África na decoração

por Cris Campos - 19 de maio de 2010

Às vésperas da Copa de 2010, o mundo todo está com os olhos voltados para a África. É claro que isso se reflete na decoração, ainda mais se tratando de uma cultura tão rica que, inspirada da cores e formas da natureza e carregada de simbologia, tem identidade própria. A escolha desse estilo se baseia na beleza e na alegria que as cores e peças conferem ao ambiente, mas há quem se identifique com a simboligia e o misticismo incluso nos objetos e pinturas.

Em uma decoração inspirada na cultura africana predominam os tons terrosos do continente, como amarelos, laranjas, ocre, marrom e vermelho. Grafismos em preto e branco também são muito presentes, principalmente em estampas de tecidos e em pinturas. Esculturas, máscaras, tapetes, peles (artificiais!), móveis em madeira rústica, couro e palha também fazem parte do conceito.

É um estilo alegre, exótico e de muita personalidade. Sendo assim, optar pelo look total pode ser arriscado, a não ser pra que se identifica muito com a cultura africana. Porém, como na maioria das fotos que selecionamos, dá pra usar algumas peças e estampas apenas como referência, como esculturas isoladas ou em coleções, almofadas, algumas cores ou materiais, mas misturados a estilos e peças modernas. O resultado é uma decoração bem contemporânea e sofisticada.

Cores, almofadas, tecidos e coleções de objetos africanos decoram o apartamento do colecionador de arte tribal Christian Heymès, em São Paulo. Foto: Revista Casa Cláudia março 2010.

Sofá de couro, almofadas estampadas e tapete com padronagem de zebra na ambientação da Le Lis Blanc Home.

Objetos de arte africana aquecem e personalizam ambientes modernos. Na primeira foto, móveis, bandeja, garrafas, copos, lupa e escultura azul da Brentwood; ovo de avestruz, máscara rústica, girafas e bola de osso da Katmandu; tecidos Regatta, cadernetas de oncinha Le Lis Blanc e máscara pura  e bola de onça com elefante da Espaço Til. / Na segunda foto: mobiliário Brentwood; boneca Namji Boa Sorte, da Katmandu. Fotos e informações: revista D`casa

Cantinho de leitura projetado por Meire Santos para uma Casa Cor, com painés de fotos e esculturas de animais. / Papel de parede da linha Grafismo, da Bobinex, inspirado em padronagens africanas, criado por Marcelo Rosenbaum. Fotos: divulgação.

Nessa sala, projetada por Roberto Migotto, há uma mistura clara de estilos, como móveis de várias épocas. Almofadas estampadas nas cores amarelo e vermelho conferem cor e estilo. O tapete de zebra dá um ar sofisticado. Foto: site do arquiteto. /À direita: Mobiliário, luminária e estatueta de madeira natural da Brentwood; máscara Lua Contemporânea e tecido branco e preto da Katmandu; caixa dado Dice Bone, da Le Lis Blanc.Foto e informações: revista D`casa

Para decorar o aparador, peças em madrepérola e osso, esculturas e livros temáticos, tudo da Le Lis Blanc. / Papel de parede da linha Grafismo, da Bobinex, móveis rústicos e pufe com estampa colorida. Fotos: divulgação.

No quarto, camas em madeira com dossel, móveis rústicos em madeira, tapete e almofadas com grafismos africanos. Foto: reformafacil.

Quarto com tapete em padronagem de zebra e móveis rústicos. Foto: casadevalentina / À direita:  Quarto com móveis modernos, em linhas retas e  laca branca, misturado ao estilo africano do tapete de zebra e nos tecidos do enxoval nas cores marrom e ocre. Mobiliário Brentwood, pano mudcloth preto na almofada da Katmandu, tecidos do enxoval da Regatta, tapete de couro silcado padrão zebra da Helvetia House. Foto e informações: revista D`casa.

Esse quartinho de bebê com o tema safari é lindo! A base é clarinha, em tons de bege e branco, mas a parede e os móveis receberam a pintura com paisagens e animais. Os bichinhos de pelúcia de onça e zebra sào um charme! Foto: casadevalentina.

A arte africana é bastante marcada pelas estampas. Produzidas utilizando técnicas milenares de tingimento, são caracterizadas por grafismos e usam como referência as formas da natureza, como a pele de animais, os formatos de frutas exóticas, ou a textura de pedras de rios.

