Cuba moldada de mármore
Cuba moldada (ou esculpida)
Postado Por - 07 de maio de 2011

Cuba moldada, cuba esculpida, cuba escavada… são denominações que descrevem quando uma cuba (ou pia) é feita no próprio material da bancada – mármore, granito, silestone, limestone, corian, concreto… e até madeira!

Ela dispensa o uso de pias cerâmicas (essas da Deca, Incepa, Rocca…) e é um tipo de acabamento muito usado ultimamente, principalmente nos lavabos, conferindo um acabamento exclusivo e diferenciado. Eu adoro!

A grande vantagem é que pode ser feita de diversos tamanhos e modelos, seguindo, é claro, as especificações coerentes de proporção e funcionalidade. Uma dica fácil é tentar fazê-la de algum tamanho parecido com alguma de cerâmica já existente no mercado.

A desvantagem é o preço um pouco mais alto e a necessidade de mão-de-obra especializada e de qualidade para a execução do trabalho. Sugiro procurar uma marmoraria conhecida e bem conceituada.

{ desenho }

Este é apenas um esboço, um dos tipos de desenho que pode ser feito para uma cuba moldada, no caso, com a válvula oculta. Sugiro algum modelo com tampa removível, pois fazer manutenção em cubas com válvula oculta é super difícil. E não estamos livres de entupimentos, de anéis que caem na pia… já imaginou?!

—-> Peça para a marmoraria que você escolher te mostrar quais os tipos de cuba moldada eles costumam fazer. Existem pequenas diferenças de acabamentos de uma loja para outra e o ideal (para quem não tem um projeto bem detalhado) é ver o padrão da loja. Isso facilita e evita erros, uma cuba mal desenhada pode não funcionar corretamente.

—-> Se optar pelo mármore Travertino Bruto (ou outro mármore poroso sem polimento), peça para os buracos maiores serem tampados com resina. Já vi cubas que deram vazamentos!

cuba moldada ou esculpida no marmore

Cuba moldada no mármore travertino resinado + torneira na lateral. Projeto Érica Salgueiro.

lavabo cuba perda marmore embutida moldada

Cuba esculpida em mármore escovado + toneira na parede + iluminação atrás do espelho. Projeto Renata Florenzano.

banheiro cuba moldada esculpida limestone espelho grande

Banheiro com cuba esculpida no limestone, com desenho super diferente, com uma cuba grande que tem duas torneiras. Eu adorei!

*Bancadas com cubas em madeira. Já tinha falado aqui, se a escolha for esta, a madeira deve ser tratada e impremeabilizada. Fórmicas e laminados não funcionam!

.

* Veja mais projetos com cubas moldadas aqui.




gravatar
Philippe
maio 7th, 2011 às 11:24

1

adorei o post! e mais um misterio se revela pra mim! n sabia como funcionava a manutenção dessas cubas ^^

gravatar
novembro 26th, 2011 às 16:05

2

Olá Philippi
O Ideal é Que VC impermeabilize este Material Pois o Mesmo é Muito Poroso Pode Com o Tempo Pegar Fungos,Maiores Informações (41)84955609

gravatar
virginia rodrigues campos
maio 7th, 2011 às 22:16

3

Muito lindas!Bjs Vi

gravatar
Lívia
maio 8th, 2011 às 15:59

4

Ei meninas!
Nossa, eu acho chiquééérimo cuba esculpida, muito lindo msm! O problema que eu percebo, pelo menos aqui em Vitória (onde essa técnica não é muito usada), que as pessoas tem um pouco de “preconceito”. Os arquitetos e decoradores especificam pouco, por receio de dar alguma coisa errada pagando mais caro, e os clientes não acham que valha o custo extra, são poucos que realmente acham bonito e aceitariam fazer (isso aqui em Vitória!). Uma pena, é tão lindo né?!
Beijocas e ótima semana para nós!!

