Casa Cor Brasília 2010 | Assim eu gosto
Casa Cor Brasília 2010
Postado Por - 11 de outubro de 2010

Foi inaugurada, na última quinta-feira, a Casa Cor Brasília 2010! O evento conta com 65 ambientes distribuídos em 15 mil metros quadrados e acontece na antiga sede da CEB e futura Eletronorte, na 904 sul. É um espaço muito agradável, que conta com ambientes amplos e permeados por muitos jardins – que estão lindos – perfeito para uma Casa Cor! A novidade este ano é a quantidade de espaços comerciais – lojas, quarto de hotel, consultório, etc.

Muitas tendências da decoração estão presentes ali, como o uso da cor azul, do marinho ao turquesa, as paredes trabalhadas em texturas ou volumetrias, os mega sofás, grandes e modulados, muita madeira, em todas as suas nuances, a iluminação, que usa e abusa do led, e cores, muitas cores! Selecionamos aqui os ambientes que, por um motivo ou outro, mais nos chamaram a atenção, mas em geral os ambientes estão muito bonitos, apresentam soluções criativas, modernas e com muito bom gosto, consagrando a Casa Cor Brasília como uma das mostras de mais alto nível no Brasil. Não deixe de conferir de perto!

Fachada, dos arquitetos Matheus Seco, Daniel Mangabeira e Henrique Coutinho, da Domo Arquitetos. Com um desenho super marcante, essa segunta pele em estrutura metálica fechada por cobogós fecha a entrada principal, mas permite a passagem de luz e ventilação natural. As peças do cobogó – em concreto pré-moldado – foram criadas pelos arquitetos especialmente para o evento, e seu desenho cria sombras e texturas que vão mudando ao longo do dia, com o movimento do sol, transformando a fachada em um elemento interessante, sempre em movimento. À noite, a iluminação artificial vinda de baixo, valoriza ainda mais o desenho e com a ajuda da cor amarela, pode ser vista de longe. Foto: Clausem Bonifácio.

Home Theater NET, das arquitetas Cristina Campos e Mariana Lombardi. Pra quem não aguentava mais de curiosidade, esse é o nosso ambiente! Criamos aqui um espaço que pode ser usado pra receber os amigos ou toda a família, ao mesmo tempo. O enorme sofá é o ponto central. Ele se espalha pelo ambiente, podendo ser usado para assistir a programação do telão (100″) ou da tv (50″), ao fundo. Nossa idéia é que os dois equipamentos possam ser usados ao mesmo tempo, e com programações diferentes. Nesse ambiente a NET apresenta sua imagem em full HD, além dos serviços de telefone e internet banda larga. Mas apesar de toda tecnologia, criamos um espaço aconchegante e sofisticado, com cores claras em contraste com a madeira escura e o azul marinho, tecidos de textura natural, um tapete beeeeeeem fofo, e uma iluminação que se adequa a diversos usos. Mas isso é só pra dar um gostinho, ainda vamos apresentar pra vocês o projeto completo, com todas as fotos e todos os detalhes! Aguardem! Foto: Clausem Bonifácio.

Espaço Tecnológico NET, das arquitetas Cristina Campos e Mariana Lombardi. Criamos esse espaço comercial para a marca NET. Usamos aqui vários recursos para destacar a marca de uma forma criativa, como o letreiro no chão, feito em mdf com laca azul, e a faixa na parede em revestimento cimentício Rerthy, com a palavra NET escrita de forma aleatória. Mas a grande atração desse espaço é a TV 3D! Para que todos possam experimentar a sensação das imagens em 3 dimensões, criamos um”cineminha 3D”, formado por uma caixa pintada com o efeito cimento queimado da Suvinil. Foto: Clausem Bonifácio.

Banheiro do Casal, dos arquitetos Carolina Nóbrega, Gustavo Assunção, Mariana Cartaxo e Sérgio Perez, da Simmetria Arquitetura. Com materiais clássicos e sofisticados, esse banheiro inova no lay out, onde duas bancadas separadas ficam logo na entrada, separando o ambiente do chuveiro, vaso e da linda banheira toda em mármore. Nas cores branco, bege e dourado, com uma iluminação suave, é um banheiro chique e aconchegante, feito para relaxar. Foto: Clausem Bonifácio.

