Mármore Travertino

By |2014-11-25T18:50:07+00:00novembro 25th, 2014|Arquitetura, Posts em destaque|27 Comments

marmore travertino

Mármore Travertino é um caso de amor ♥, acho lindíssimo e está entre os meus favoritos! É uma pedra natural de cor bege clara, caracterizada por veios longilíneos, que lembram ramos e folhas. É o mármore mais usado como material de construção ao longo da história, e ainda hoje é comum como acabamento de ambientes residenciais e comerciais, por ser uma opção bonita, nobre e atemporal.

TIPOS

tipos de marmore travertino

Os de origem italiana são os mais conhecidos, dentre eles estão: Romano ou Clássico, Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro.

No Brasil, os mais usados são: o Travetino Romano e o Travertino Navona (importados da Itália ou outras regiões); o Travertino Nacional (ou mármore Bege Bahia) é um similar mais barato e bem parecido – falaremos dele num outro post.

Na foto, não dá para ver muito bem, mas a diferença entre o travertino Romano e o travertino Navona, é que o Navona é mais claro e tem os veios menos marcados. O Bege Bahia, como é mais conhecido o travertino Nacional, tem o desenho mais arredondado, mais manchado.

ACABAMENTOS

tipos de marmore travertino

Bruto ou Natural – opaco e com veios aparentes (buracos mesmo), é o mármore serrado e sem nenhum acabamento, como ele vem da natureza. É lindo, muito usado e funciona super bem para revestimento de paredes, mas não funcionam para as paredes da área do box (dá infiltração), nem para cubas e bancadas (a água passa pelos poros). Para pisos, exige muita manutenção (junta sujeira).

* Resinado ou estucado – feito a partir da aplicação de uma resina, praticamente da mesma cor do mármore, cobrindo os poros que existem na superfície. Para nossa alegria \o/, tem como resolver os “buracos”! Essa resina aplicada fica bem discreta e é como o mármore é mais usado: resinado+levigado ou resinado+polido.

Levigado – tem aspecto opaco, é lixado com abrasivos até deixá-lo liso, ficando semi-polido. É o acabamento mais usado, pois mantém a cor natural do mármore, mas fica mais prático, podendo ser usado de diversas maneiras em ambientes internos e externos.

Polido – tem aspecto liso e com brilho. É como a maioria dos mármores são usados, mas acho que é como o Travertino fica menos bonito (nunca feio!) e percebo que atualmente é como está sendo menos usado.

De todos esses acabamentos acima, quanto maior a placa, mais bonito fica. Prefira o acabamento reto, ou meia-esquadria, para as bordas. O mármore também pode ser encontrado trabalhado, em formato de pastilhas, filetes, texturizado… com resultados igualmente bonitos.

DESVANTAGENS

Comparado ao granito ou material sintético, é mais frágil e por isso não é recomendado para bancadas de cozinhas/churrasqueiras (óleos e gorduras podem manchá-lo), e nem pisos de alto tráfego ou áreas úmidas. Para a manutenção, usar somente pano úmido. O preço é alto, sendo um dos mais caros dentre os mármores.

PREÇO

O preço do m² varia de acordo com o tamanho da pedra, bancadas sob medida custam mais do que pisos de tamanhos pré-definidos, pois a marmoraria considera a perda do material. O custo do m², em Reais: travertino Romano bruto 460 /levigado 570 /polido 600. Travertino Navona bruto 760 /levigado 980/ polido 1000. Bege Bahia bruto 200 /levigado 210 /polido 230.

COMO E ONDE USAR

Sala com piso de mámore travertino + parede de tijolo aparente. Ao dispensar o tapete, o mármore do piso ganhou destaque. Projeto André Piva.

Sala com piso de mármore travertino + móveis clarinhos + detalhes de madeira. Projeto Paula Mattar.

Sala grande com piso de mármore travertino + móveis claros + detalhes de madeira. Projeto Andréa Chicharo.

porcelanato tipo travertino

Cozinha integrada com piso de porcelanato tipo mármore travertino + bancada e móveis brancos.

* Existem várias imitações do travertino (bem bonitas) no mercado, como porcelanatos, que têm a vantagem de serem resistentes e ficam ótimos para pisos, e cimentícios, que por não usarem o mármore como matéria prima, são mais baratos. Podemos falar sobre isso depois.

Sala de jantar com parede revestida de mármore travertino + iluminação destacando a textura.

Sala com parede e lareira de mármore travertino + iluminação direcionada + paredes cor bege claro. Projeto Manuela Lamego, via Stammer Fotografia.

Cantinho com paredes revestidas de mármore travertino + móveis de madeira, vime e palha. Projeto Anna Paula Melo.

Sala com parede grande revestida de mármore travertino + piso e escada de madeira de tom médio + móveis de madeira de tom mais escuro.Via Archdaily.

Parede atrás do sofá de mármore travertino em placas retangulares + sofá bege + tapete escuro criando contraste.

Sala com piso e parede de mármore travertino + iluminação planejada. Projeto Roberto Migotto.