gravatar
Cris Campos
maio 8th, 2011 às 17:07

5

Oi Livia,
Realmente esse trabalho de marmoraria tem que ser muito bem feito, mas o resultando compensa…
Beijo,
Cristina

gravatar
Mariana Altoé
maio 8th, 2011 às 20:38

6

Para a manutenção, precisa fazer, por baixo, e na lateral da cuba (mais pro alto dela) uma abertura, para passar uma mão e conseguir limpar (ou pegar um anel…) de vez em quando. Aqui em casa não pensamos nisso, mas havia, dentro da pia, restos da obra e até alguns pedaços de mármore. Então entupiu! Resultado, tivemos que fazer a tal abertura no maior sufoco! Mas deu certo. O inconveniente e que, quando entope, sai água pela tal abertura, mas daí é bem fácil de resolver.
Vale a pena, fica linda!

gravatar
Lucilia
maio 10th, 2011 às 12:23

7

Olá meninas,queria pedir uma coisinha:tem como colocar a planta baixa da cuba pra gente ter uma ideia da reperesentação???Obigada um beijo….

gravatar
ShamiraJC
junho 16th, 2011 às 12:03

8

Olá adoro essas cubas vc por acaso teria uma em vidro? porque eu vi uma numa loja e gostaria de fazer na minha casa porém de vidro!! Obrigada Bjus!!!

gravatar
Mariana Lombardi
junho 16th, 2011 às 13:41

9

O ideal é ir em alguma vidraçaria e pedir o modelo que eles costumam fazer. A chance de dar errado é menor!
Bjos
Mari

gravatar
soraya melo
novembro 30th, 2011 às 8:10

10

Essa pia sem emendas de porcelanato da portobello não mancha ? é bom como a celestone ?? estou reformando meu banheiro e estou insegura pois quase nao vejo essa pia de porcelanato., gostaria da opinião de vcs bjs e brigada

gravatar
Mariana Lombardi
novembro 30th, 2011 às 14:46

11

Oi Soraya,
O porcelanato é bem resistente, vc pode fazer sem medo. Ja usamos em alguns projetos e o resultado ficou otimo!
Bjos,
Mari

gravatar
soraya melo
novembro 30th, 2011 às 17:38

12

nossa q boa noticia pois acabei de fechar com a portobello todo o piso e o banheiro, quero agradecer seu retorno e to curtindo muito seu blog bjs Soraya

gravatar
novembro 11th, 2012 às 3:08

13

eu acho q a marmoraria q a porto bello trabalha é muito boa

gravatar
Josi
janeiro 6th, 2012 às 14:27

14

Olá meninas. Tenho acompanhado o blog desde quando comprei o terreno para construir minha casa nova; entro no blog vááárias vezes pra ver e rever as idéias postadas por vocês. Já está salvo no meus Favoritos. Mas olha só, também estava com a mesma dúvida da Soraya que postou acima: Vi muito porcelanato sendo usado em pias de banheiros, mas tenho algumas dúvidas sobre resistência. Pois minhas pias são grandes e tenho medo de precisar fazer emendas… Além de que me indicaram usar na cozinha também, na pia e na ilha. O que vocês acham….? É a minha primeira publicação, mas sempre que tenho dúvida do que ficaria bom, olha aqui primeiro!!! Já se tornaram minhas consultoras de bom gosto!! Parabéns pelo trabalho maravilhoso!

gravatar
Mariana Lombardi
janeiro 18th, 2012 às 9:36

15

Oi Josi,
Muuuito obrigada pelo carinho! Volte sempre que precisar!
Eu gosto muito das cerâmicas sendo usadas como bancadas, não vejo problemas com relação à resistência. Mas confesso que nunca usei emendas, me lembro de já ter visto, mas tem que ser bem feita, viu?!
Sobre a cozinha, eu nunca vi usar cerâmica para bancada. Se encontrar algo sobre isso faço um post. E vc também, se descobrir mais alguma coisa, me avise!
Bjos,
Mari

gravatar
Fabiane Lima
janeiro 27th, 2012 às 17:28

16

Olá meninas,
Amoooooooooooo o blog de vcs, parabéns pelo trabalho! Olha aconteceu uma brincadeira da natureza comigo e eu não sei o que fazer !? Como estou montando meu apartamento, comprei o material do banheiro da minha filha de mármore branco simples. Acontece que ele veio azul, por conta da pedreira de onde foi retirado. Gostaria de saber se o mármore branco aceita pintura e se fica bom ou se tem outra idéia a ser implantada que disfarce o azul da pedra?
obrigada
bjim
fabiane

gravatar
Sandra Dias
fevereiro 15th, 2012 às 23:18

17

boa noite
amei o site, quero fazer uma pia esculpida de travertino, porem gostaria de uma indicacao de marmoraria em Sao Paulo zona norte ou oeste.

