Decoração de cozinhas estreitas para apartamentos pequenos
Cozinhas estreitas
Postado Por - 17 de agosto de 2017

Cozinhas estreitas são comuns em apartamentos pequenos e nos trazem um desafio: inovar quando somos obrigados a colocar alguns itens que ocupam muito espaço – geladeira, fogão e forno, máquina de lavar roupa…

O post de hoje é para nos mostrar que pequenos detalhes podem fazer diferença e deixar esses ambientes super interessantes!

 

1- Cozinha pequena e estreita, com acabamentos brancos + detalhes de madeira clara na parede + piso de porcelanato tipo Mármore Carrara. Adorei o efeito da iluminação linear, tanto no teto como nos armários, seguindo o mesmo desenho da cozinha. Projeto Fernanda Marques.

2- Cozinha com copa integrada e painel/porta de madeira que escondem a área de serviço. Atenção para a disposição da geladeira, escondida atrás de um painel frisado que já serve de apoio para a mesa.

3- Manter o mesmo piso em ambientes integrados ajuda na sensação de que o espaço é maior. Aqui, a copa e a cozinha têm o mesmo piso de porcelanato tipo cimento queimado + acabamentos brancos. Observem que as bancadas têm profundidades diferentes (40 e 60cm). Projeto Figueiredo Fischer.

4- Cozinha pequena, com acabamentos em branco, madeira e preto. E essa parede na frente da pia?! ♥ Tem frisos verticais + prateleiras de madeira em “U” (mesmo acabamento da torre quente) para colocar enfeites, temperos e potinhos de biscoito. As prateleiras são ótimas soluções para cozinhas estreitas! Projeto Sérgio Caus.

assim eu gosto cozinha parede cimento queimado portobello

5- Cozinha com nicho de madeira no armário da frente da pia, que é todo branco. Uso muito essa ideia de nichos como bancadas de apoio, é uma ótima alternativa para cozinhas estreias, pois os armários podem ter profundidades menores do que as bancadas. Projeto Juliana Pereira Pulse. Foto Guilherme Jordani.

6- Assim como a maioria das cozinhas estreitas das fotos anteriores, essa aqui tem iluminação linear, no sentido do comprimento. Esse efeito pode ser feito com um rasgo no gesso + iluminação embutida ou com uma luminária linear embutida no gesso. O mercado oferece várias opções de modelos, inclusive sob medida. Projeto LB Arquitetura e Interiores.

7- Essa cozinha integrada tem fogão, pia e geladeira numa única parede, o que é uma boa ideia para cozinhas estreitas. Sem falar no espelho na frente da pia, que passa a impressão de uma cozinha mais larga. Na parede oposta, com menor profundidade, ficam um armário com nicho + uma bancada de apoio. Projeto Sesso & Dalanezi. Foto Thiago Travesso.

8- Cozinha com a mesma proposta de layout da anterior, que aliás é bem comum em apartamentos pequenos. A área de serviço fica escondida atrás da porta de vidro jateado. Projeto Mariane e Marilda Baptista.

9- Cozinha comprida, com luminária linear + vidro jateado na área de serviço. Um detalhe: bancadas mais altas (h=110cm) são para banquetas altas, que tem várias opções com desenho slim, dessas que ocupam pouco espaço no ambiente. Projeto Pedro Félix. Foto Gustavo Xavier.

10- Um dos grandes problemas numa cozinha estreita é o tamanho da geladeira. Aqui, para não abrir mão de uma geladeira grande, a solução foi tirá-la do corredor e aproveitar a largura da área de serviço. Projeto Milena Bomediano.

11- Ambiente pequeno, com armários e bancadas na mesma cor. A área de serviço fica escondida atrás de portas de correr. A parede de tijolinho é o ponto de destaque, adorei! Projeto Ana Colnaghi.

12- Cozinha linda, com bancadas e armários brancos + revestimento de inox nas paredes + ponto de cor nas cadeiras amarelas (que poderia ser qualquer outra, já que o ambiente é bem neutro). Projeto Taís Netto.

13- Cozinha preta e branca + detalhes amarelos. Gosto da ideia de ter a torre quente com cor de destaque.Projeto Adriana Agostinho.

Dicas!

-Cuidado com o tamanho e a disposição dos eletrodomésticos, verifique as medidas antes de comprar;

-A circulação deve ter no mínimo 90cm, ainda mais se ela for passagem para a área de serviço ou porta de entrada de serviço;

-No caso de bancadas com cadeiras ou banquetas, escolha modelos pequenos e com encosto fininho (ou sem encosto) para garantir a passagem das pessoas quando alguém estiver sentado;

-A profundidade padrão das bancadas de pia/fogão é entre 60 e 70cm. Os armários para louça podem ser menos profundos, com 35/40cm.

-Procure por mais cozinhas na Busca Refinada. Tem várias ideias lindas!











Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!