Área externa + iluminação: Tudo a ver!
Área externa + iluminação
Postado Por - 09 de julho de 2011

Área externa tem tudo a ver com iluminação bem planejada. Com pontos bem localizados, o ambiente ganha destaque a noite, ficando ainda mais aconchegante e bonito – cenário ideal para receber a família e os amigos!

O ideal é contratar um profissional capacitado para definir o projeto e destacar cada elemento (árvores, plantas, caminhos, muro, piscina,…) de acordo com o efeito desejado.

Projeto Eduardo Bevilacqua, revista Casa Mix.

As luminárias – balizadores, arandelas, embutidos no solo, postinhos ou espetos – devem ser específicas para ambientes externos. Geralmente são de inox ou alumínio fundido com pintura eletrostática e tem vidro com vedação adequada para evitar infiltração.

As lâmpadas mais utilizadas são a PAR 38 (para vegetação de grande porte) e a PAR 20 (pequeno porte). Apesar de mais caros, o uso de LED é cada vez mais comum.

—> Iluminação com LED = exigem maior investimento inicial do que as lâmpadas comuns, mas são mais econômicas, duram mais e não esquentam. Uma alternativa é a mistura dos dois tipos. Analise a sua prioridade e a relação custo x benefício.

Nesta área de lazer, o muro tem uma sequência de arandelas (lâmpadas halopins) direcionadas para a grama. Nas árvores, luminárias (Par 20 e 38) embutidas no gramado e direcionadas para a copa. Na escada de dormentes, luminárias tipo postinho (cogumelos) foram fincadas no piso. A piscina e o spa receberam pontos de led azul. Projeto Flávia Ralston, revista Casa e Construção 48.

Casa de praia com jardim e iluminação bem trabalhados e um belo resultado final. As árvores maiores receberam luminárias embutidas (Par 30). Projeto Alexandre Furcolin, via Uol Casa.

Ambiente iluminado com lâmpadas Par 20, leds em spots embutidos e mangueiras.Projeto Daniela Sedo para a Casa Cor 2010, via Uol Casa.

—–> Luminária embutida no solo devem receber dreno e pedra britada para ajudar a escorrer a água e não formar poças.

Para destacar as plantas e o percurso, foram usados spots de iluminação, mangueiras de luz e um sistema em LED. Os buxinhos perto da escultura receberam iluminação com espetos embutido no gramado (Par 20). Projeto Daniel Nunes para a Campinas Decor, via Uol Casa.

Veja também: pisos para área externa / piscinas / área de lazerárea externa




gravatar
agosto 23rd, 2011 às 20:49

1

gostaria de saber se voceis tem fotos de piscna na cor preta ou cinza para enviar??

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 29th, 2011 às 19:41

2

Oi Michele,
Não temos… Aliás, acho que nunca vi piscina nessas cores!
Bjos
MAri

gravatar
Luis Cesar
junho 26th, 2012 às 15:44

3

Tem uma foto nesta pagina: http://assimeugosto.com/2011/01/24/detalhes-de-fachadas/
É a 16ª foto. Tem uma area com churrasqueira e uma piscina preta ao lado!

Abraço!

gravatar
Maria
agosto 31st, 2011 às 17:39

4

Comprei um apartamento com varanda goumet e gostaria de dicas para os moveis d decoracao, iluminacao,etc de forma que fique um ambiente agradavel pa ra receber amigos e chic ao mesmo tempo.teria fotos para complementar?obrigada e adorei o blog

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 31st, 2011 às 18:21

5

Oi Maria,
Olhe com carinho alguns posts aqui do blog que com certeza vc encntrará inspiração para o que procura!
Bjos
Mariana

gravatar
Renata
setembro 20th, 2011 às 15:38

6

Estou contruindo em minha casa um terraço com uma pequena área descoberta para uma pequena piscina. Gostaria de saber se vcs poderiam me dar dicas sobre revestimentos de deck e iluminação.Bjs

gravatar
fevereiro 12th, 2012 às 22:32

7

A boa iluminação da piscina começa com a escolha da tecnologia a ser utilizada. As mais empregadas nos dias de hoje são: lâmpadas halógenas; fibra ótica; LEDs.

O LED é a tecnologia que apresenta os melhores resultados estéticos, além ter baixíssimo de energético, ser seguro e fácil de instalar.

Para a melhor iluminaçao LED para piscinas do mercado, consulte a Ecopyre. Trata-se de uma empresa especializada em projetos e fabricação de luminárias subaquáticas premium de alta perfórmance.

Entre em nosso site e envie-nos uma mensagem. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

http://www.ecopyre.com

(11)3021.1493

gravatar
frederico
setembro 21st, 2011 às 9:52

8

o muro tem uma sequência de arandelas (lâmpadas halopins) direcionadas para a grama gostaria de saber que arandela e esta e a onde eu compro se por favor indicar site

gravatar
novembro 10th, 2011 às 14:01

9

Sou Arquiteta, Paisagista e Designer e gosto muito da forma como vocês abordam e tratam os vários assuntos relacionados à nossas profissões.
Gostaria de parabenizá-las, dizer que vocês me servem como inspiração e comunicar que utilizei de sua postagem em meu blog, fazendo as devidas referências, claro, por considerar que ela foi muito bem desenvolvida e por retratar exatamente a forma que penso sobre a importância da iluminação na Arquitetura. (http://arqmarinafernandes.blogspot.com/2011/11/iluminacao-para-areas-externas.html)
Caso sejam contrárias à menção feita em meu blog, por favor, me contatem.
Abraços de uma admiradora de seus trabalhos!
Marina Fernandes

gravatar
Mariana Lombardi
novembro 10th, 2011 às 18:01

10

Oi Marina,
Obrigada pelo carinho!
Vi seu post, tá tudo certinho.
Bjao e volte sempre,
Mari

gravatar
Marli Moraes
dezembro 2nd, 2011 às 8:35

11

Olá minha arquitetas preferidas! O site cada dia mais lindo e o melhor é muito interessante! Já me tornei uma fã fiel..td dia venho conferir as novidades ou apenas rever o que já vi algumas vezes! rsrs