obrigada
parabens

sandra dias

gravatar
Mariana Lombardi
fevereiro 16th, 2012 às 9:04

18

Oi Sandra,
Infelizmente não temos como te ajudar…
Bjos,
Mari

gravatar
março 28th, 2012 às 21:31

19

Olá,

Vocês poderiam indicar uma marmoraria que já tenha feito esse serviço aqui em Brasilia?
Obrigada,
Clara

gravatar
Cristina Campos
março 29th, 2012 às 9:03

20

Oi Clara,
Marmoraria Alvorada, Claramar ou Marmobrás.
Beijos,
Cris

gravatar
Rubiana
junho 20th, 2012 às 19:25

21

Oi Meninas, primeiramente quero parabenizá-las pelo Blog, tenho lido os posts todos os dias e me sinto “mais preparada” para começar a reforma e a decoração do meu Apê.
Quero colocar cuba moldada nos meus banheiros (são 2) e tenho uma dúvida. Quase não vejo armários embaixo desse tipo de cuba, não fica legal? Os armários para mim são indispensáveis.

Beijos,

Rubi

gravatar
Mariana Lombardi
junho 26th, 2012 às 10:26

22

Oi Rubiana,
Pode colocar armário sem medo, foi apenas coincidência não ter nas fotos que publicamos. Já fiz em vários projetos e o resultado ficou ótimo!
bjos
Mari

gravatar
Daniela
junho 25th, 2012 às 22:13

23

Olá meninas! Estou doida pra colocar uma pia assim no meu lavabo até por não ter muito espaço… Falando nisso, qual a menor medida de profundidade (distancia da parede à beirada da bancada) possível? Preciso saber se vou conseguir fazer onde eu quero pois tem que sobrar o espaço da passagem… Bjs e obrigada!

gravatar
Mariana Lombardi
junho 26th, 2012 às 10:06

24

OiDaniela,
Acho que o menor tamanho que já fizemos foi de 30cm. MAs aí vc tem que fazer a largura um pouco maior, pra tentar equilibrar.
bjos
MAri

gravatar
Cristina
outubro 29th, 2012 às 21:07

25

Adorei o blog de vcs!
Encontrei-o por causa do problema em meu novo lavabo…preciso de uma cuba de 35cm comprimento e por 28cm de largura, e nao encontro.Éé possível fazer em pia esculpida? Grata

gravatar
karen lima
julho 17th, 2012 às 16:09

26

olá menimas,fiz minha pia de granito verde ubatuba, no primeiro monento amei mas depois batei uma incegurança e pensei que deveria ter feito de marmore (fiz nos banheiros social e suite)
o que voces acham??????
beijos e obrigada

gravatar
karen danielle giori lima
fevereiro 11th, 2013 às 22:13

27

gostaria da resposta de voçês bjs karen

gravatar
Cristina Campos
fevereiro 15th, 2013 às 10:55

28

Respondido!
Beijos,
Cris

gravatar
Cristina Campos
fevereiro 15th, 2013 às 10:54

29

Oi Karen,
O material da bancada deve harmonizar com os outros revestimentos escolhidos, e deve estar dentro do estilo de decoração que você pretende. Acho banheiros claros clássicos e atemporais, mas muita gente prefere os escuros. É uma questão de gosto. mas se a pia for da cozinha você fez a opção certa, mármore não é adequado para cozinhas.
Beijos,
Cris

gravatar
LILIAN
setembro 6th, 2012 às 9:32

30

Olá,descobri este site por acaso, pois estou com problemas com essas pias. Para uso diário nao recomendo pois se abrir a torneira com bastante fluxo de agua todas as vezes irá haver vazamento. O pior é que coloquei em todas as pias de casa, e nao sabemos como resolver este problema.

