Guilherme Torres | Assim eu gosto
Guilherme Torres
Postado Por - 27 de dezembro de 2010

Eu, Mariana, moro em Brasília desde pequena, mas minha família é de Londrina, Paraná. Como Natal a gente passa com a família… aqui estou eu!

Passeando pela cidade (e conversando com amigos), fica evidente que um dos grandes nomes da arquitetura local é Guilherme Torres, um arquiteto e designer formado por aqui mas com projetos incríveis espalhados por várias cidades brasileiras.

Seu trabalho é moderno e irreverente, linhas retas e mobiliário contemporâneo são suas grandes paixões. Tudo o que se vê com sua marca tem muito conceito e sofisticação. Além de projetos de arquitetura e decoração, super conceituados e publicados em diversas revistas, tem também vários móveis desenhados por ele, como algumas peças  que são vendidas na Micasa.

A casa que ele mora em Londrina é uma ótima referência do seu estilo. Após uma reforma, ele mudou tudo radicalmente e fez um studio despojado e casual, optou por deixar a fiação elétrica aparente, fez móveis em concreto e expôs sua coleção de objetos de design e estampas variadas em cada canto da casa.

A planta baixa do seu studio, básica e somente com o necessário. Tem ainda um pequeno mezanino sobre a sala, onde fica o quarto de hóspede.

A sala tem paredes e piso em concreto aparente. Como vários problemas elétricos e estruturais foram encontrados durante a obra, o arquiteto optou por deixar a tubulação aparente, garantindo um efeito moderno e de baixo custo. (De acorodo com o site Contemporist, foram gastos 6 mil dólares na obra.)

A mesa também foi feita em concreto e serve para comer e trabalhar, sobre ela uma coleção de livros e um belo pendente de cristal. O teto em madeira faz contraste com a frieza do concreto e deixa o espaço mais acolhedor.

O sofá feito em alvenaria tem dois colchões de tecido preto e várias almofadas coloridas com tecidos da estilista Adriana Barra. Simples, lindo e aconchegante!

Detalhe do sofá e de alguns dos objetos coloridos que enfeitam o seu studio.

O tapete felpudo é mais um detalhe para deixar o ambiente mais gostoso. O pé direito duplo garante a modernidade de um típico loft americano.

A parede onde fica a tv recebeu pintura preta e ficou prenchida com os vários dutos da fiação elétrica aparente.

O quarto tem uma atmosfera mais quente em comparação com o resto da casa devido à parede de tijolo aparente atrás da cama. Ficou ainda mais parecido com um loft!

O closet faz a passagem até o banheiro. / A cozinha tem 3m de comprimento por apenas 1,40m de largura e recebeu uma plotagem inspirada num mosaico árabe desenhado pelo próprio arquiteto.

No quarto de hóspede, localizado em um mezanino sobre a sala, a fiação elétrica fica mais evidente e até faz um desenho como se fosse a cabeceira da cama.

Detalhe dos objetos expostos nas laterais da cama no quarto de hóspede.

Fonte de pesquisasite contemporist / site e blog do arquiteto.




gravatar
Roberta
dezembro 27th, 2010 às 21:57

1

Mari, você sabe a especificação dessa tinta que faz esse efeito de concreto? Obrigada, Beijos.

gravatar
Mariana Lombardi
janeiro 6th, 2011 às 11:33

2

Oi Roberta,
No post do Apartamento do Edu tem uma especificação que já usamos:
http://assimeugosto.com/2010/10/07/apartamento-do-edu/
Bjos
Mariana

gravatar
Neide
janeiro 2nd, 2011 às 14:58

3

Adorei conhecer o trabalho de Guilherme Torres.
Moderno, descontraído e muitas cores.
Parabens, Londrinense.

gravatar
virginia
janeiro 2nd, 2011 às 21:33

4

Muito bacana,gostei do estilo!Bjs Vi

gravatar
Sidneia Bagatin ALexandre
julho 25th, 2012 às 11:09

5

Gostei muito do trabalho de Guilherme Torres, em especial de uma mesa para sala de jantar publicada na revista Casa Claudia/2010, e está em vermelho e amarelo em “imagens” como faço para adquirir esse produto? Obrigada pela atenção.
Sidnéia.

gravatar
Mariana Lombardi
julho 28th, 2012 às 12:36

6

Oi Sidnéia,
Não consegui encontrar a foto que vc falou! Vc consegue me mandar o link?
Bjos
Mari

gravatar
Helen Oliveira
outubro 28th, 2014 às 21:54

7

Preciso fazer um trabalho de Faculdade e gostei muito do trabalho do Guilherme Torres, preciso de informações sobre ele e não encontrei muita coisa. Será que vc poderia me ajudar?

Obrigada
Helen

gravatar
Cristina Campos
outubro 29th, 2014 às 18:19

8

Oi Helen,
Só temos essas informações que estão no post. Mas ele tem site, quem sabe você não entra em contato direto com o escritório dele?
Bjs,
Cris








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!