Tacos de madeira

By |2014-09-12T00:10:48+00:00setembro 12th, 2014|Arquitetura|17 Comments

Os tacos de madeira foram o principal revestimento de piso nas décadas de 50 e 60. Hoje em dia, eles não só continuam em alta, como receberam imitações em diversos materiais. As razões desse sucesso são várias: além de lindos, são nobres, confortáveis, versáteis e resistentes.

Quem mora em Brasília pode até não concordar comigo, já que aqui temos um longo período de seca e a madeira empena, contrai, perde a forma e os tacos acabam se soltando… Ainda assim, como os tacos são o piso original da época da construção da cidade, sempre acho que vale a pena avaliar a opção de recuperá-los. Afinal, é um material nobre e o custo da renovação é bem mais baixo que o de colocar um piso de madeira novo. Vou falar sobre isso daqui a pouco, mas sim, eles são recuperáveis, podem ser lixados até 3 vezes  e essa é uma das grandes vantagens em relação aos materiais que imitam sua estética.

especies-de-madeira-para-taco

Os tacos são feitos em madeira maciça e instalados um a um com cola de poliuretano sobre o contrapiso. As opções de madeira são várias, cada uma com suas características físicas e estéticas.

A medida mais comum é 7 x 21cm, mas o mercado oferece inúmeras opções: 10 x 21cm,  7 x 42cm, 19 x 50cm, 19 x 70cm… todas com 2cm de espessura.

tipos-de-paginação-para-taco

Outro diferencial são as possibilidades de paginação que esse material oferece, resultando em desenhos gráficos super interessantes.

RECUPERAÇÃO

A madeira é um material macio e sofre com os esforços de uso, podendo lascar, arranhar, trincar, soltar e perder o brilho.  Mas, como eu disse, uma das maiores vantagens dos tacos de madeira é o fato de serem recuperáveis. Além de renovados eles podem ser tingidos ou clareados.

O serviço de recuperação consiste em: colar os tacos que porventura estejam soltos; lixar a madeira até nivelar; passar uma massa acrílica para preencher os rejuntes; aplicar o acabamento, que pode ser uma resina à base d’água ou um verniz fosco, semi-fosco ou brilhante.

A resina á base d’água tem uma grande vantagem: depois de aplicada pela primeira vez não é necessário lixar novamente, e a reaplicação só é necessária a cada 10 anos. Entre as opções de verniz, o acabamento fosco é o mais durável e atual.

Nem sempre a recuperação de um piso antigo é possível porque cada raspagem consome de 2 a 3 mm e o taco original, de madeira maciça) tem 2cm de espessura. Em geral ele aguenta até 3 processos de raspagem. Vale lembrar que os pisos que reproduzem a estética da madeira (como os estruturados e laminados) não suportam raspagens.

MANUTENÇÃO

Um piso de madeira bem conservado adia a necessidade de recuperação. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados:

– A limpeza deve ser feita com  vassoura de pelo e pano levemente úmido;

– Os uso esporádico de produtos especiais para madeira ajudam a manter o brilho original;

– Os tacos não devem receber vernizes e ceras de nenhum tipo sobre o acabamento escolhido, com o tempo elas formam uma camada espessa e mancham;

– O contato com a água pode danificar a madeira, melhor evitar e secar imediatamente;

– Também é bom evitar o uso de saltos finos sobre os pisos de taco, eles marcam as madeiras mais macias;

– Usar um acabamento de feltro sob os pés dos móveis evita os riscos e arranhões;

– O contato frequente com os raios solares deformam e  alteram a cor da madeira e devem ser bloqueados ou filtrados nos horários de sol mais forte.

COMO E ONDE USAR

Os tacos de madeira podem ficam bem em qualquer estilo de ambiente, dos mais clássicos aos mais modernos, confira nas fotos!

piso de madeira

Adoro essa paginação tipo espinha de peixe, ainda mais com tacos grandes. A madeira aqui aqui aqueceu esse ambiente que tem características mais modernas, como as vigas de concreto aparente. Projeto Paula Magnani.

piso de madeira

Adorei esse salão de restaurante! A paginação do piso é tipo dama, mas com tabeiras formando quadrados maiores. Bem bonito! Projeto Fred Adejar.

taco de madeira

Parede de pedra + piso de madeira formam uma linda combinação. Essa é a paginação mais comum aqui em Brasília, escama de peixe. Projeto Pedro Lázaro.

piso de madeira

Que lindo esse piso com tacos grandes e paginação tipo dama… a cor da madeira também é linda, acho que é peroba. Via Casa Vogue.

parquê-madeira

Dois ambientes diferentes, mas com pisos praticamente iguais. Via Casa Cláudia / Projeto Super Limão via Casa Vogue.

tacos-escama-de-peixe

Sala com madeira na parede + madeira no piso, mais uma vez aparecem tacos grandes com paginação tipo espinha de peixe. Amei! Roberto Negrete.

taco-de-madeira

Interessante essa sala onde a separação de ambientes está marcada apenas no piso. Projeto Apoena Amaral.

piso madeira

Concreto aparente + piso de madeira, combinação super atual e com pegada industrial. Projeto Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg.

taco-sinteco

De novo a combinação de concreto aparente + piso de madeira. A madeira aqui conferiu aconchego ao ambiente moderno e masculino. Projeto Diogo Oliva.

piso-taco-paginação

Fiquei apaixonada por esse piso… parece madeira de demolição com a paginação tipo espinha de peixe. Projeto Sandro Jasnievez. Foto Eduardo Liotti.