gravatar
Mariana Lombardi
setembro 6th, 2012 às 12:53

31

Oi Lilian,
Acredito que houve algum erro de execução nas suas cubas, pois se elas forem bem feitas (num modelo parecido com o esqueminha que tá no post) elas funcionam igual a uma cuba de cerâmica e a vazão da água é feita por uma válvula de tamanho padrão, não tem porque ter vazamentos!
Bom, mas isso é um palpite, pois não sei realmente o que aconteceu na sua casa…
Bjos,
Mari

gravatar
novembro 11th, 2012 às 2:39

32

ISSO JÁ É UMA FEBRE AQUI EM SÃO CARLOS ,FAZEMOS TAMBÉM EM PORCELANATO FICA SHOW

gravatar
claudio
novembro 12th, 2012 às 11:02

33

estou querendo fazer uma pia esculpida na minha cozinha,o você acha?( em nanoglass )

gravatar
Denis
novembro 20th, 2012 às 15:15

34

Prieiramente, parabens pelo seu blog. Desde que comprei meu apartamento vcs viraram referencia em diversos assuntos. Agora, falando dos meus problemas. Quero trocar as bancadas de dois banheiros que estão em granito. Gosto do mármore bege bahia mas me disseram que ele não é indicado para pias pois mancha muito facilmente e com o tempo começa a ficar esburacado. Qual a sua opinião a respeito? A Segunda questão é se preciso trocar as soleiras e divisoria do box para o mesmo marmore que vai na pia. Se sim, o bege bahia sobreviveria como divisória de box?

gravatar
Cristina Campos
novembro 22nd, 2012 às 10:52

35

Oi Denis,
O mármore bege bahia é muito usado em banheiros. Como todo o mármore, é um material poroso que exige cuidados, como secar a pia sempre e limpar com produtos adequados. Fora isso, o aspecto é lindo e ele é adequado tanto pra bancadas como para a divisória.
Beijos,
Cris

gravatar
Tania
março 20th, 2013 às 22:01

36

Que esclarecedor esse post! Parabéns! No projeto que fizeram com a cuba de 30cm, com que largura a cuba ficou? Agradeço desde já!

gravatar
grazi magnago
julho 16th, 2013 às 15:59

37

boa tarde!

Meninas parabéns pelo blog esta me ajudando com inspirações para os ambientes e também tirando muitas duvidas em certos momentos.
Quero aproveitar pra pedir mais ajuda ainda rsrsrs
Vou fazer as cubas esculpida no mármore no banheiro do casal, (gostei da segunda foto do post) moro no interior da Bahia isso aqui ainda e uma novidade por isso gostaria de saber algumas duvidas praticas como: profundidade de uma cuba quadrada e qual o tamanho ideal para uma cuba dupla sem divisória.

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 8th, 2013 às 21:58

38

Oi Grazi,
A profundidade pode variar,mas algo em torno de 15cm funciona bem.
Sobre a cuba dupla, depende do uso, mas para duas pessoas usarem ao mesmo tempo acho que teria que ter uns 120cm no mínimo.
bjos,
Mari

gravatar
Michelle
novembro 11th, 2013 às 20:32

39

Oi meninas, estou gostando muito do blog e gostaria de uma ajuda. Quero fazer uma pia com a cuba esculpida em marmore travertino igual a foto 4( que tem uma caidinha e depois é reta). Meu espaço caberia uma pia de 80cmx50cm. É viável? E qual altura tem que ter a cuba, sendo que terei armario embutido embaixo…
Bjs,
Michelle

gravatar
Scheyla
janeiro 9th, 2014 às 16:23

40

Olá, adoro o site de vocês. Minha suíte tem bancada separada da bacia e chuveiro por uma porta mas estou querendo colocar uma espécie de lava-mãos ao lado da bacia. Pensei em uma cuba esculpida mas as medidas são enxutas, tem só 27cm de profundidade, 40 largura. Será que nessas medidas é possivel fazer? Já fui a marmorarias que dizem que dá, outras dizem que é impossível, queria a opinião de alguém especializado em “ergonomia doméstica”. Agradeço.

