Memorial Plaza em Nova York - Blog de decoração
Memorial Plaza
Postado Por - 11 de setembro de 2011

Hoje, exatamente uma década após os ataques de 11 de setembro em NY, foi inaugurado um memorial em lembrança às 3 mil vítimas do atentado. O National September 11 Memorial and Museum, ou Memorial Plaza, é um projeto dos arquitetos norte-americanos Michael Arad e Peter Walker e ocupa uma área de 65 mil m² na região de Lower Manhattan, onde ficava o WTC.

O conjunto do memorial é composto por uma praça arborizada, duas imponentes fontes que ficam no local exato onde ficavam as Torres Gêmeas, um museu e o edifício One World Trade Center – projeto do escritório Skidmore, Owings & Merrill.

A fonte colocada no ponto onde se erguia uma das torres tem 50 m de largura e cascatas de 9 m de altura, que desaguam em um espelho d’água com um orifício central. Ao cair por esse orifício a água é levada para um reservatório com filtros e bombeada de volta para a cascata. Um sistema de aquecimento impede o congelamento da água no inverno.

No parapeito de bronze em torno da fonte estão registrados os nomes das 2.983 vítimas dos ataques. A queda dágua constante simboliza as vidas perdidas em 11/09 e a ausência permantente de cada uma delas.

O parapeito de bronze tem sistema de aquecimento e resfriamento para que se mantenha agradável ao tato, independentemente do clima. A disposição dos nomes das vítimas obedece um rigoroso esquema que agrupa pessoas que trabalhavam juntas nos escritórios das torres destruídas, por exemplo. Há também um sistema de iluminação especial em cada nome.

A praça tem sistema de coleta e reaproveitamento de água da chuva; em torno das árvores, placas de aço impedem que a terra seja pisoteada e compactada. Na praça com mais de 400 carvalhos brancos, o visitante tem a oportunidade de ver a Survival Tree, ou seja, árvore sobrevivente que resistiu à destruição das torres gêmeas.

O Museum Pavilion, projeto do escritório norueguês Snohetta (escolhido por concurso), tem características que lembram as torres gêmeas do WTC. Em seu interior ficam dois tridentes metálicos que compunham a fachada da antiga Torre Norte e foram resgatados dos escombros dos prédios. O edifício só estará concluído em setembro de 2012.

Vista aérea de como será o conjunto completo do Memorial e da região de Lower Manhattan, quando todas as obras de reconstrução da área estiverem concluídas, em 2015. As obras seguem ininterruptas, dos seis arranha-céus envolta do memorial, só um já está pronto, além de uma nova estação de transportes projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava.

Dizem que essa reconstrução deve confirmar a ascensão definitiva do sul de Manhattan, com a chegada de grandes bancos e importantes empresas se instalando por lá, como o editorial Conde Nast , da revista Vogue.

*Obs: As imagens acima são todas perspectivas eletrônicas feitas para explicar o projeto, que peguei no site Uol. Como hoje de manhã foi a inauguração do memorial, já achei (no Uol, Globo e Terra) algumas fotos tiradas de lá, “de verdade! “, e mostram como está ficando o Memorial.

A praça com as árvores ainda pequenas. Li que elas ficaram 5 meses em estufas e que agora devem se desenvolver rapidamente.

Aqui dá pra ver melhor a proporção das pessoas em relação ao tamanho da fonte. Gigante, né?!

Detalhe do parapeito de cobre com os nomes gravados.

Olha como ficam os nomes a noite, iluminados no parapeito! Achei bem bonito!

 Quando fomos pra NY, há 4 meses, passamos no Marco Zero e só tinha um canteiro de obras, nem deu pra ver nada! 🙁 Da próxima vez quero ir conferir essa praça de pertinho! E vocês, gostaram do projeto?

Veja também: Dicas de NY




gravatar
setembro 12th, 2011 às 7:26

1

Adorei a homenagem e cada pormenor do memorial! Muito bonito. Nunca estive em Nova Iorque mas será certamente uma das próximas viagens! Aproveito para dar os parabéns pelo vosso fantástico site!
beijinhos de Portugal!
Lisete Reis

gravatar
setembro 16th, 2011 às 15:01

2

Adorei esse post, muito bem escrito e com ilustrações e fotos lindas.
Vou replicar no meu facebook.

gravatar
julho 9th, 2012 às 2:13

3

nossa ficou ótimo mesmo, fico triste só de pensar na tragédia, nunca estive
em NY mais irei lá quanto o memorial estiver todo concluído. Alem do mais quem não adora Manhattan não é mesmo?.








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!