Como montar quarto de bebê
Quarto do Arthur – parte 1
Postado Por - 07 de janeiro de 2013

Vocês devem ter percebido, pela escassez de posts, que nosso final de ano foi bem corrido… E o motivo principal é que estou às voltas com a preparação para a chegada do Arthur! A gravidez é uma fase muito gostosa, mas cheia de informações, decisões e muitas atividades, sendo a mais importante delas é a montagem do quartinho!

Muita gente pensa que é fácil pra uma arquiteta projetar o quarto do próprio bebê, mas na verdade, mesmo depois de já ter idealizado tantos quartinhos de sonho, essa não tem sido uma tarefa fácil! Por isso, resolvi dividir com vocês o passo a passo desse projeto tão especial pra mim, mostrando e justificando minhas escolhas até o resultado final. Espero que vocês gostem!

 A funcionalidade é muito importante num quarto de bebê, e por isso o primeiro passo é definir quais móveis serão necessários para um bom funcionamento, além da circulação entre eles, tudo isso considerando o espaço disponível. Além do berço, é necessário um espaço para trocar o bebê, guardar roupinhas e brinquedos e amamentar. A “cama da babá” é um item muito decorativo, mas nem sempre essencial.

O quartinho do Arthur tem 3.04×3.30m e um guarda-roupas embutido. No início quis muito colocar uma cama, não para a babá, mas pra o caso de querer dormir com ele ou até precisar receber um hóspede. Além disso acho lindo uma cama cheia de almofadas!!! Mas estudando as medidas dos móveis, achei que a cama ocuparia muito espaço, prejudicaria a circulação e não deixaria muito lugar para guardar os brinquedos, o que faria muita falta! Além disso, não achei tão essencial para a minha rotina.

Decidi então substituir a cama por um futton desdobrável, que se transforma em um colchão de solteiro. Assim, ganhei mais circulação e espaço pra ele brincar no futuro, já que o próprio colchão, que fica baixinho, pode ser usado pra isso. Quando for necessário, é só esticar o futton e usá-lo como cama!

Depois de conversar com várias clientes e amigas mamães, optei pelo layout 4. Gosto muito do berço só com a cabeceira encostada, pois permite várias posições pra colocar e tirar o bebê do berço. Como meu guarda-roupas também será utilizado como o roupeiro da casa, optei por colocar uma cômoda com várias gavetas, pra deixar as roupinhas e outros itens mais usados bem à mão. Escolhi deixar a cômoda perto do armário e da entrada do quarto, onde a circulação é melhor.

O futton ficará encostado na parede, funcionando como uma poltroninha. Quando quiser usar como cama, é só tirar o pufe (escolhi um bem levinho). Quando não precisar mais da poltrona de amamentar, vou passar o futton pro lugar dela e acrescentar mais prateleiras para guardar os brinquedos na estante.

Dicas:

1) Para economizar, escolha móveis que atendam ao uso imediato, mas que possam se adaptar ao crescimento do bebê, ou pelo menos possam ser aproveitados em outros cômodos da casa. Assim, você faz valer seu investimento imediato!

2) Se você não for contar com a ajuda de um profissional para criar o seu layout, tire as medidas do quarto e passe para o papel, desenhando a planta em escala. Depois, recorte pequenos retângulos com as medidas dos móveis na mesma escala e vá brincando com as posições, até achar a que funciona melhor pra você.

3) Nas minhas pesquisas, achei dois sites de venda de móveis que têm um aplicativo muito legal pra você montar seu layout, como os móveis desenhados já nas medidas corretas. É só acresentar as medidas do seu espaço. São os sites das lojas: http://www.perbambini.com.br/ e http://www.bertagoncalez.com.br/planeje.html.

4) Não se esqueça de deixar uma boa circulação entre os móveis, pois você vai precisar de espaço para passar com o bebê no colo, e depois ele vai vai precisar desse mesmo espaço para brincar e engatinhar!

5) Considere as seguintes medidas para os móveis, mas lembre-se que elas podem variar de acordo com o fabricante: BERÇO: 80x140cm (o colchão mede 70x130cm); POLTRONA: 70x70cm a 80x80cm; CAMA: 90x200cm; CÔMODA: 50x90cm ou 50x130cm (são as medidas que eu mais vi nas lojas, mas mandei fazer a minha com 55x120cm); ESTANTES e NICHOS: 30 a 40cm de profundidade.

Com o layout definido, o próximo passo é decidir o estilo da decoração – cores, móveis, acabamentos, o que será tema de um próximo post. Por enquanto, segue uma seleção de quartinhos que me inspiraram para a criação do meu layout (alguns já foram mostrados aqui no blog).

 Via Quartos Etc

Via It Design Blog

Via quartosdebebê.net

Via Celina Dias

Via Micasa

Já publicado aqui!

Via Quartos Etc

Via Quartodebebê.Net

 Via Quartos Etc

 Já publicado aqui!

