Casa Cor São Paulo
Casa Cor São Paulo 2010
Postado Por - 10 de junho de 2010

Aproveitamos o feriado para conferir de perto a Casa Cor de São Paulo. Considerada a maior da América Latina, a mostra de decoração reuniu esse ano quatro eventos simultâneos: Casa Cor São Paulo, Casa Kids, Casa Hotel e Casa Talento. No total são 105 ambientes criados por arquitetos, decoradores e paisagistas, que exploraram o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”.

As tendências que você verá abaixo já podem começar a fazer parte dos seus desejos… são diversos ambientes que revelam o prazer de morar bem!

  Porão, projeto João Armentano. Um dos ambientes mais diferentes do evento, o porão foi imaginado para um ratinho morar, com tudo feito em miniatura: tem quarto, sala de jantar, varanda, escritório,… e foram montados dentro de caixotes de madeira com sobras de tecidos e miniaturas de móveis e objetos de design. Os ambientes ficaram lindos, mas tão lindos, que se fossem de verdade eu queria morar lá!

       Casa do Mirante, projeto Débora Aguiar. O maior ambiente do evento, com 380 m², tem o estilo bem conhecido da arquiteta e como sempre, está lindo!  Muita madeira e tons claros, mas dessa vez percebemos que ela usou um pouco mais de preto e marrom. Os móveis são grandes e modernos, contrastando com o piso rústico em madeira de demolição. Destaque para o uso dos materiais naturais como o couro e o linho. Muitos adornos (mas muitos mesmo!): são quadros, esculturas e enfeites em todos os lugares, tudo bem humanizado. A sala e a cozinha são integradas; o exterior invade os espaços por meio das grandes esquadrias de vidro e madeira e da cobertura de vidro. A mesa feita com tábuas de madeira de demolição (1) foi uma das escolhas por materiais sustentáveis. Lareira a gás (2) com mármore fazendo acabamento.

 Loft Sustentável, projeto Fernanda Marques. Cozinha gourmet integrada com lounges e home theater. Troncos de árvores cortadas pela prefeitura de São Paulo servem como pilares no centro do ambiente. Destaque para a mistura de madeira de demolição e aço inox. O gigante painel (1) de chapas de aço todo recortado chama muita atenção, principalmente pela iluminação planejada com LEDs. Os nichos vazados acomodam objetos como livros, copos, vasos e garrafas. O enorme balcão gourmet (2) com 6 m de comprimento foi fabricado de Corian.

 Loft da Executiva, projeto Denise Barretto. O grande destaque desse espaço são filetes de peroba que revestem tanto o piso como as principais paredes. O efeito ficou lindo e já quero usar esse recurso em algum projeto aqui do escritório! Para manter a privacidade no quarto sem reduzir o ambiente, a profissional preparou uma divisória ripada da mesma madeira. Tons neutros se mesclam ao preto e ao dourado dos objetos e revestimentos. Outro destaque do é o desenho em curva da parede que faz alusão ao mapa de Brasília em homenagem a Lucio Costa.

  Loft do Cineasta Consagrado, projeto Marília Brunetti de Campos Veiga. De qualquer ponto do apartamento o morador enxerga a TV estrategicamente posicionada. O carrinho (1) funciona como mesa de apoio tanto para o sofá como para a poltrona. A luminária (2) cria o canto próprio à leitura. Atrás dela, quadro Ensaio sobre a Cegueira, título do livro de José Saramago que serviu de referência ao filme de Fernando Meirelles, o homenageado do ambiente.

Loft do Designer, projeto Toninho Noronha. Aqui todos os ambientes se integram em um espaço aberto de 70 m², com piso revestido de placas de limestone. Ao centro, em vez de um sofá, quatro módulos estofados com encosto podem trocar de lugar. Em volta dele, móveis de design escandinavo, como a estante modulada de formas simples, limpas e ao mesmo tempo inovadoras; e a poltrona de balanço Stingray Rocking, que foi inspirada numa arraia e venceu importantes prêmios de design.

