Layout de ambientes
Vista de cima
Postado Por - 07 de fevereiro de 2013

Já explicamos AQUI o que é e como funciona um layout, ou seja, “uma das partes mais importantes de um projeto, onde se define a perfeita distribuição dos móveis, com proporção e uso adequados ao espaço existente. Geralmente, o arquiteto ou decorador faz o desenho do layout como uma vista de cima do ambiente, e o apresenta sob a forma de uma planta baixa, que servirá de base para o restante do projeto.”

Pesquisando para o projeto de um cliente, encontrei algumas fotos com a vista de cima (tipo uma vista aérea), o que facilita ainda mais para entender o layout. Vejam só:

layout vista de cima

Sala de estar com sofá grande + 2 chaises + 2 mesas de centro quadradas + 2 poltronas + 2 vasos de plantas. Eu adoro ambientes simétricos, pricipalmente se eles forem enormes como este.

sala de estar com pano de vidro

Sala de estar gi-gan-te com sofá enorme + 1 poltrona de um dos lados + 2 poltronas iguais do outro lado + 2 mesas de centro retangulares e de materiais diferentes. Na frente do sofá têm mais 2 poltronas com uma mesa central. Projeto Robert Bailey.

loft debora aguiar mostra black

Sala de estar simétrica com sofá central + poltronas maiores nas laterais + poltronas mais sequinhas na frente + mesa de centro quadrada. Projeto Débora Aguiar.

* tem um post sobre salas com simetria AQUI

sala larissa dias

Sala de estar com 2 sofás iguais + 2 poltronas grandes + 3 bancos + 1 mesa de centro quadrada. Projeto Larissa Dias.

construcao civil projetos residenciais comerciais corporativos Vibia Engenharia

Sala de estar com 2 sofás iguais + 2 cadeiras iguais + mesa de centro retangular. Projeto Rocco + Vidal e Marina Linhares.

sala com decoracao moderna

Sala de estar com 2 sofás que formam um “L” + pufes de apoio quadrados na lateral + mesa de centro com desenho orgânico + aparador de apoio atrás do sofá. Projeto SAOTA architecture.

sala de estar debora roig

Sala de tv com sofá com chaise num dos lados + mesa de centro quadrada + móvel de tv de laca preta + tapete de sisal. Projeto Deborah Roig.

cobertura com piso de madeira

Cobertura com piso de madeira + poucos móveis com layout despojado + luminária gigante.

escada redonda ruy othake

Escada redonda com piso de madeira + guarda-corpo de concreto de um dos lados e vidro do outro + piso central de resina vermelha. Projeto Ruy Ohtake.

escada vista de cima

Escada super diferente de um prédio comercial na Dinamarca, com degraus de madeira que são menores nas laterais + degraus maiores que servem como bancos na parte central. Adorei o efeito das almofadas coloridas! Projeto Henning Larsen Architects.

forum de granada

O piso do forum da cidade de Granada (EUA) tem um desenho que traz o concreto da cidade para o campo onde foi construído, com desenho geométrico marcado por diferentes materiais como grama, madeira e concreto. Coisa linda de se ver! ♥ Projeto Federico Wulff Barreiro & Francisco del Corral.




gravatar
Daiany M.
fevereiro 13th, 2013 às 12:42

1

Boa Tarde Meninas,
Sou apaixonada pelo site de vocês, mas se me permitem uma sugestão, gostaria de dizer que apesar de inspiradores, os projetos apresentados por vocês ultimamente estão absolutamente fora da realidade brasileira! Muitos de nós, internautas, buscamos soluções e dicas para os nossos ambientes- pequenos, na maioria das vezes- e que caibam nos nossos bolsos! Quem sabe MAIS dicas de sustentabilidade, escolha de materiais mais acessíveis, reformas econômicas e decoração para espaços pequenos?! Sucesso pra vocês!

