Banheiros com iluminação embutida atrás do espelho

By |2015-03-02T19:23:37+00:00março 2nd, 2015|Ambientes|24 Comments

Banheiros com iluminação embutida atrás do espelho são praticamente uma unanimidade: todo mundo gosta! Pensando nisso, preparamos um post completo com todas as dicas para quem tá construindo ou reformando e quer ter esse efeito em casa.

banheirps com espelho com iluminacao embutida

Antigamente, se usava lâmpada fluorescente ou mangueira, hoje o tipo de lâmpada mais usado é a fita de led, que tem baixo consumo, é fácil de instalar e tem várias intensidades. Escolha a sua de acordo com o efeito desejado: se no banheiro já existirem outras luminárias para luz geral, a fita de led pode ser fraca, apenas para dar um efeito decorativo; ou ela pode ser mais forte e complementar a iluminação geral. Mas lembre-se que só essa iluminação atrás do espelho não é suficiente no banheiro, o ideal é ter algum outro ponto no teto. A não ser que seja um lavabo e o efeito desejado seja esse mesmo: um ambiente mais escuro/cênico.

desenho painel com iluminacao embutida

Para instalar a fita de led deve ser feito um painel de mdf, que ficará afastado da parede alguns centímetros (+-5cm) e é onde o espelho será colado. Outra opção é substituir o painel fixo por um armário de mdf com portas de abrir ou de correr, onde o espelho ficará colado. Esse armário tem aproximadamente 15cm de profundidade acabado, e, apesar de estreito, serve de apoio para a bancada na hora de organizar os produtos do dia a dia. A desvantagem do armário em relação ao painel é que o espelho não fica inteiro (aparece um friso entre as portas) e o custo é maior, mas em compensação o espaço fica bem aproveitado, o que é uma ótima opção para banheiros pequenos.

Obs 1: a fita de led precisa de um transformador, é uma caixinha pequena, que deve ficar escondida atrás desse painel ou dentro do armário. Ela deve ser acessível, para manutenção, se necessário.

Obs 2: no caso doa armários, é importante observar a altura em relação à bancada, pois no caso de portas de abrir, tem que cuidar para não bater na torneira. Costumo deixar uns 30cm, mas o ideal é conferir a altura da torneira para evitar erros.

O planejamento para ter um espelho com iluminação embutida deve ser feito durante da obra, durante a passagem dos pontos de elétrica/iluminação, um fio ligado ao interruptor deve ser deixado em espera num ponto atrás do painel. Quando o banheiro estiver acabado, o painel/armário será instalado e esse ponto será ligado à fita de led. O ideal é que o circuito da fita de led seja independente dos demais, pois a fita acessa sozinha dá um efeito decorativo bem bonito.

como fazer iluminacao indireta no espelho

lavabo iluminacao indireta

Fase 1 – durante a obra o espaço onde fica o espelho não recebeu revestimento (economia!), observem a caixa de espera com os fios. / Fase 2 – o painel de mdf já instalado e com a iluminação acesa. / Fase 3 –  O banheiro pronto e lindo, já com o espelho colado. Observem o destaque que a iluminação deu no revestimento com textura! Projetos Maai Arquitetura.

O custo extra em relação ao espelho comum é o painel de mdf  (que deve ser feito por um marceneiro) + a fita de led (que hoje tem preço mais acessível) + a obra para passagem dos fios.

Ideias!!! Separamos algumas fotos com projetos de diferentes estilos e espelhos de vários tamanhos. As principais diferenças entre eles é que o painel/armário pode ou não encostar no teto, então a luz pode ser só na parte de baixo ou embaixo e em cima – se o pé direito for baixo, melhor deixar só na parte de baixo. Em alguns casos, o espelho é solto em todas as laterais e o efeito da luz fica ainda mais evidente.