I loft you, dos arquitetos Matheus Seco, Daniel Mangabeira e Henrique Coutinho, da Domo Arquitetos. Os mesmos arquitetos que criaram a fachada são os responsáveis por esse loft moderno e original, que explora cores fortes e alegres, muita madeira e vários recursos super bacanas de iluminação. O teto original da construção ficou aparente e recebeu uma pintura amarela, deixando aquela cara industrial própria dos lofts originais. É um dos ambientes mais diferentes da casa, tem que ir! Foto: Edgar Cesar.

Espaço do Chef, da designer de interiores Beth Rosso. Um ambiente bem minimalista, onde o branco predomina, revestindo o piso, as bancadas e os armários. Uma iluminação colorida na base destaca ainda mais a ilha central. As paredes do fundo foram revestidas com imagens de Brasília do fotógrafo Rafael Zart, criando um lindo contraste de cores. Foto: Clausem Bonifácio.

Brinquedoteca, da designer Susana Salles Brancaglion. Esse espaço tem um layout bem interessante, pensado como um loft para os pequenos. Tem quarto, sala de estar, cozinha gourmet e home theater, mas tudo numa escala infantil. A ambientação tem um clima retrô, com brinquedos e objetos vintage. Segundo a designer, isso foi pensado para que os pais que entrarem ali lembrem de sua própria infância, e sintam vontade de brincar com seus filhos. Muito fofo! Foto: Edgar Cesar.

Casa Galeria, do arquiteto Ney Lima. Esse loft, com 180 m2, é composto por cozinha, sala de estar e jantar, home theater, quarto, closet, spa e um terraço. Na sala de estar, um enorme colorido tapete em patchwork contrasta com a sobriedade das cores neutras, predominantes em paredes e nos móveis. A cozinha gourmet se divide em uma área para o preparo e outra para a degustação dos alimentos. O armário ao fundo, que esconde os eletrodomésticos e a área de serviço, é fechado por portas de vidro estampado da Cinex. Não deixem de conhecer o banheiro, todo revestido com enormes placas de Corian e com uma linda bancada, no mesmo material, desenhada pelo arquiteto. Foto: Clausem Bonifácio.

Cozinha da Casa, da arquiteta Walléria Teixeira. Espaçosa e funcional, a cozinha possui um layout super atual, com uma ilha central, formada por uma bancada de Corian, que abriga o fogão e a cuba, e uma mesa de madeira em sua extensão. Nas laterais ficam os armários e eletrodomésticos. Os tons de marrom, bege e branco, com o uso de madeira e do fulget nas paredes deixaram o ambiente gostoso e aconchegante. Foto: Clausem Bonifácio.

Living, da designer de interiores Cybele Barbosa. Nessa elegante sala predominam materiais nobres, como o mármore, e os tons neutros, do off-white ao bege. A mistura com a madeira e outros materiais de textura natural deixaram o espaço ainda mais aconchegante, assim como o piso em carpete e as paredes revestidas com papel de parede. Essa combinação de tons neutros com a madeira sempre me agrada, pois é atemporal e despretenciosamente sofisticada. Foto: Clausem Bonifácio.

Family room, da arquiteta Silvana Andrade. Criado para agregar a família, esse espaço integra o estar à sala de tv, escritório e cozinha gourmet. A combinação dos móveis em fibra natural, com o branco e o azul marinho, remetem ao clima de descontração e relaxamento de uma casa de praia. Lindo! Foto: Edgar Cesar.

Loft sustentável, da arquiteta Beta Pollis. Aqui,  a preocupação com a sustentabilidade vem desde a construção do ambiente, onde foram utilizados materiais ecologicamente corretos. O uso de materiais reciclados, controle de iluminação racional, reutilização de água e reciclagem de lixo permeiam esse projeto, que conta ainda com uma telhado verde, que ameniza o calor dentro do ambiente em até 10%. Mas o ambiente chama mesmo atenção pela sua beleza e elegância, mostrando que dá pra aliar sustentabilidade e sofisticação. Foto: Clausem Bonifácio.

Suíte do Bebê, da arquiteta Renata Dutra. Essa quarto apresenta uma releitura do estilo provençal, com um resultado aconchegante e delicado. A textura na parede atrás do berço é realçada pela iluminação, que por ser indireta, dá uma sensação de conforto ainda maior. As cores são suaves e os móveis são femininos e delicados – o berço de palhinha é lindo – e o que mais chama atenção no ambiente é o tecido floral, que reveste paredes e o teto. Foto: Clausem Bonifácio.

