lateral e frente.Qual a melhor soluçao para reter o calor,pelicula e persiana ou somente persiana.

gravatar
regiane cristina machado
novembro 16th, 2013 às 23:20

38

Tenho uma janelinha capelinha no quarto, que clareia demais, mas
não acho nada bonito que valorize a janela, gosto dela sem cortina,
mas a claridade pela manhã é demais. O que faço?

gravatar
Marli
janeiro 28th, 2014 às 16:03

39

Queria uma opinião,minhas paredes erva doce.
Meu sofá chumbo, com amofadas floridas o fundo das amofadas cinza bem clarinho com flores chumbo.
Home noce arezzo da duratex, com painel da mesma cor com dois frisos.
Que cor de persiana devo usar.
Adorei as dicas, as dicas excelente.

gravatar
Luciana
fevereiro 22nd, 2014 às 8:15

40

Adoooro o Blog de vcs!!!! Parabéns!!!
Estou com uma dúvida quanto às persianas. Terei uma sala de estar de uns 7,50 m x 6,00m, tendo de um lado pé direito duplo contemplando a escada com degraus soltos e um vidro ocupando a parede horizontal revestida em Madeira freijó lisa ( sobrando alvenaria 10cm extremidades) quase toda no patamar do leque da escada, onde penso em colocar uma rolo solar talvez branca, pois teremos na fachada esquadrias brancas (cor externa da casa bem clara) com detalhe em tijolinho à vista clarinho, também segue um painel ripado em Madeira freijó onde fica a porta de entrada. Posso colocar mesmo a rolo branca solar? Pena que ficarei com espaço de uns 2,5 cm de cada lado, aparecendo ao fundo painel de Madeira, por causa dos fixadores da persiana.. Como a persiana sairá do forro, motorizada e automatizada, o que acham de fazer uma casinha nas extremidades para embutir os fixadores? Assim, a rolo qdo aberta cobriria todo o painel de madeira na horizontal, e na altura apenas passaria 20cm abaixo do vidro, seguindo o painel de Madeira.
Na sala de estar pensei em colocar rolo no vão de 5m das portas dentro do forro ( escondidas qdo enroladas, tal como no vidro da fachada no pé direito duplo). As portas de vidro quando abertas ficam dentro de uma parede, embutidas. Pensei em colocar uma cortina em tipo linho, mas teria que ser uma tecido meio sintético para qdo a luz do cortineiro iluminar, não fotografar os amassados do linho, sugerem algum tecido em especial? A duvida cruel é se posso colocar uma romana num tecido bege tipo linho na sala de jantar, sairá do forro, mas qdo recolhida seus gomos ficarão no espaço de parede de 20cm entre o forro e as portas? Tenho 3 portas em vidro de correr alinhadas com a sala de estar, mas separado pela caixa que embute as portas da sala de estar e mais 2 portas em vidro na lateral; formando um L, onde pretendo colocar romanas. O pé direito é um pouco mais baixo que o estar. A sala de jantar tem abertura total para a sala de estar e para a cozinha é separada por uma janela guilhotina com espelho sobre balcão com vão livre de uns 3,50. E, a cozinha tem uma porta de correr com abertura de 1,50m para a sala de estar. Esta tudo bem integrado. Ficaria esquisito rolo branca, que só estaria sendo usada como forro da cortina da sala de estar ( tecido tipo linho ou gaze de linho ou outro que não fotografe o amassado, à escolher e aceito sugestão) e no ambiente ao lado integrado colocar romana cor bege ( material da luxaflex parece linho). Na cozinha colocarei rolo branca mesmo e na sala de estar também tenho dois vidros fixos de uns 2,0 de altura x 0,80 cm de largura ( acho que é isso..) que dará vista para o jardim lateral. Posso colocar Madeira branca, ou acham melhor dueto, silhueta, ou outra? Sou clean e tenho medo de ficar uma salada por causa dos tipos de persianas/ cortinas próximas..Apesar de serem de materiais diferentes, parecem bem básicas. Quem sabe possam me ajudar nessa super consultoria… Abç.

gravatar
jeane
julho 2nd, 2014 às 19:59

41

Ola.
Adorei as dicas mas ainda tenho uma dúvida: todas as minhas janelas e portas são de vidro muito transparente.
A pergunta é: posso colocar perciana na vozinha e nos outros comodos cotrina?
Obrigada.

gravatar
Mariana Lombardi
julho 10th, 2014 às 23:08

42

Pode!!