Espelho com iluminação 

banheiro travetino espelho fita de led

Banheiro de casal com espelho colado no painel + iluminação indireta em cima e embaixo (destacando o mármore travertino que reveste a parede). Projeto Cristina Bezamat.

decoracao lavabos pequenos

Lavabos com espelho colado no painel + iluminação embutida + cubas esculpidas no mármore. A iluminação destacou as bancadas e seus enfeites. Projeto Isabela Lessa. / Projeto Gf Projetos.

banheio ilumincao espelho

Banheiro todo branco com espelho colado no painel + iluminação embutida. Nesse caso foi usado lâmpada fluorescente, por isso a intensidade da luz é maior e também existe uma pequena sombra nos cantos, onde a lâmpada não chega por causa dos acabamentos. Projeto Marcia Varalla.

iluminacao indireta fita de led

Banheiros clarinho com espelho no painel + iluminação indireta. Observem que o espelho é mais baixo que a torneira, mas no caso de painel fixo isso não é problema. No banho 2, a iluminação destacou a textura das pedras filetadas na parede. Projeto Cristina Campos e Mariana Lombardi.

banheiro cuba embutida

Banheiros com parede bege + espelho colado no painel + iluminação indireta. Como a cuba é de embutir, a distância entre o espelho e a bancada fica livre e o tamanho do espelho pode ser maior. Projeto Paola Ribeiro. / Projeto Elaine Carvalho.

espelho vertical no banheiro

Banheiros com espelhos verticais + iluminação embutida. O desenho do espelho mais fino destacou as paredes trabalhadas nas laterais.

Armário com iluminação

Banheiros com iluminacao embutida atras do espelho

Banheiro bege e branco com armário espelhado + iluminação embutida em cima e embaixo. Nesse caso, a torneira fica abaixo da altura do armário, já que as portas precisam ser abertas. Via Tania Bulhões Home.

armario banheiro com iluminacao

Banheiro grande com acabamentos em branco e madeira + com armário com iluminação indireta. Projeto Gisele Taranto.

projeto cybele barbosa

Banheiro com bancada de mármore carrara + cuba esculpida no mesmo material + armário com iluminação só na parte de baixo. Linda a toalha estampada no banheiro todo branco e cinza (acho que é da Missoni Home). Projeto Cybele Barbosa.

espelho com armario no banheiro

Banheiros brancos + armários espelhados + iluminação embutida. Na foto 2, o armário tem porta de correr e de um dos lados tem nichos com espelho no fundo. Projeto Ana Rita Sousa e Silva.

+ projetos de banheiros

 + dicas de iluminação

About the Author:

24 Comments

  1. Diléia Bezerra 3 de março de 2015 at 13:55 - Reply

    Olá, Mariana e Cristina, sou apaixonada pelo o blog de voces..sempre passo aqui e compartilho no meu ig e minha página no face as postagens que vocês fazem, sempre com a referencia claro…adorooo o trabalho de voces, continuem com esse blog lindo..ah, e não esqueci o meu escritório está quase finalizado e quero que seja publicado aqui como combinamos no instagram hein hahah bjsss

    Att.

    Diléia Bezerra

    • Mariana Lombardi 4 de março de 2015 at 08:49 - Reply

      Oi Diléia,
      Muito obrigada pelo carinho!
      Nos envie as fotos quando o escritório ficar pronto.
      bjos,
      Mari

  2. Camile Schiochet 3 de março de 2015 at 14:03 - Reply

    Gostaria de parabenizar o blog de vocês. De muito bom gosto, além de inteligente e direto. Parabéns.

    • Mariana Lombardi 4 de março de 2015 at 08:47 - Reply

      Muito obrigada, Camile!
      bjos

  3. Jô Magalhães 3 de março de 2015 at 23:38 - Reply

    Vocês são ótimas! Iluminação atras do espelho amo!!!

    • Mariana Lombardi 4 de março de 2015 at 08:39 - Reply

      Obrigada, Jô!
      🙂

  4. Matos 14 de abril de 2015 at 14:52 - Reply

    Ótimas dicas!
    Poderia mostrar como prender o painel de mdf com o espelho na parede?

    • Mariana Lombardi 6 de maio de 2015 at 08:54 - Reply

      Oi Matos,
      Ele fica apoiado, tipo um quadro. Vc pode usar dois ganchos ou uma canaleta.
      Bjo,
      Mari

  5. Marcela 21 de maio de 2015 at 14:43 - Reply

    Boa tarde! Lindas ideias!
    Tenho um problema com um espelho na minha suíte já há uns 6 meses (vergonha), desde que me mudei. A ideia inicial era instalar acima da pia um espelho com duas luminárias embutidas de forma que a iluminação sairia de dentro do espelho, por meio de faixas jateadas nas laterais, no entanto, não consegui comprar o espelho pronto nas medidas que preciso e as vidraçarias da minha cidade (interiorrrrr de SP) não aceitam fazer o espelho afastado da parede devido ao peso da peça. Alegam que ficará muito pesada para ser instalada afastada. As luminárias e o jateado não são problema, apenas a instalação do espelho em si. As medidas do espelho são 145×85. Daria para fazê-lo colado em um painel de mdf e fixar o painel na parede? Como seria a fixação na parede, para que não houvesse o mínimo risco da peça toda ceder? Desde já, muito obrigada!

