Rio+20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Rio +20
Postado Por - 22 de junho de 2012

Nesta semana aconteceu a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – cujo objetivo é refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos.

Num planeta que é cada vez mais habitado, cabe a nós (arquitetos, urbanistas e engenheiros), a reflexão sobre a proteção do meio ambiente com construções sustentáveis e obras que reduzam o desperdício.

Vi no Bom Dia Brasil (clique aqui para assistir – VALE A PENA!!!) uma reportagem super interessante, mostrando que “a construção civil tenta mudar a sua fama e imagem de ser altamente poluidora”, com os exemplos de um prédio residencial, outro comercial e uma obra que nasce sem entulho.

Num dos prédios usados como exemplo, que fica no centro do Rio, tudo foi desenvolvido, desde a planta até a sua utilização, para consumir menos energia e água. Sensores automáticos, por exemplo, deixam as lâmpadas próximas às janelas desligadas, para aproveitar a iluminação natural. Já os vidros de todo o prédio são especiais, e fazem com que o calor fique do lado de fora. Um outro exemplo foi a loja Farm, em São Paulo (já mostramos aqui no blog), que foi toda construída pensando na sustentabilidade, com paredes e tetos verdes que reduzem a temperatura e diminuem os gastos com ar condicionado.

Conforme já falamos por aqui, ainda é difícil para a maioria ter acesso às tecnologias das construções verdes, falta informação e os custos são elevados, o que inviabiliza muitas obras. Mas tenho percebido dentre os colegas de profissão, a busca cada vez maior pelo conhecimento e profissionalização nas áreas sustentáveis, o que me faz acreditar que, num futuro próximo, poderemos colocar em prática o que já vemos sendo utilizado em algumas grandes obras. (>>Update: acabei de ler esse texto sobre o assunto que vale principalmete para os profissionais da área).

Não basta o prédio ser sustentável e inteligente, nós também temos que mudar as nossas cabeças e sermos “pessoas verdes” para fazer um planeta melhor. 😉

+ sustentabilidade




gravatar
Silvia
junho 22nd, 2012 às 12:48

1

Meninas adoro os posts de vocês!! Sempre entro para dar uma conferida!! Parabéns!!!

gravatar
Mariana Lombardi
junho 22nd, 2012 às 13:22

2

Obrigada, Silvia!
Bjos

gravatar
junho 22nd, 2012 às 14:17

3

Nossa,perfeito!Isso aí,arquitetando com intuito de deixar o mundo mais “saudável” “bonito” para as futuras gerações…Parabéns!

gravatar
Mariana Lombardi
junho 22nd, 2012 às 17:20

4

😉

gravatar
pamela monteiro
junho 22nd, 2012 às 16:30

5

ola meninas…adoro o blog de vcs….estou construindo e pegando mtas dicas daqui….mas queria ver uma pauta aqui no blog sobre as vantagens/desvantagens de chuveiro eletrico ou gas…..obrigada….

gravatar
Mariana Lombardi
junho 22nd, 2012 às 17:19

6

Oi Pamela,
Anotamos a sua sugestão. Volte sempre por aqui!
Bjos

gravatar
junho 24th, 2012 às 14:12

7

Só de olhar pro primeiro prédio, no Rio, já vejo que tem um motivo pra não ser considerada uma construção verde: prédios inteiramente espelhados são um perigo para pássaros, que esbarram neles e morrem.No prédio onde trabalho é assim, bem como na PGR (Procuradoria Geral da República), em Brasilia, onde dezenas de pássaros são removidos com pá no fim de cada dia.








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!