Casa com piso e paredes de mármore travertino + grandes aberturas + iluminação natural. Adoro este projeto da Ana Maria Vieira Santos.

BANCADA DE MARMORE TRAVERTINO

Banheiro com bancada de mármore travertino + cuba de semi-encaixe + detalhes de vime e madeira.

marmore travertino bruto banheiro

Bancadas de mármore travertino + cubas de apoio. Projeto Paloma Yamagata.

CUBA DE MARMORE TRAVERTINO

Banheiro com bancada+ cuba+ piso+ paredes de mármore travertino. Observem a iluminação por baixo da bancada, fica super legal em lavabos. Projeto Maai Arquitetos.

lavabo marmore travertino

Lavabos com bancadas e cubas de mármore travertino. Projeto Paloma Yamagata e Maai arquitetos.

*Nos posts sobre lavabos têm vária opções de bancadas+cubas de mármore travertino – link aqui.

banheiro marmore travertino

Banheiro grande com todos os acabamentos de mármore travertino + armário de madeira.Projeto Fernanda Marques.

banheiro cuba esculpida marmore travertino

Banheiro com bancada e cuba esculpida de mármore travertino navona levigado + paredes claras + espelho no armário com iluminação embutida. Projeto Maithiá Guedes.
***
Pelas fotos não consigo identificar exatamente que tipo/acabamento de travertino foi usado, pois a iluminação faz com que eles fiquem bem parecidos. 
.

About the Author:

27 Comments

  1. Natalia Noleto 26 de novembro de 2014 at 16:58 - Reply

    Muito chique na parede! Lindo lindo.

  2. Sueli Stutz Pereira 30 de novembro de 2014 at 22:50 - Reply

    Perfeito!

  3. Andrea 7 de janeiro de 2015 at 12:05 - Reply

    Oi, amei o ambiente que a foto mostra o travertino na parede da sala de jantar “Sala de jantar com parede revestida de mármore travertino + iluminação destacando a textura”, quem foi a arquiteta que fez esse ambiente? Pode passar o nome? Muito obrigada! Adoro i site de vcs.

    • Cristina Campos 12 de janeiro de 2015 at 13:01 - Reply

      Oi Andrea,
      Sempre procuramos dar os créditos do profissional nas fotos, mas as vezes não encontramos essa referência nas fontes que utilizamos, e foi exatamente o que aconteceu com essa foto…
      Desculpe não poder ajudar!
      Beijos,
      Cris

  4. Francisco Júnior 4 de março de 2015 at 05:56 - Reply

    Esse blog é tuuuudo!

    • Mariana Lombardi 4 de março de 2015 at 08:39 - Reply

      Obrigada, Francisco!

  5. Fabiane Siemionko 20 de junho de 2015 at 13:54 - Reply

    Meninas, o site de vocês é excelente! Parabéns!
    Uma dúvida, estamos construindo e entre a garagem e sua rampa de acesso teremos mudança de piso, por isso colocarei uma soleira entre elas. Em toda casa, coloquei o bege bahia.
    Vocês acham que pode dar problema com esse mármore por ser área de fluxo de carro?

    • Cristina Campos 22 de junho de 2015 at 16:06 - Reply

      Oi Fabiane,
      Você não precisa usar soleira só pela mudança de material, use apenas se pedir acabamento. O mármore é um material mais frágil para esse ambiente, o granito levigado é mais adequado.
      Bjs,
      Cris

  6. NEULY ANNY DA SILVA 31 de julho de 2015 at 13:48 - Reply

    Eu adoro o blog de vcs… E estou com uma duvida pra escolha do mármore.
    Qro revestir ela toda de branco e na area entre os armarios e as bancadas colocar um revestimento amadeirado como esse: http://www.leroymerlin.com.br/piso-ceramico-borda-arredondada-semi-brilho-sierra-cedro-hd-46x46cm-elizabeth_89183311?origin=53dfde8476db09e603aa4134 , e qro colocar uma ilha central feita de marmore. Só nao sei qual mármore escolher e a cor do piso… Vcs m ajudam?

    • Cristina Campos 6 de agosto de 2015 at 23:32 - Reply

      Oi Neuly,
      O mármore não é um bom material para a cozinha, é muito poroso, absorve gordura e não resiste aos produtos de limpeza pesada. A melhor escolha é usar um material sintético ou um granito. O material que você escolheu pra parede é lindo e combina com tud0!
      Bjs,
      Cris

  7. Camilla 16 de novembro de 2015 at 09:07 - Reply

    Parabéns por este post, o texto está muito bem explicado e as imagens foram muito bem escolhidas.

