Quarto para cadeirante

por Mariana Lombardi - 03 de dezembro de 2011

Hoje é o Dia Internacional dos Deficientes Físicos e a acessibiliade ainda é um grande problema para os 35 milhões de brasileiros que são portadores de necessidades especiais. A legislação é boa, mas o cumprimento dela ainda é o grande desafio, pois a maioria dos espaços públicos ainda não atendem às normas arquitetônicas definidas pela ABNT, como: escadas e rampas no pradrão adequado, banheiros com adaptação, e vagas de estacionamento sinalizadas e com espaço lateral para o cadeirante desembarcar sem ajuda.

Você sabia? >> Um imóvel arquitetonicamente adaptado à necessidades especiais tem uma valorização de até 30%, e sua comercialização é rápida quando colocado à venda ou para locação, sendo uma preferência, além dos portadores de necessidades especiais, de idosos, obesos e gestantes.

Pensando nisso…

Lembrei de um belo projeto para a Casa Cor Brasília 2011: um quarto adaptado inspirado no ex-bbb Fernando Fernandes, que ficou paraplégico em 2009, após um acidente de carro. + sobre ele aqui

O objetivo foi criar um espaço bonito, dentro das tendências atuais da decoração e adaptado às normas de acessibilidade, mostrando que é possível conciliar necessidades especiais e beleza.

O quarto tem base neutra, numa mistura de branco + cinza + madeira clara + peças de design (a poltrona jeans é da Diesel) + pontos de cor. Olha como esse quadro colorido deu vida ao ambiente, amei!

O pórtico de madeira clara forma uma caixa que percorre piso, parede e teto > já falamos sobre isso aqui. Adorei os detalhes em turquesa, como o pendente e os vasos de cerâmica.

Esse cantinho é o meu predileto: adorei a mesa baixa de ferro como apoio para livros e enfeites e também a estante branca super diferente. Ao lado, um detalhe da escrivaninha, que tem espaço de folga para o encaixe da cadeira de rodas.

Uma outra vista do quarto. À direita, a parede preta dá acesso ao closet e ao banheiro.

O banheiro adaptado tem bancada mais baixa e espelho inclinado, ideal para o uso do cadeirante. Assim como á área do chuveiro e vaso, que tem barras de apoio cromadas.

Gostei da ideia de usar o preto como base, combinou com o estilo do quarto e ficou super moderno.

>> “Essa homenagem não é só pra mim. Sou apenas a ferramenta. Deficiência e eficiência todas as pessoas têm. Tenho eficiências que muitas pessoas não tem, e uma deficiência que é visível. Então sinto a responsabilidade e a necessidade de ser um exemplo.” Fernando Fernandes.

Projeto Juliana Santana. / Fotos: Haruo Mikami.

 + ambientes adaptados

Comente Aqui (6)
Comente Aqui

  1. Lau
    05 de dezembro de 2011 às 11:32

    Olá meninas, muito bom esse post!
    Admiro muito o Fernando Fernandes e sua ligação com o esporte! Realmente ele é um exemplo perante tantas dificuldades!
    E o projeto é muito legal!
    Beijos!!

  2. Luciana Lessa
    05 de dezembro de 2011 às 12:17

    Oi,
    Deixei uma pergunta aqui, mas me perdi e não consigo achar mais a matéria onde deixei.
    Podem me dar mais uma dica?
    Minha sala é retangular, pequena, a sala de jantar e estar ficam neste retangulo separadas pela porta do corredor que fica no meio desta parede.
    Gostaria de colocar papel de parede. Atrás da mesa de jantar estou colocando um espelho na largura da mesa do chão ao teto e nas laterais colocarei um papel de parede, sendo que esta parede continua por cima da porta, daí eu comprei um outro papel de parede tom sobre tom para colocar, fica ruim? Achei que um só poderia ficar mta coisa na mesma parede. O que acham? Agora fiquei com medo de ficar feio e o instalador vem quarta.
    Bjs e obrigada pela ajuda de sempre!!!

    • Cristina Campos
      05 de dezembro de 2011 às 21:31

      Oi Luciana,
      Quando o ambiente é pequeno, o melhor é não colocar muita informação. Eu colocaria um papel só!
      Obrigada pela visita!
      Beijo,
      Cris

  3. Arte Papel de Parede e Decoração
    03 de fevereiro de 2015 às 20:47

    Maravilhoso, Show de bola!!!

  4. Arte Papel de Parede e Decoração
    03 de fevereiro de 2015 às 20:48

    É Show!!!

  5. Guilherme
    17 de fevereiro de 2015 às 23:15

    Não ousaria dizer que ficou simplesmente lindo,não tem nada de simples!!! Ficou surpreendente,perfeito!! Parabéns a projetista.