 Living do Fotógrafo, projeto Maria Antonia Penteado. Mais um ambiente em tons neutros e materiais naturais. No piso usado foi um carpete de sisal e as colunas foram realçadas com tijolos de demolição. Todo o ambiente foi forrado com linho, mesclando as cores areia e preto, e criando uma atmosfera predominantemente masculina. O pendente preto com interior amarelo tem foco dirigido para a bancada revestida de madeira.

Home Office, projeto Rosa May Sampaio. Lugar aconchegante e chique, com paleta de cores neutras que integram visualmente biblioteca, escritório e sala de TV. A estante branca traz luminosidade ao contrastar com os elementos escuros. Nela ficam os livros, a coleção de caixas de madeira de marchetaria e os objetos de antiquário. O sofá de camurça marrom (1) convida a se esparramar sem cerimônia. Sobra conforto na ambientação!

 Biblioteca, projeto Ana Maria Bogar e Ricardo Caminada. O ambiente é organizado, calmo e convidativo para passar horas na companhia dos livros. O rosa, forte tendência no Salão do Móvel de Milão 2010, foi usado na poltrona de sarja (1) e em alguns detalhes, sempre em companhia do marrom e do cinza. No projeto da estante, caixas em laca e pau-ferro podem ser empilhadas de várias maneiras.

 Lounge de Saída, projeto Zoe Gardini. Predominam tonalidades suaves e móveis confortáveis para relaxar enquanto se espera o carro, trazido pelo manobrista na saída da Casa Cor. Uma surpresa é o painel de 8 metros de comprimente feito de pastilhas de vidro que reproduz uma obra de Romero Brito.

Sala Íntima, projeto Clélia Regina Angelo. Madeira de reflorestamento, tecidos 100% algodão e materiais reciclados nos móveis refletem a preocupação atual com a sustentabilidade. O revestimento de lambris de madeira amêndola (1) foi aplicado na parede e no teto ondulado. Lindas as almofadas coloridas (1), como a de patchwork de Corujinha!

* Para quem quiser visitar, a Casa Cor fica no Jockey Club de São Paulo até o dia 13 de julho.

* Dentre os 105 ambientes do evento, esses são somente alguns que nós selecionamos para colocar aqui. Colocamos os que mais gostamos como um todo (e que encontramos fotos!), mas existem muitos detalhes super bacanas em outros espaços e que aos poucos vamos falando aqui no blog.

* Já já colocamos um post só sobre a Casa Kids, ok?!

* As fotos são dos sites: CasaCasa e JardimCasa Cor / Tecto.




gravatar
Mariana
junho 10th, 2010 às 10:14

1

Dá mesmo vonta de ir ver de perto! Tão linda!
As cadeiras que eu falei estão no ambiente da Denise Baretto. São do Geraldo de Barros, e eu achei no site da Dpot. Só não sei o preço… ai ai.
E o espaço gourmet da Debora Aguiar!
Amei tudo.
Bjs.

gravatar
junho 10th, 2010 às 10:33

2

Amigas,

Passei pra dar uma olhadinha nas novidades e mandar um beijo!!!

gravatar
junho 10th, 2010 às 17:03

3

Simplesmente ameeeeiiiiiiiiii esse painel de pastinha de vidro que reproduz uma obra de Romero Brito, que aliás, sou apaixonada!!!!
Lindo post! Amei tudo!
Parabéns!
Beijos,
Natacha.

gravatar
andrea
junho 18th, 2010 às 0:22

4

Como sempre, adorei, adorei, adorei!!!!!

gravatar
kathia
janeiro 24th, 2011 às 16:43

5

Estava a procura de novas ideias e tendencias para decoração de minha casa que acabou de ficar pronta… amei este blog… assim eu gosto é td de bom…








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!