 

 Via Quartos Etc

Via Quartodebebê.Net

E aí, estão gostando do PASSO A PASSO ou preferem ver só o resultado final?

Continua aqui!




gravatar
Ana Cristina Pinheiro
janeiro 8th, 2013 às 2:01

1

Me formei em Arquitetura este ano e confesso que amo o blog de vocês.
Parabéns pelo bebê Cristina, que ele seja fonte de muita inspiração p/ você.. To amando o passo-a-passo, mas confesso que ansiosa pelo resultado final..

Beijos!

gravatar
Cristina Campos
janeiro 10th, 2013 às 10:37

2

Oi Ana Cristina,
Muito obrigada! Ainda estou na montagem, aguardando a chegada dos móveis, mas vou mostrar tudo em detalhes!
Beijos,
Cris

gravatar
Denise Ullmann
janeiro 8th, 2013 às 10:31

3

Olá Cristina!! também acho difícil projetar para minha casa!! Adorei o layout final, realmente irá acompanhar o crescimento do Arthur. Eu penso em um segundo bebê, que terá que dividir o quartinho com minha filha Marina, de 2 anos. Estou pensando em um cantinho especial no meu quarto, com um moisés, para os primeiros meses… Vc teria alguma indicação de algum site, ou algumas fotos de moisés para publicar?? Bjs!!

gravatar
Cris
janeiro 8th, 2013 às 11:46

4

Incrível, mto legal o passo a passo que fizeram…..!!!!!!!
Parabéns pelo bebê, que ele venha muito saudável e felizzz!!

gravatar
Cristina Campos
janeiro 10th, 2013 às 10:36

5

Oi Cris,
Muito obrigada!!!
Beijos,
Cris

gravatar
janeiro 8th, 2013 às 14:19

6

Cristina, o quartinho do Arthur está ficando lindo! Gostei muito da disposição dos móveis. Também penso que a cama não é tão importante neste momento. Do jeito que você montou, ficará muito legal!
Adorei as fotos de inspiração, principalmente a primeira, que mostra um quartinho pequeno (o que é muito comum hoje em dia). Ou seja, dá pra caprichar no quarto dos filhos, por menor que seja o espaço.
Um beijão!

gravatar
Cristina Campos
janeiro 10th, 2013 às 10:35

7

Oi Mariana,
Muito obrigada, depois conto pra vocês aqui o que funcionou ou não, mas acho que estou no caminho!!!
Beijos,
Cris

gravatar
Lorena
janeiro 8th, 2013 às 14:39

8

Passo a passo é ótimo! Também sou arquiteta e sempre quando tenho que projetar algo pra mim tenho a maior dificuldade! Ainda bem que não é só comigo!!rs
Tenho certeza que o quarto está lindo! Vai servir de inspiração pro daqui de casa que logo logo terei que fazer!
Abraços

gravatar
Cristina Campos
janeiro 10th, 2013 às 10:35

9

Oi Lorena,
Que bom que você gostou!!!
Beijos,
Cris

gravatar
Marcele Silveira
janeiro 8th, 2013 às 21:50

10

Olá Cristina. Parabéns pelo bebê. Ter filho é uma bênção.
Sempre acompanho o blog, pois eu, como arquiteta, tenho pouca paciência para procurar tantas referências. E ter aqui, imagens bacanas e “mastigadas” é uma mão na roda, as vezes. E estava sentindo falta das atualizações, mas sei que é por uma boa causa.
Quanto ao quarto, gostei bastante da distribuição e acho que você irá usar muito o futon. E, quando o bebê for maior, se você não tiver um quarto de brinquedos, com certeza está certíssima em pensar no espaço para brinquedos. São tantos e tantos…
Aqui em casa, optei pela cama (que era uma cama convencional) ao inves de uma poltrona para amamentar e essa cama foi muitíssimo útil, pois quando o cansaço batia ou o meu filho chorava muito a noite, era ela que resolvia todos os meus problemas. Quanto a cômoda, também não coloquei por falta de espaço. Eu adequei o trocador em uma das partes do armário e deu super certo. Hoje, o quarto do Eduardo (com 02 anos) é ocupado por um futon, um tapete de EVA e muitos brinquedos trambolhentos.
Boa sorte nessa etapa deliciosa e, mais uma vez, parabéns!

gravatar
Cristina Campos
janeiro 10th, 2013 às 10:33

11

Oi Marcele,
Obrigada por dividir sua experiência com a gente!
Beijos,
Cris

gravatar
Renata
janeiro 9th, 2013 às 17:52

12

Adorei a ideia do passo a passo. Fica muito mais fácil compreender a ideia e ajuda no desenvolvimento de espaços.
Vocês estão de parabéns!
Abraços…

gravatar
Cristina Campos
janeiro 10th, 2013 às 10:14

13

Oi Renata,
Muito obrigada!!
Beijos,
Cris

gravatar
Camila
janeiro 10th, 2013 às 9:24

14

Estou amando o passo a passo!! Sou arquiteta e estou ajudando a minha prima decorar o quartinho da bebê dela! Adoro o blog de vcs!!!