Além dos tecidos marcantes, a escultura, principalmente máscaras e estátuas, não passam despercebidas. Produzidas em materiais extraídos da natureza, como madeira, principalmente o ébano, marfim, osso, terracota, bronze, cobre e ouro, elas são símbolos religiosos e expressam os sentimentos e idéias dos povos africanos.  A máscara provoca fascínio ou repulsa no mundo ocidental. Sua função é  proteger, representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas.

Apesar de estar na moda, é um estilo atemporal e lojas especializadas em estilos étnicos sempre renovam seus estoques com peças lindas, como a Katmandu, a Le Lis Casa… Mas a beleza e diversidade da cultura africana são fontes de inspiração para marcas e designers criarem novas tendências, reinterpretando cores e padrões.

1 e 2:Jogos de Jantar Tânia Bulhões. /3. Louças TokStok em parceria com Alexandre Herchcovitch.

Tecidos da coleção Microsan África da Donatelli (é lançamento!).

 

1. Porta-retratos de osso HStern Home. / 2. Almofada Coisas da Dóris. / 3.Cachepô HStern Home. / 4. Caderninhos Hits/ 5.Caixa de osso, Le Lis Casa. / 6.Máscaras Katmandu. / 7. chaise Bali Express.

 

1. Bandeja de madeira / 2.Almofadas Donatelli. / 3.Girafas de madeira da Katmandu. / 4.Lupas com cabo de osso Le Lis Casa. / 5.Panô com padronagem africana da Katmandu. / 6.Banquinho de madeira da Katmandu. 7.Ovo de avestruz pintado da Katmandu./ 8. Poltrona Anos 60 customizada do Estúdio Glória. / 9. Livros Editora Tashen.

 

Coleção “M’Afrique”,da grife italiana Moroso, criadas do encontro entre tradição e modernidade, como uma forma de homenagear e valorizar os valores culturais do continente africano.

* Veja também:Estádios da Copa – Parte I

Comente Aqui (10)
Comente Aqui

  1. 20 de maio de 2010 às 12:54

    Lindas essas decorações, com certeza vão ser tendência forte esse ano! adorei o post…
    beijoos

  2. 20 de maio de 2010 às 17:17

    na av. são joão… descendo da galeria do rock em direção metro são bento
    fica um pessoal que eu não sei muito bem de onde são… mas são da africa vendendo artigos lindos, máscaras, peças, estatuas…

    fikdik

    bjos,
    RobertaRow
    http://www.redglamour.wordpress.com

  3. Cristina Matheus
    09 de agosto de 2010 às 16:43

    Ambientes maravilhosos, parabéns ao decorador(a), que soube usar vários elementos da arte africana, que é soberba, com muito bom gosto e harmonia.

  4. JAMILY
    26 de outubro de 2010 às 10:25

    amei, eu quero na minha casa ! África ♥

    • matheus
      12 de novembro de 2013 às 11:49

      isso e coisa de outro
      mundo

  5. diana nicolau
    29 de julho de 2011 às 14:20

    Para quem ainda tem alguma relutancia em acreditar que África possui muita coisa boa, aí estão as imagens de casas espectacularmente decoradas com artigos africanos. Muito Bom Gosto, aliás o que é preciso mesmo é ter bom gosto e através dos materiais mais rústicos e simples se podem efectivamente obter resultados incriveis!

  6. Isa Carvalho
    28 de setembro de 2011 às 13:24

    Procurando uma girafa de madeira p minha filha colocar em sua sala,encontrei este site de muito bom gosto. Adoro decoração,fiquei encantada c todos os móveis e objetos africanos expostos. Parabéns!!

  7. JORDÂNIA SABINA
    25 de janeiro de 2012 às 09:10

    Amo a arte de decoração africana, lindoooooooooooo.

  8. dolores siqueira
    17 de abril de 2012 às 11:13

    obrigado pela dica vou procurar os africanos por la,e comprar alguns objetos.

  9. jacinto miranda
    05 de abril de 2013 às 12:12

    tudo bem, parabéns. mas, ( me desculpem pelo mas) parece que existe uma mistura aí de grafismo kaiapó (brasileiro) com africano. vejam Lux Vidal , pesquisadora da USP. grato. abraços