Suíte do menino, da arquiteta Beatriz del Giudice. Pensado para um menino de 12 anos, o espaço possui um amplo quarto, além de banheiro e closet. A mistura do bege clarinho com o azul marinho, pontuado por detalhes em vermelho, é masculina sem ser sóbria demais para a idade. Atrás da cama foi adesivado um mapa do céu e um pendente em formato de dado dá um toque de humor e alegria. A base em cores neutras permite que o quarto se adeque ao crescimento do rapaz sem a necessidade de sofrer grandes modificações. Foto: Clausem Bonifácio.

Suíte das gêmeas, dos arquitetos João Rafael de Paula Valéria Motta e da designer de interiores Lívia Motta de Paula. Um quartinho projetado para abrigar, com conforto, duas meninas, com espaço suficiente para as brincadeiras e o descanso. O predomínio do branco destaca as cores alegres e vibrantes presentes nos detalhes. O banheiro, que não aparece na foto, é lindo e merece uma visita!  Foto: Clausem Bonifácio.

Varanda Brasília, do designer Vicente Ozumi. Essa varanda é super gostosa e traz soluções que não agride o meio ambiente, como o sistema de brises de madeira, que filtram a entrada do sol, e o piso em placas de madeira reflorestada. O papel de parede vermelho, que aparece em primeiro plano, é lavavel e resistente à luz do sol. Foto: Clausem Bonifácio.

Hangar, dos designers Maristela di Oliveira e Aglahilton Soares. Apesar de ficar num cantinho, esse ambiente não passa despercebido: tem um avião dentro dele! E pra completar, uma sala de espera charmosa e confortável. Foto: Clausem Bonifácio.

Suíte do Hotel, das arquitetas Arina Araújo e Fabiane Bello. Em estilo contemporâneo, esse quarto luxuoso e confortável conta com a antessala (na foto), além do quarto, banheiro e closet. Com a função de dividir os ambientes, foi instalado esse painel lindo de tecido recortado a laser. Foto: Clausem Bonifácio.

Praça Casa Cor, de Cleber Depieri e Gabriel de Souza.  Tendo um lago ornamental como ponto central, o jardim é composto de plantas ornamentais tropicais e exóticas, além de lindas esculturas que se destacam no verde. Os espaços de estar receberam móveis adequados a ambientes externos, e enormes placas em mármore levigado marcam os caminhos pelo jardim. Tudo isso é mantido por um sistema de irrigação automatizada, onde se dá um melhor aproveitamento da água, por meio da programação da quantidade e dos horários mais apropriados. Foto: Clausem Bonifácio.

Jardim das Festas, de Nil de Sousa e Davi Walker. Essa praça é uma extensão do salão de festas, e me chamou a atenção pelas jardineiras suspensas (que podem ajudar na incompatibilidade entre jardins e cachorros…) e pela bela proporção entre o gramado, os caminhos e as plantas de médio e grande porte. Foto: Edgar Cesar.

. Essa é a maior Casa Cor que já aconteceu em Brasília, e os ambientes são enormes. Por isso, deixe o salto alto em casa, senão você vai se cansar na metade da casa.

. A construção original é coberta com telhas metálicas, e com esse calor que está fazendo em Brasília, a climatização dos ambientes fica prejudicada, principalmente nos horários de mais movimento. Ou seja, faz muuuuuuuuuuuuuuito calor. Por isso, use roupas leves.

. Se você é daqueles que gostam de observar cada detalhe, evite os finais de semana, quando os ambientes costumam ficar muito cheios.

. Não deixe de perguntar ao recepcionista sobre algum material que você tenha gostado. Apenas empresas anunciantes constam no catálogo, mas são centenas de empresas e profissionais envolvidos, e cada profissional conta com seus parceiros.

. Os espaços comerciais também fazem parte dos ambientes projetados por profissionais. Por isso, mesmo que você não queira comprar nada, vale a pena entrar e observar os detalhes.

. Vão funcionar dentro da mostra o Restaurante I Maestre, a Santa Pizza, a padaria francesa La Boulangerie, o Café Nespresso e a cervejaria Stella Artois. Vale a pena uma pausinha em alguma dessas opções, pra sentar e descansar um pouquinho, antes de continuar a ver todos os ambientes!