Fontes: Arquitetura e Construção, Indusparquet, ParquetSP.

+ materiais e revestimentos

About the Author:

17 Comments

  1. Priscila 17 de setembro de 2014 at 17:41 - Reply

    Olá Cristina,
    Você indica alguma empresa especializada em recuperação desse tipo de piso aqui no DF?
    Obrigada

    • Cristina Campos 17 de setembro de 2014 at 23:27 - Reply

      Oi Priscila,
      Indico o Tião: 9554-8612 ou 3391-6504.
      Beijos,
      Cris

  2. Andréa 3 de julho de 2015 at 22:55 - Reply

    Olá Cristina, sou de uma cidadezinha do interior de são Paulo e moro numa casa que foi construída nos anos 70, logo sala e quartos tem piso de tacos de madeira, peroba. Estão muito desgastados e por pouco não mandei tirar tudo para colocar um piso frio qualquer, mas, pelo custo resolvi raspa-los , dois quartos já estão prontos e eu estou extremamente feliz com o resultado. Quem tiver esse tipo de piso, valioso , não deve tirar, é uma pena que muitos o fazem e acabam perdendo uma preciosidade. Tacos recuperados ficam lindos, e é muito aconchegante.

    • Cristina Campos 10 de julho de 2015 at 16:56 - Reply

      Oi Andréa,
      Você tem toda razão, esses pisos são preciosos mesmo e devem ser valorizados! Parabéns pela escolha!
      Bjs,
      Cris

  3. Miriam Avedikian 10 de julho de 2015 at 09:00 - Reply

    Bom dia meninas! Tenho acompanhado suas postagens e também gostaria de postar no Instagram alguns trabalhos de colegas. É necessário ter autorização do profissional, ao passo que darei os créditos? Como vcs fazem? Obrigada. Bjo grande.

    • Cristina Campos 10 de julho de 2015 at 16:54 - Reply

      Oi Miriam,
      Postamos as imagens que gostamos com os devidos créditos. Não pedimos autorização porque estamos divulgando o trabalho dele de forma positiva e sempre com um bom retorno.
      Bjs,
      Cris

  4. claudia 28 de agosto de 2015 at 11:17 - Reply

    Bom dia! Estou super na dúvida que cor de taco colocar..cumaru ou peroba mica, vcs podem me ajudar enviando fotos, falando das tonalidades entre os dois?? Agradeço desde já!

  5. Veronica aparecida Avila 4 de dezembro de 2015 at 18:13 - Reply

    também tenho piso de taco e não consegui ninguém na minha cidade para lixar porque tenho armários embutidos nos quartos .voce pode me ajudar.?Adorei asmaterias.

    • Mariana Lombardi 8 de dezembro de 2015 at 08:46 - Reply

      Oi Verônica,
      De onde você é?
      bjos,
      Mari

  6. Marco Aurelio 15 de fevereiro de 2016 at 21:12 - Reply

    Boa noite, gostaria de saber se vocês conhecem alguma empresa em Brasilia que trabalhe com esses tacos de madeira, pois pretendo utilizar na reforma que irei fazer, bem como algum profissional experiente para assentar os referido piso?

  7. lia 6 de julho de 2016 at 22:04 - Reply

    Matéria super interessante,tanto é que eu espero recuperar os tacos de meu apto,datado de 1945.será que vcs indicam alguém aqui no Rj,capital?
    obrigada

  8. lia 6 de julho de 2016 at 22:05 - Reply

    Cristina,
    Matéria super interessante,tanto é que eu espero recuperar os tacos de meu apto,datado de 1945.será que vcs indicam alguém aqui no Rj,capital?
    obrigada

  9. KARLA PIRES 6 de novembro de 2016 at 03:37 - Reply

    Ola, bom dia!
    Gostaria de saber se há quem venda esses tipos de tacos aqui no RJ e quem faça o serviço de colocação com um preço em conta.?
    Desde já, agradeço.

  10. Marcos silva 15 de março de 2017 at 14:41 - Reply

    Ola pessoal trabalho com pisos de madeira em Nova York e apartir do mês que vem estaremos no Brasil fazendo trabalhos de recuperação de pisos se alguém se interessar podem entrar em contato comigo obrigado

  11. Príscila Hinggel 8 de agosto de 2017 at 11:34 - Reply

    Olá Bom !!!!
    Quem poderia indicar um bom profissional que faça recuperação de pisos em tacos. O apartamento fica Nova Iguaçu RJ.

  12. Sandra 11 de dezembro de 2018 at 08:11 - Reply

    Olá,
    Retirei em torno de 12m de tacos e estou vendendo, se alguém se interessar pode me contatar.
    Madeiras nobres como canela rosa.

Leave A Comment