  8. Priscila Cestari 29 de agosto de 2016 at 16:34 - Reply

    Boa Tarde,
    Estou super em dúvida quanto ao uso do mármore travertine nacional oara piso e paredes dos banhiros por conta da porosidade, qual a sua opinião? Bjs e paravbéns pelo blog

  9. Fabio Jr 12 de setembro de 2016 at 09:53 - Reply

    Muito boa matéria! Eu comprei uma pia com esse mármore travertino e veio com uma mancha feita, parece que foi lascada e depois rabiscaram com um lápis, mas a textura é a mesma do restante da pia. Veja a foto http://imgur.com/aqMzV1l . O pior é que fica bem do lado da torneira. Sabe me dizer se essa mancha é comum? Estou querendo reclamar com a marmoraria… Obrigado!

    • Mariana Lombardi 13 de setembro de 2016 at 10:52 - Reply

      Oi Fábio,
      Pedras naturais, como o mármore, podem sofrer variações na cor e no desenho. A minha opinião é que a marmorearia poderia ter deixado essa mancha, que ficou um pouco mais evidente, numa parte menos visível da pia, mas não quer dizer que fizeram errado. Acho que você pode conversar e tentar a substituição, pois faltou um pouco de bom senso na execução. Em geral, as empresas que costumo indicar, fariam essa troca.
      Boa sorte!
      bjo
      Mari

  10. Vanessa 22 de outubro de 2016 at 09:42 - Reply

    Oi bom dia adorei os depoimentos e cada uma das decorações,tou querendo colocar o piso porcelanato travertino clássico bianco da (biancogres) na casa toda. Gostaria de ter sua opinião se estou dando uma boa escolha tenho dúvidas se arranha ,ou se mancha e se é bom para a cozinha tenho medo de me arrepender .sua resposta é muito importantes

  11. Luciana 4 de novembro de 2016 at 10:08 - Reply

    Olá! Quero revestir uma escada com o travertino romano ou navona, porém meu marmoreiro só indica ele preenchido e polido, mas não quero que fique com brilho, gostaria de um efeito mais opaco. O que me indicariam fazer para que não fique com os furinhos naturais da pedra, já que desta forma a manutenção seria dificil, e sem brilho? Obrigada

    • Mariana Lombardi 16 de novembro de 2016 at 08:59 - Reply

      Oi Luciana,
      O acabamento resinado fosco fica do jeito que você quer, com furinhos tampados e sem brilho.
      bjos
      Mari

  12. […] Pendente Nó, da Cristiana Bertolucci. Na mesma linguagem do Xadrez, mas com o desenho mais irregular, esse pendente permite diferentes montagens. Aqui, sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras de couro + parede de madeira e piso de mármore travertino. […]

  13. Sait Avcibasi 14 de março de 2017 at 15:40 - Reply

    Travertino Romano é uma pedra incrível , se alguém precisar forneco direto da pedreira!!!

  14. Juliano de Castro 6 de abril de 2017 at 13:46 - Reply

    Belo site de vocês, eu como arquiteto sempre acesso para receber as informações de vocês, parabéns! Estou muito interessado em colocar uma bancada de travertino negro, mantendo os furos originais que acho sensacional. Já vi executado num lavado na loja Baden Banho de Curitiba. Questão é que esta bancada seria num banheiro de uso mais intenso (minha suite). Não quero tampar os furos! Pergunta inicial é que não encontrei preço de metro quadrado em nenhum local na região de Curitiba (conhecem alguma marmoraria por aqui que trabalhe com este travertino?) Segundo é saber se poderia aplicar uma resina acrílica incolor sobre o mármore para impermeabilizar inclusive os furos. Penso na METALATEX ECO que tem um leve brilho mas é bem líquida e não tamparia os furos….apesar de que preferia totalmente fosco porém impermeabilizado…! O que me dizem? Abração!

  15. Juscilene 22 de abril de 2017 at 01:18 - Reply

    Tudo muito lindo, menos o tapete de zebrinha, que espero que seja imitação, pois seria de extremo mal gosto um coração parar de bater p se ter um tapete na sala. Mas estou amando seu blog!

  16. […] -O piso mais nobre deve ser o da entrada de pedestre, caso você decida usar mais de um tipo de piso. Ele deve combinar com o piso do hall, por isso é comum o uso de mármores com acabamento rústico, tipo mármore travertino bruto. […]

  17. […] + a área das cubas, que tem até uma bancada de apoio (deve ser para maquiagem). Observem que o Mármore Travertino é o único material de acabamento – acho super chique! Projeto Druker […]

  18. […] de casal pequenos Quartos com cama no alto Banheiros escuros Mármore […]

  19. Manuela 9 de outubro de 2017 at 10:42 - Reply

    Bom dia,
    Qual o porcelanato que vocês indicam que se aproxima mais do mármore Travertino Romano Natural? Quero colocar na minha sala e cozinha (ambientes integrados) e o custo da pedra natural ficará muito elevado.
    Gostei da versão da Decorliles 90 x 90 acetinado, mas n sei se existe outra opção melhor.
    Muito obrigada

  20. Ivani 26 de outubro de 2017 at 16:10 - Reply

    Uau muito lindo, gostei!!!

  21. Sampaio 1 de novembro de 2017 at 14:10 - Reply

    Esses preços são preços de metrô quadrado de pedra já cortada?

Leave A Comment