    • Mariana Lombardi 22 de maio de 2015 at 18:16 - Reply

      Oi Marcela,
      Acho q o melhor para o seu caso é o painel de mdf, fixado com parafusos mesmo. Uma boa referência são os armários de cozinha, que suportam pesos bem maiores e são fixados na parede com parafusos ( é só colocar peças grandes e bem instaladas).
      Pensei aqui que uma outra opção seria fazer uma estrutura de gesso acartonado no lugar do painel, pois os perfis de alumínio e as placas de gesso são bem resistentes e suportariam o peso do espelho.
      Espero ter ajudado.
      Bjos,
      Mari

  6. Rachel 7 de agosto de 2015 at 22:02 - Reply

    Adorei as dicas!! Tudo que eu estava precisando 🙂
    Fiquei com uma duvida, em um banheiro com 1,20m de largura, qual o tamanho máximo que a porta do armario pode ter? Não gostaria que ficasse recortado bem no meio…

    • Mariana Lombardi 20 de novembro de 2015 at 11:34 - Reply

      Oi Raquel,
      Eu colocaria com no máximo 70cm.
      Bjos,
      Mari

  7. Daniela 24 de setembro de 2015 at 18:18 - Reply

    Onde fica o driver da fita de led?

    • Mariana Lombardi 28 de setembro de 2015 at 13:35 - Reply

      Oi Daniela,
      Pode ficar dentro do vão onde as fitas são coladas.
      bjos,
      Mari

  8. Josileide 13 de novembro de 2015 at 13:04 - Reply

    Bom dia,
    Estou pensando em fazer armário para instalar acima de uma bancada e penso em colocar espelhos nas portas, o melhor são espelhos colados direto nas portas ou presos com uma especie de moldura?

    • Cristina Campos 17 de novembro de 2015 at 11:16 - Reply

      Oi Josileide,
      As duas formas funcionam. Se você usar só um perfil de alumínio pra fixar, elas ficam mais leves.
      Bjs,
      Cris

  9. Natália Tukoff 10 de agosto de 2016 at 00:00 - Reply

    Olá Mariana!

    Estou com muitas dúvidas, a maior: O painel de madeira e o suporte de aluminio fazem o mesmo efeito?

    Obrigada!

    • Mariana Lombardi 10 de agosto de 2016 at 15:49 - Reply

      Oi Natália,
      Sim!
      bjos
      Mari

  10. Lorena 14 de dezembro de 2016 at 08:07 - Reply

    Mariana, bom dia!
    Gostaria de saber como posso colar a mangueira de led na Madeira ou na cerâmica.
    Obrigada!!

  11. Flavia de Oliveira 28 de março de 2017 at 22:46 - Reply

    Onde fica a fonte 12 V para alimentar o Led? E o interruptor? Não vejo nem um e nem outro nas fotos. Grata!

  12. Flavia de Oliveira 29 de março de 2017 at 14:16 - Reply

    Mais uma questão: qual a espessura do painel de MDF para servir de suporte ao espelho? Os mesmos 1,8 do restante da estrutura do armário?

  13. Sandra Maransaldi Trombino 27 de junho de 2017 at 20:28 - Reply

    Estou reformando o meu banheiro mas estou cheia de dúvidas quanto à iluminação do espelho. Quero aproveitar e fazer uma iluminacao boa pra maquiagem. Gostaria de colocar o espelho em toda a parede que possui 1,60. Vou colocar a Cuba de um lado e ficar com uma bancada grande. Se eu colocar as lâmpadas nas laterais e utilizar um lado apenas pra me maquiar e não no meio, vou ter uma boa iluminação ou terei que me maquiar sempre no meio? Qual seria o ideal?

  14. Tanane 8 de outubro de 2017 at 09:26 - Reply

    Vou colocar atrás do espelho da sala, que fica sobre a mesa, ali existe as luzes de teto, meu papel de parede e prata, qual cor usar?

  15. Fernanda 2 de novembro de 2017 at 21:41 - Reply

    Meu espelho embutido caiu! Como deve ser o planejamento de peso? O mdf atrás não estraga com a umidade??? Estou indignada! Não foi nada barato…

Leave A Comment