gravatar
Cristina Campos
janeiro 10th, 2013 às 10:12

15

Obrigada pelo retorno, Camila!
Beijão,
Cris

gravatar
Thaisa Felix
janeiro 10th, 2013 às 15:13

16

Cris, primeiramente PARABÉNS pelo bebê! Desejo a vcs toda a felicidade do mundo e que o Arthur seja uma criança linda, feliz e muito saúde. Quanto ao post, amei o passo a passo e tenho certeza que ficará tudo lindo e de muito bom gosto. Quando eu encomendar o meu bebê vou querer que vc e a Mari façam o meu projeto.
Um grande beijo,
Thaisa.

gravatar
Cristina Campos
janeiro 11th, 2013 às 11:19

17

Oi Thaisa,
Muito obrigada pelo carinho!!!
Beijão,
Cris

gravatar
Simone Guerra
janeiro 11th, 2013 às 17:05

18

Olá Cristina,
sempre visito o site (que adoro!!) e hj, para meu deleite, vi esse projeto de quarto de bêbe. Mais que amei porque também estou grávida (5 meses) da Beatriz e estou “sofrendo”para me decidir sobre o quarto e, assim como vc, um dos itens que tenho achado mais duvidoso e a tal cama da babá, por ocupar muito espaço. Assim, adorei a sua idéia do futon. Só fiquei pensando onde encontrar um bacana, vc sabe? Parabéns pelo Arthur e espero que vc esteja tão feliz e plena quanto eu…. Beijo!

gravatar
Karen Müller
janeiro 11th, 2013 às 18:57

19

Cristina, primeiramente parabéns pelo bebê. Também sou arquiteta e adoro acompanhar o blog de vocês. Confesso que este post me chamou a atenção, pois meu projeto especial de 2012 também foi o quartinho do meu Arthur! Pois é… até o nome é o mesmo… rsss. Meu Arthur chega na próxima quinta-feira (17/01). No meu caso, optei por manter a cama de babá, pois pretendo ter mais um filho em breve e desta forma poderei manter o layout do quartinho para duas crianças. Estou ansiosa para ver o seu quartinho pronto. Tenho certeza de que ficará lindo! Parabéns mais uma vez!

gravatar
Cris
janeiro 11th, 2013 às 19:10

20

Oi Cristina!

Parabéns pelo bebê!
Adorei o quartinho, tenho certeza que vai ficar muito legal!!!
Estou doida para ver pronto!
Tenho um bebê de um ano e 6 meses e acabei de mudar totalmente o quartinho dele. Tirei a cama da babá, que não foi muito útil, o berço, pois ele estava escalando e a poltrona que foi muito útil, mas agora vai ficar no meu quarto, por enquanto.

No quarto dele ficou um colchão sobre um futon, um tapete de EVA, mesinha e cadeirinhas infantis, estantes baixas onde ficam os brinquedos, livros e outras coisas que ele pode ter acesso sozinho.

Infelizmente eles crescem rápido e surgem outras necessidades e temos que nos adaptar.

Desejo tudo de bom!!!
mil beijos!
Cristina

gravatar
Roberta
janeiro 24th, 2013 às 10:23

21

Oi Cris!!!!
Ainda estou enrolada com a lista do enxoval mas começando a pensar no quarto…..amei os modelos que tem aqui! Aliás, adoro e sempre estou espiando os posts de vocês! O blog é um sucesso!
Parabéns!!!
Beijo
Robertinha

gravatar
Carolina
fevereiro 22nd, 2013 às 0:56

22

Cristina, onde posso encontra um futton? Também tenho problema de espaço e achei excelente essa solução do futton.

gravatar
Cristina Campos
fevereiro 26th, 2013 às 12:38

23

Oi Carolina,
Encomendei o meu na Quarteto – 3248-4858. Elas usam colchão cirúrgico da Ortobom, que é plastificado, e colocam uma capa por cima.
Beijos,
Cris

gravatar
junho 4th, 2013 às 13:44

24

Olá meninas! Estou no processo gestacional para em breve ser mamãe e já comecei a minha pesquisa para enxoval e decoração do quartinho, e nas minhas pesquisas achei o site de vocês! Simplesmente adorei! Principalmente esta matéria do quartinho do Arthur! Lindo demais!

Tenho uma dúvida.. no post 1, onde vocês mostram a planta do quarto, como você eu também gostaria de colocar a cabeceira do berço na parede, porém qual a distância mínima que deve haver entre entre as laterais do berço e os objatos do lado (no seu caso o guarda-roupa e a poltrona)?

Desde já obrigada e parabéns!








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!