gravatar
Cristina Campos
julho 15th, 2014 às 20:39

43

Oi Jeane,
Pode sim, sem problemas!
Beijos,
Cris

gravatar
Karla
outubro 14th, 2014 às 14:17

44

Olá boa tarde!
Adorei as dicas mas tenho dúvidas: meu ar condicionado foi instalado em cima da janela do meu que é pequeno. Me disseram que o jeito seria uma persiana, está certo? E outra já comprei uma vertical e de pvc, está errado? Bjs e obrigada

gravatar
Cristina Campos
outubro 17th, 2014 às 10:20

45

Oi Karla,
A persiana é uma boa solução, a cortina com varão seria outra… Prefiro a cortina porque pode ser colocado um blackout pra escurecer bem, a persiana sempre deixa frestas.
A persiana vertical não está errada, mas a horizontal é mais atual.
Beijos,
Cris

gravatar
Naira
outubro 16th, 2014 às 11:23

46

Olá Cris! Sou estudante de Designer de Interiores e estou formulando um trabalho sobre cortinas e persianas para apresentar ao meus colegas. Adorei teu artigo mostrando os tipos de persianas e diferentes materiais, porém gostaria que tu me respondesse sobre a diferença entre persianas verticais e horizontais e sobre o uso adequado de cada uma delas em diferentes ambientes.
Te aguardo! Sou fã do seu blog! hehehe

gravatar
Cristina Campos
outubro 23rd, 2014 às 12:04

47

Oi Naira,
As persianas servem para filtrar a luz e vantagem delas é que você pode regular a posição dependendo do ângulo de incidência do sol. A diferença entre as horizontais e verticais é a penas o sentido das paletas. Porém as verticais são melhores para o uso do piso ao teto, como em portas, por causa da abertura. Já as horizontais são melhores para usar nos limites da janela. Particularmente não gosto de da estética das persianas verticais, prefiro usar cortinas.
Espero que tenha ajudado!
Bjs,
Cris

gravatar
outubro 21st, 2014 às 21:40

48

Demais, adorei! Estou precisando trocar a cortina da minha sala, mas não sei se coloco uma Cortina Romana ou uma Cortina Prega Macho. Tirei ótimas ideias daqui. Obrigada!
Beijinhos!
Claudinha Telles

gravatar
Alexandra
outubro 27th, 2014 às 23:07

49

Boa noite!
Coloquei persianas verticais no meu quarto, quando abro s janela elas começam a bater e faz um enorme barulho. Será que tem alguma forma de prendê-las? Me ajudem…

gravatar
Cristina Campos
outubro 28th, 2014 às 20:31

50

Oi Alexandra,
Não conheço nenhuma forma de prender e essa é uma grande desvantagem das persianas…
Bjs,
Cris

gravatar
Flavia
outubro 28th, 2014 às 9:07

51

Olá bom dia,
Tenho duas janelas de vidro na minha sala de 2,00 X 1,50 e entra muita claridade, poderia colocar persiana romana blecaute, ou acha que fica melhor cortina na sala. Obrigado

gravatar
Cristina Campos
outubro 28th, 2014 às 20:29

52

Oi Flávia,
Eu ainda gosto mais de cortina para a sala, mas se bate muito sol, o blackout é necessário. Ele pode ser na persiana e você pode usar a cortina de tecido apenas como xale pra emoldurar. Estamos até preparando um post sobre isso!
Beijos,
Cris

gravatar
Thaisa
abril 12th, 2015 às 18:41

53

Olá gostaria de uma dica de tipos de cortina que poderia usar no quarto da minha filha!! O problema é que só tenho 4 cm de espaço entre a janela e o guarda roupa!!!! Bjsss

gravatar
Cristina Campos
abril 14th, 2015 às 15:08

54

Oi Thaisa,
Você pode usar painéis retos ou persiana rolô, que ocupam pouco espaço.
Beijos,
Cris

gravatar
abril 24th, 2015 às 0:19

55

Oiii meninas, vocês se incomodam com o compartilhamento dos post que me chamam atenção no instagram com as referências do blog de vcs?! Abraço di

gravatar
Cristina Campos
abril 24th, 2015 às 18:09

56

Oi Dileia,
Citando a fonte não tem problema nenhum!
Obrigada,
Cris

gravatar
agosto 13th, 2015 às 9:46

57

Oi Cris, tudo bem? Tem uma parede do meu escritório que é amarela… será que fica bacana ter as persianas da mesma cor?

Beijos,
Re

gravatar
Cristina Campos
agosto 14th, 2015 às 11:37

58

Oi Renata,
Fica conceitual, eu gosto da ideia, principalmente se o resto da decoração for mais moderna.
Bjs,
Cris

gravatar
juliana
setembro 4th, 2015 às 14:06

59

EStou com um problema, tenho que colocar persiana no meu quarto, mas a fresta me incomoda muito. Vi a opção com perfil, mas tenho medo de ficar muito quente. O que você me sugere? Vi a opçao de colocar tipo um portico nas duas laterais da janela. Qual seria o material? MDF da certo? A obra já esta pronta. Qual a ordem melhor para evitar claridade, persiana, portico e janela? Ou portico, persiana e janela?

gravatar
Lara
setembro 20th, 2015 às 0:17

60

Para cozinha , qual a melhor cor de Persiana?
Para uma sala pequena o ideal é por cortina ou persiana rolô?