gravatar
Ana
setembro 25th, 2014 às 15:05

41

Meninas, este site roubou o post de vocês!!!!
http://www.tudodepedra.com.br/cuba-esculpida-na-pedra/

gravatar
Cristina Campos
setembro 25th, 2014 às 23:01

42

Oi Ana,
Obrigada por avisar! Isso é muito feio, mas infelizmente acontece na web… De qualquer forma deixei um comentário pedindo que citem a fonte do post ou retirem do ar…
Beijos,
Cris

gravatar
veronica
outubro 15th, 2014 às 23:18

43

Oi meninas, parabéns pelo blog…. Gostaria de saber se essa pia entope facilmente, pois acho ela linda, e gostaria de colocar no meu wc, mas um amigo relatou do problema d entupimento, e da dificuldade de desentupir…. agora fiquei com medo…
Mto obrigada bjos

gravatar
Cristina Campos
outubro 17th, 2014 às 10:10

44

Oi Verônica,
O risco de entupimento é o mesmo pra esse ou outros modelos de cuba, ele normalmente é causado por problemas nos canos, mas também pode ocorrer por causa do acúmulo de sujeira (cabelo é um terror!rs)
Dependendo de como é feita, a cuba moldada é mais dificil mesmo de limpar e desentupir. O correto é usar uma válvula como a das cubas normais e cobrir com uma peça removível. O modelo da quarta foto é assim!
Beijos,
Cris

gravatar
Estefânia
abril 29th, 2015 às 10:10

45

Olá meninas, primeiramente parabéns pelo blog, acho que é o melhor no segmento! 🙂

Então, eu vou fazer uma cuba dupla esculpida na pedra para o meu banheiro, mas, estava pensando em colocar uma válvula comum (não estas ocultas), no caso, duas, uma embaixo de cada torneira. É possível? Acredito que a manutenção será mais prática, pois, esta cuba vai ficar no banheiro casal.

Obrigada!

gravatar
Mariana Lombardi
abril 30th, 2015 às 9:00

46

Oi Estefânia,
Sim, você pode usar a válvula comum que funcionará perfeitamente. As válvulas ocultas são apenas mais bonitas, por isso mais usadas, mas as comuns funcionam super bem também.
Obrigada pelo carinho! Volte sempre por aqui!
bjos,
Mari

gravatar
Jacqueline
março 26th, 2016 às 22:14

47

Boa noite!
Estou achando interessante este blogue, vou comentar minha experiência .
Este mês vieram instalar minhas culpas esculpidas, porém não gostei do acabamento, escolhi a cor marrom imperador mas cor está sem brilho nenhum o acabamento final está feio parece quecortaram as pedras com circular sega, todapicotada muitas partes da pi em si dá para perceber que quebrou e o conserto mostra pois fizeram o acaba,então com a cor preta até o frontal está quebrado tentaram emendar mas eu vejo sinceramente não gostei e não sei o que faço, até a cor não brilhar e inatendível pois pedras tem suas diferenças em lote ,penso eu mas quebrado em muitos lugares é de chorar, as emendas ficaram grossas e não linear, fiz um pacote para casa toda no valor de 30.000.00 mil Reias entregaram as pias dos dois banheiros e do lavabo estou até com medo do resto da casa que ainda não começaram a fazer!!!
Por favor me de uma dica!
Qual seria seu conselho!

gravatar
Mariana Lombardi
abril 9th, 2016 às 17:10

48

Oi Jacqueline,
O ideal é conversar com a marmoraria que fez o seu serviço e descobrir o que aconteceu. Se for problema de mau acabamento, eles podem refazer pra você. No caso da diferença nas peças, eu sempre oriento os meus clientes a definirem as pedras que serão utilizadas ainda na loja, no dia do pagamento, pois assim não tem o risco de pegar um lote “desconhecido”. Sendo assim, uma boa conversa pode ser o ideal para ver as soluções para a sua casa.
Boa sorte, apesar das dificuldades da obra, daqui a pouco você terá sua casa pronta e isso ficará no passado! Felicidades!
bjos,
Mari








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!