Oscar Niemeyer - vários projetos inspiradores
Oscar Niemeyer
Postado Por - 06 de dezembro de 2012

Fizemos esse post em comemoração aos 103 anos do mestre, celebrando sua vida e sua obra. Hoje não há homenagem à altura desse exemplo de vida, tão intensa, tão produtiva; de obra, tão genial, tão magnânima; de pessoa, tão simples, tão generosa.

Estamos de luto, mas nos despedimos do mestre agradecendo pela cidade maravilhosa em que vivemos e por dar ao Brasil uma arquitetura pra chamar, genuinamente, de sua!

* o post abaixo foi publicado dia 15/12/2010 *

Hoje o arquiteto Oscar Niemeyer completa 103 anos. Considerado um dos nomes mais importantes da Arquitetura Moderna, ele revolucionou a arquitetura mundial explorando as possibilidades plásticas do concreto armado através do volumes e formas esculturais dos edifícios que projetava. Suas obras mais famosas são os edifícios públicos da época da construção de Brasília, que viraram os ícones da capital do Brasil. Mas ele é o responsável pelo projeto de centenas de construções esculturais em vários lugares do Brasil e do Mundo, até os dias de hoje.

Alguns criticam Niemeyer pela falta de funcionalidade de suas obras, ou pelo que chamam “falso idealismo” presente em seu discurso. Mas não se pode negar seu enorme talento para a criação e sua genialidade, que transformou a forma de se projetar e de se construir no mundo inteiro. Niemeyer teve com colaboradores essenciais para a execução de sua obra os engenheiros Joaquim Cardozo e José Carlos Sussekind, sendo o primeiro responsável pelo cálculo da maioria das obras da construção de Brasília e o segundo pelas obras da década de 70 até a atualidade.

Niemeyer em Brasília:

Niemeyer em Belo Horizonte:

Niemeyer em São Paulo:

Niemeyer no Rio de Janeiro:

Niemeyer na França:

Niemeyer na Argélia:

Niemeyer em Portugal:

Até os dias de hoje, apesar da fragilidade física, o arquiteto mantem uma vida, como sempre foi, altamente produtiva artistica e intelectualmente. Seu legado vai desde o design de mobiliário ao projeto dos mais diversos tipos de edifícios monumentais, passando pela escultura e pela literatura – sim, ele escreveu vários livros sobre suas vida e sobre arquitetura.

A Mão fica no Memorial da América Latina, em São Paulo. O Tributo à Visão fica no Centro Brasileiro do Visão, em Brasília,

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” Oscar Niemeyer

Fotos: Google images. / Fonte de pesquisa: Wikipédia.

Veja outras obras de Niemeyer que já publicamos aqui no blog: Museus e Igrejas.

Vi que o blog Casa de Valentina também fez uma homenagem a Niemeyer, falando sobre seus projetos residenciais. Clique aqui!




gravatar
virginia
dezembro 20th, 2010 às 13:22

1

Considero o Niemeyer um gênio,que me perdoem alguns amigos que detestam o estilo! Segundo ele ,apesar dos 104 anos,continuará trabalhando enquanto puder,é mesmo um exemplo!Bjs Vi

gravatar
Neide
janeiro 2nd, 2011 às 15:08

2

Adoro a arquitetura de Brasília, adora as obras de Niemeyer!!!
Beleza e estética é o que não faltam em suas obras.
Ele veio para ficar. E ficar literalmente. Afinal um gênio que consegue ultrapassar a casa dos 100 é um grande presente para a humanidade.

gravatar
Ricardo
dezembro 6th, 2012 às 14:11

3

Mania de falar que ele é gênio.. o que não dá pra discutir é que ele sim é famoso, mas gênio?

As obras das catedrais que ele fez são horríveis, de mau gosto.

gravatar
dezembro 10th, 2012 às 12:22

4

Como o próprio Niemeyer disse, pode ser que nem todos gostem do trabalho que ele fez, mas dificilmente alguém poderá dizer que já viu algo parecido. Suas obras são únicas e carregam em si a personalidade do arquiteto. Esta é a arte de um gênio.
Em Curitiba, temos o Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Museu do Olho, que é lindo! Um equilíbrio perfeito em uma construção que parece flutuar.
O arquiteto foi sim digno de todas as honras.








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!