Desde já obrigada!
Bjs
Lara

gravatar
outubro 26th, 2015 às 9:59

61

Persianas Sorocaba

Persiana vertical, persiana horizontal,
persianas coloridas, de madeira, persiana para varanda,
externa, para quartos, persiana painel, de alumínio e persiana de pvc.
Persianas Sorocaba

gravatar
Claudia Correa
dezembro 6th, 2015 às 7:52

62

Olá.
Estou com um problema, tenho que colocar persiana no meu quarto, mas a fresta me incomoda muito, qual seria a solução? Qual distância as persianas devem ficar das janelas?
Att, Claudia

gravatar
Cristina Campos
dezembro 16th, 2015 às 15:22

63

Oi Cláudia,
A persiana pode passar do tamanho da janela, pra não ter frestas nas bordas. Lembrando que persiana normal, metálica, tem fresta entre as aletas, mesmo fechadas, então o ideal é usar persiana rolô e com blackout.
Bjs,
Cris

gravatar
Andrea
janeiro 4th, 2016 às 19:59

64

OLÁ! AS FOTOS DO POST SOBRE PERSIANAS NÃO ESTÃO ABRINDO.

gravatar
Mariana Lombardi
janeiro 8th, 2016 às 20:34

65

Oi Andrea,
Infelizmente estamos com problemas em algumas fotos dos posts mais antigos… Desculpa!
bjos,
Mari

gravatar
Danilian Paixão
janeiro 13th, 2016 às 1:48

66

Olá Cristina, não entendia nada de cortina, só admiro o efeito que elas causam. Agora quero uma ajuda… Na minha casa, a sala é junto com a cozinha, tipo casa Americana, e ambas as paredes são de vidro que medem aproximadamente 8 m por 3 de altura, que também são portas. Por favor que tipo de cortina devo usar, visto que o sol bate pela manhã e esquenta muito, além da minha preferência que o ambiente seja aconchegante, nem muito claro nem muito escuro. obrigada

gravatar
Larissa
janeiro 26th, 2016 às 15:22

67

Boa tarde meninas! Adoro o blog!

Pretendo colocar na minha janela persianas de madeira com cortinas de tecido por cima. Mas estou com uma dúvida em relação à persiana. A minha fachada é de vidro, portanto, a janela toma toda a parede, que tem 2,6m de largura. São 2 folhas de vidro basculante, de 1 metro cada, e a terceira folha da janela é fixa, encostada à direita. A duvida é: coloco duas persianas do mesmo tamanho, mesmo desalinhadas com a abertura das janelas ou coloco uma persiana mais estreita, da largura de 1m, acompanhando a abertura da primeira folha de janela e a segunda persiana mais larga, com 1,6m, para abranger a largura da outra folha móvel + folha fixa?

Obrigada!!

gravatar
Cilinha Goncalves
fevereiro 17th, 2016 às 3:33

68

Olá. Não sei se me pode ajudar, não encontrei o que eu queria, mas gostei do que vi. Eu precisava de umas precianas de correr mas para os lados e não para cima e para baixo, era pra uma varanda exposta todo o dia ao sol, peruanas individuais que desse para abrir uma ou mais, podendo ficar todas juntas quando abertas, com um desenho seria mais fácil, já vi nuns prédios no Montijo, não sei onde procurar. Obrigada pela atenção.

gravatar
Sueli Henriques Tramm
abril 16th, 2016 às 11:38

69

Olá…socorro me ajuda!!!! Tenho que decidir urgente o que vou querer nas janelas da sala de estar, de jantar, cozinha, área de serviço, ficam todas na mesma parede, eu tinha pensando em persiana (por fora), mas li que são mais indicadas para quartos, home…li sobre persianas entre vidros e gostei da ideia, ainda que não ventile, o que você me sugere…qual tipo de persiana…minhas aberturas vão ser em pvc. Me ajude por favor. Obrigada! Su

gravatar
Mariana Lombardi
abril 17th, 2016 às 12:50

70

Oi Sueli,
Não entendi muito bem a sua pergunta… Você quer saber sobre as esquadrias ou sobre as cortinas?
bjo,
Mari

gravatar
Jéssica
junho 21st, 2016 às 21:04

71

Bom dia. Quero sua opinião, tenho uma janela pequena de 1.96 x 1.40 , já chamei uma empresa de persianas. após a visita, o profissional me aconselhou a instalar uma cortina rolo com fresta pois há muita ventilação, e minha janela é de correr( para o lado e tem duas partes). A minha dúvida é: instalo translúcido ou blackout? Sendo que, trata-se de uma sala, quero privacidade e também um ambiente bonito .
Aguardo ansiosamente sua resposta, obrigada.

gravatar
Fernanda
novembro 30th, 2016 às 0:03

72

Boa noite. Estou precisando de uma orientação. No quarto de minha filha o espaço entre a janela e o guarda roupa é pequeno e queria colocar uma persiana. Minha duvida é se vale a pena comprar umas persianas prontas rolô com backout, não quero que entre claridade e estou com medo de comprar e me arrepender.

gravatar
Andrea
fevereiro 15th, 2017 às 12:00

73

Bom dia. Qual cor vcs usaram na duette da primeira foto???? Please, me respondam

gravatar
Mariana Lombardi
fevereiro 16th, 2017 às 8:30

74

Oi Andrea,
O projeto não é nosso! A imagem é do site da Luxaflex, que pode te orientar melhor sobre a cor usada.
bjos
Mari








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!