Preciso de mais uma ajudinha, queria ver umas fotos de pendentes para mesa de jantar… já tem algum post sobre isso? procurei e não encontrei..se tiver por gentileza me direcione!

Beijos e otimo dia!

gravatar
Mariana Lombardi
dezembro 4th, 2011 às 20:51

12

Oi Marli, muito obrigada!!!
Estamos com algumas fotos de pendentes, em breve deve sair um post!
Por enquanto, de uma olhado há nos posts sobre salas de jantar que já publicamos!
Volte sempre!
Bjos,
Mari

gravatar
Marli Moraes
dezembro 5th, 2011 às 12:05

13

Obrigada Mari, vou aguardar também o post sobre pendentes!

Beijos!

gravatar
maria zanardini soares
março 25th, 2012 às 18:36

14

Olha, eu moro em um germinado de 4 casas, gostaria de fazer uma área de lazer,moramos só família. (meus filhos nora genro e netos) já mandei fazer varias plantas,mas infelizmente não gostei de nem uma,temos uma área de 10,000m. Mas gostaria q tivesse área p sauna e lavanderia e churrasqueira tudo junto. Que fosse aconchegante e não muito grande de + ou – 90m2 , se for possível gostaria q mandasse sugestões.
muito obrigada
Um grande beijos

gravatar
maio 13th, 2012 às 20:51

15

adorei seu trabalho…..o meu e paisagismo

gravatar
Gilson Carvalho
julho 7th, 2012 às 17:16

16

Qual iluminação usar em paredes (muros) próximas à piscina. Já há spots tipo tartaruguinha na parte superior dos muros. É possível tbem iluminação próxima ao chão?

gravatar
Cristina Campos
julho 9th, 2012 às 9:56

17

Oi Gilson,
É sim, existem luminárias próprias para isso. Um recurso muito bacana é iluminar algumas plantas do jardim de baixo pra cima. Além de clarear, dá um efeito muito bonito!
Beijos,
Cris

gravatar
julho 9th, 2012 às 16:03

18

Boa Tarde,
Adorei o Projeto Eduardo Bevilacqua, revista Casa Mix, onde foi postado a área de piscina c arandelas, postes cogumelos, luzes direcionadas nas plantas….. Em meu estado, somos pobres em diversidades deses produtos, gostaria de saber se vocês podem me indicarem o site onde possa comprar alguns produtos semelhantes ao que foi utiliazados na foto….
Grato!

gravatar
washington
agosto 15th, 2012 às 22:23

19

ola gostei muito da decoraçoes de vcs queria saber se vcs tem alguma coisa relacionado. com um terreno de 6 metro de largura por 18 de comprimento. deste ja agradeço .queria uma area de lazer surp maneiro .

gravatar
karina
janeiro 5th, 2013 às 3:25

20

oi, eu adoro o blog, tem cada coisa mais linda do que a outra, gostaria de saber se vcs tem projetos, modelos de casas em declives

gravatar
Cristina Campos
janeiro 11th, 2013 às 11:26

21

Oi Karina,
Não temos modelos de projetos, mas se encontrarmos algum bacana nas nossas pesquisas, postaremos aqui!
Beijos,
Cris

gravatar
Dione Jardim Siqueira Totti
março 6th, 2013 às 21:16

22

Olá, boa noite…
Gostei muito do projeto da Flávia Ralston, na revista Casa e Construção 48, onde o muro tem uma sequência de arandelas (lâmpadas halopins) direcionadas para a grama. Gostaria de saber qual é o fabricante das arandelas e onde poderia compra-las.
Muito obrigada,

gravatar
Roberta
março 13th, 2013 às 15:47

23

Olá meninas,
adoro o blog de vocês. As coisas estão realmente lindas! Gostaria de uma ajuda, vou construir um jardim vertical que ficará em um painel de madeira , junto com um chuveirão. Qual a madeira mais indicada, em função da mesma ficar em contato com água??
Obrigada, Roberta

gravatar
Ana Paula
setembro 24th, 2013 às 11:35

24

Olá, estou fazendo a iluminação do meu jardim e tenho palmeiras de até 3,50 m por isso quero colocar PAR 38 para iluminar todo o tronco e Led por causa do custo benefício a longo prazo, mas estou encontrando dificuldades para definir os embutidos de solo para a PAR 38. Consultando alguns fornecedores eles dizem que a lâmpada e Led não é indicada para embutir no solo pois o Led não suporta bem ambientes abafados o que comprometerá sua vida útil e qualidade. E agora? Não quero a lâmpada comum pois esquenta muito e pode queimar minha grama, além de gastar mais energia, o que faço? Me ajudem por favor, se possívem me indiquem alguma marca de spot de embutir que possa utilizar com Led Par 38, por favor!
Beijos, obrigada, parabéns pelo site, sempre me ajuda muito!








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!