. A mostra vai abrigar vários eventos para visitantes e convidados, como curso de maquiagem, exposições, degustações, desfiles… Informe-se na bilheteria sobre as datas!

. Nos dois últimos dias (16 e 17 de novembro) a Casa Cor realizará o Special Sale, onde os produtos expostos nos ambientes serão colocados a venda, com descontos especiais. Já vai observando o que você gostaria de ter na sua casa!

. Pra quem não sabe, as fotos que vão para o catálogo são tiradas 10 dias antes da inauguração. Apesar de não parecer, os ambientes não estão totalmente prontos, e muitas vezes a foto não registra o melhor ângulo, ou não resume todos os detalhes da decoração. Por isso, vamos mostrar vários ambientes completos aqui no blog. Aguardem!

. Não se esqueçam de deixar um recadinho quando passarem pelo nosso ambiente! Vamos adorar saber que nossos leitores passaram por lá.

  • Casa Cor Brasília 2010: De 08 de Outubro a 17 de Novembro / Terça a Domingo – 12:00h às 22:00h / Local: 904 Sul – Antiga sede da CEB – Brasilia – DF

+ mostras de decoração aqui




gravatar
Mari
outubro 11th, 2010 às 8:49

1

Meninas, mais uma vez vocês arrasaram no post e no ambiente. A Casa Cor Brasília está mesmo um espetáculo, e mostra que os arquitetos daqui estão de parabéns. Achei tudo muito claro e ao mesmo tempo aconchegante, de muito bom gosto. Ainda bem que vai ter um post com os detalhes do home de vocês. Está realmente muito bonito. Adorei o tampo da mesa de jantar, a parede azul, os quadros e a cortina!
Beijos
Mari

gravatar
outubro 11th, 2010 às 17:34

2

O blog de vocês é demais! As dicas são excelentes! Vou recomendar a meus clientes sempre! Parabéns!!!!

gravatar
Marry
outubro 11th, 2010 às 19:22

3

Não preciso nem dizer o quanto está lindo e me orgulho de vocês.
Love 4 ever.

gravatar
outubro 12th, 2010 às 0:08

4

Meninas, descobri isso aqui agora e “assim eu tb gosto”!!! hehehe
Parabéns!!! Bjo

gravatar
virginia
outubro 12th, 2010 às 21:53

5

A casa cor BSB está arrasando,achei bem mais bonita do que a do Rio.O espaço da Duetto está muito bonito,imperdível!Vou voltar e levar umas amigas .Bjs Vi

gravatar
Aglahilton Silva
outubro 17th, 2010 às 13:12

6

Parabens pela materia Casa Cor Brasilia 2010 e pelo elogio ao nosso ambiente (Hangar).
Vale frisar que este ambiente foi criado e executado em apenas 15 dias!

Aguardamos a visitade todos!

Aglahilton Silva e Maristela Di Oliveira
Designers e Arquitetos

gravatar
BOBY MELLO
outubro 18th, 2010 às 15:48

7

Moro em Brasília a 10 anos e nunca estive tão empolgado em visitar a casa cor
como agora! Parabéns pela excelente matéria… para quem não poderá ver de perto todo esse sonho da casa cor! fiquem tranquilos (as) apreciarei cada detalhe de porto por vocês.. “Beijo Grande para arquiteta Arina e para Designer Ariane.

BOBY MELLO

gravatar
Juliana Tavares
outubro 20th, 2010 às 3:18

8

Fiquei impressionada com o blog de vcs!!! Adorei as dicas e os comentarios, inclusive sobre a Casa Cor 2010. Muito bom!

gravatar
Elizabeth Lira
setembro 2nd, 2011 às 17:39

9

Amei seu blog, sou arquiteta e o seu blog tem tudo que me interessa, parabens!!
Fui a casa cor Brasilia 2010 e gostei muito do loft sustentavel, gostaria de saber se vc tem as fotos do banheiro do loft.
Obrigada! Liz

gravatar
Cristina Campos
setembro 3rd, 2011 às 19:33

10

Oi Elizabeth, obrigada pela visita!
As fotos que a arquiteta Beta Pollis nos enviou estão no post, mas se localizar as do banheiro, coloco aqui.
Beijos,
Cristina








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!