gravatar
Cristina Campos
fevereiro 15th, 2013 às 10:46

2

Oi Daiany,
A proposta desse blog é mostrar o que há de melhor no mundo da arquitetura e decoração, seja em espaços grandes ou pequenos. A ideia é mostrar referências, ideias que podem ser aproveitadas em qualquer espaço e bolso, adaptando medidas e materiais. Por isso não nos preocupamos muito em falar de custo em todos os projetos. Mas se você navegar bastante por aqui, vai encontrar vários posts sobre apartamentos pequenos, quitinetes, e ideias simples que produzem grandes resultados. Mas obrigada pela sugestão.
Beijos,
Cris

gravatar
Vera Lucia
março 6th, 2013 às 18:25

3

Cada caso é um caso , cada necessidade é uma necessidade. Agradeço por vcs não restringirem o lado criativo/artistico da arquitetura . Para isso tem publicações especializadas.

gravatar
Luciana Maringolo
fevereiro 13th, 2013 às 22:48

4

Oi, Mariana! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Os comentários são todos feitos sob uma ótica de refinamento e bom gosto. Eu gostaria de ver no blog um post sobre integração de áreas externas e internas nos projetos arquitetônicos. Abraços.

gravatar
Cristina Campos
julho 11th, 2013 às 21:22

5

Oi Luciana,
Nos posts sobre casas sempre falamos sobre isso, mas vamos tentar fazer um post enfatizando. Obrigada pela dica.
Beijos,
Cris

gravatar
Fernanda
fevereiro 14th, 2013 às 16:37

6

Este apartamento foi apresentado no Programa da GNT – Casas
Brasileiras. Com vários detalhes. Um luxo!

gravatar
Cristina Campos
fevereiro 15th, 2013 às 10:29

7

Oi Fernanda,
Foi mesmo! Sou viciada nesse programa, adoro saber as histórias e ver cada detalhe que eles mostram…
Beijão,
Cris

gravatar
José Carlos Tobias
abril 21st, 2013 às 1:15

8

gostei do que vi…………..maravilhoso….tenho um mesanino de 80 m2 com dois ambientes (um de 60 m2 e outro de 20m2 com rebaixo de 20 cm) e pretendo fazer um loft……vcs tem algum projeto para esse espaço………….meu mesasino acompanha o telhado e se inicia numa altura de 1,80 ms de altura e termina com numa altura de 4,80 ms na parte mais alta……………. Na parte rebaixada e que tem altura menor, com 20 m2 pretendo fazer um ambiente estipo japonês, inclusive com tatami no chão e sem mobiliário, quando muito, com apenas almofadas e uma pequena mesa central rebaixada. Já na parte mais alta (60m2) pretendo fazer o dormitório conjugado com banheiro, sala e cozinha (que servirá apenas para lanches). Meu mesanino é totalmente isolado da casa, que fica na parte do térreo, onde tenho 03 escritórios na frente da casa, mais uma sala, uma suite com banheiro conjugado, corredor e cozinha. No quintal ainda tenho mais uma cozinha e churrasqueira, mais um banheiro pequeno, e anexado à lavanderia dois aptos conjugados com um único banheiro.

gravatar
Sandra
junho 26th, 2013 às 10:46

9

Oi meninas, o site de vocês é ótimo! Sonho de qualquer um ter uma casa dessas ai, rs.
Tenho duas perguntas: minha sala é pequena 3,20 x 2,50. Tenho um sofá de 2,60 na parede maior de frente para a televisão. Na lateral direita tem uma mesa de jantar antiga (dessas que se abrem e ficam com o dobro de tamanho). Como recebemos muitos amigos, estou pensando em tirar a mesa e colocar um aparador com banco em baixo e no lado esquerdo colocar duas poltronas de couro. A questão é: posso ter um sofá de linho creme e poltrona de couro preto no mesmo ambiente (piso bege fosco, parede branco neve, cortina com listras verticais em tons bege e vinho). É muito deselegante uma casa sem mesa de jantar? Se tirar essa da sala não tenho como colocar na cozinha porque ela é pequena, em forma de corredor (com duas portas) e só tem 70cm livre de largura. Em 7 meses só recebi convidados para jantar 1 vez.








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!