Parede preta | assim eu gosto
Parede preta
Postado Por - 10 de maio de 2011

O Otávio deixou um comentário aqui no blog perguntando sobre a parede preta: “Penso em pintar a parede da minha casa, mas as pessoas têm me falado que risca super fácil. É verdade?”

Sim! Se ela for pintada com tinta fosca ou acetinada deve-se tomar muito cuidado, pois risca com facilidade e só com uma esponja úmida para tirar as marcas. Pequenas foligens também aderem com facilidade, assim como em toda parede pintada em cor escura. A dica para minimizar estes efeitos é pintar alguma parede que não fique na passagem ou tentar tinta semi-brilho (o efeito fica bem diferente da tinta fosca).

Mas uma parede preta fica tão bonita, não é?! É chique, neutra, elegante, um luxo! E olhando algumas fotos, vi outras soluções para quem gosta e quer uma parede preta em casa.

Tinta fosca ou acetinada —> Olha que sala linda! Para criar contrastes, móveis claros e leves, espelho e quadros coloridos. Projeto Ivan Wodzinsky.

Tinta fosca —> Na sala, a parede preta destaca os tons quentes do mobiliário e das obras de arte. Projeto Andrea Alencar e Natália Mota.

Tinta fosca —> No quarto, a parede preta é o fundo do painel e ninguém chega perto dela! É o caso que falei de evitar usá-la nas passagens. Já mostramos este projeto aqui. 

Tinta fosca e armários —> Na cozinha, paredes e armários pretos deixam o ambiente bonito e arrojado. Para ter tudo escuro, o espaço tem que ser generoso e bem iluminado, senão o preto diminui ainda mais.

Tinta com brilho —> Na sala, a parede preta foi feita com tinta semi-brilho. Observem como a cor e o efeito mudam! Porque no caso da parede fosca, ela não absorve e nem reflete nada, já aqui ela fica diferente… (livingwithwhite)

Tijolinho aparente —> Na sala, a parede de tijolinho aparente foi pintada de preta e a textura disfarça as eventuais marcas. (trendir)

Parede-lousa —> Aqui a parede preta tem o efeito de parede-lousa, ou seja, é para ser rabiscada!

Textura —> No cantinho de leitura, a parede recebeu tinta preta com textura e móveis de design marcante, como a poltrona Egg, e tons mais quentes como o rosa do tapete para quebrar a seriedade. Projeto Francisco Cálio. (casa cláudia)

Laca preta —> Na sala, a parede do fundo foi toda laqueada de preta, mais resistente e com melhor acabamento. Projeto Diogo Revollo. (uol casa)

Papel de parede —> Na sala de jantar, a parede preta criou contraste com a mesa e as cadeiras brancas, o pendente de acrílico transparente e o piso de madeira clara. (schoener-wohnen)

Papel de parede —> No hall de entrada, a parede preta é um papel de parede com desenhos criados a partir do contraste do brilho e do fosco.

Madeira ebanizada —> Na sala de jantar, a parede preta é um painel feito de madeira ebanizada com frisos. (casa e jardim)

Madeira ebanizada —> No home theater, a parede da tv tem um painel de madeira ebanizada que impede reflexos. Projeto Francisco Cálio. (casa e jardim)

Couro —> O escritório tem parede de couro preto (Empório Beraldin) e móvel em laca preta. A cadeira antiga de barbeiro foi comprada em um antiquário à beira de uma estrada. Projeto Valéria Blay. (casa e jardim)

Persiana —> No home office, a parede preta é a persiana de madeira com acabamento em laca preta. Projeto da Casa Cor Paraná 2010.

Estante —> No restaurante, a estante de madeira com acabamento em laca preta ocupa toda a parede. Projeto Francisco Cálio, restaurante Banana Sushi em São Paulo.

Mosaico —> No banheiro, a parede do fundo recebeu o mosaico negro da Mosarte contrastando com o branco da bancada, piso e revestimentos. Já falamos deste projeto aqui.

Pastilha —> Na cozinha, a parede recebeu pastilha de vidro preta e os armários são de vidro preto. Projeto Francisco Cálio na Casa Cor São Paulo.

Cinza escuro esverdeado –> Na sala de jantar, a parede preta na verdade é um cinza bem escuro. É um recurso para quem tem medo do preto total, existem muitas tonalidades diferentes da cor preta, descubra o seu tom! (casa cláudia)

Grafite escuro –> Já neste escritório, a “parede preta” é um grafite bem escuro. Projeto Ana Maria Vieira Santos.

Veja também: parede marrom / parede azul marinho

+ cores na decoração




gravatar
Mari
maio 10th, 2011 às 10:44

1

Lindas mesmo!

[Responder]

gravatar
Sabrinna
maio 10th, 2011 às 14:39

2

acho linda!
pq será que no leque da suvinil não tem a cor preta?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Sabrinna, fiquei curiosa e fui olhas: não tem!
Pelo menos no catálogo que tenho aqui e é o mais recente.
Engraçado né?! Mas acho que se chegar na loja e pedir, deve ter alguma sim…
Bjo
Mari

[Responder]

gravatar
maio 10th, 2011 às 14:42

3

ai ai, sou apaixonada pela parede preta, quero tanto uma no meu hall, mas o problema é que vai ser uma das partes mais movimentadas da casa (eu acho), e com estes problemas que vc apresentou… pensei em papel de parede também, tem uns pretos lindos!
bjs

[Responder]

gravatar
Juliana Mendonça
maio 17th, 2011 às 15:40

4

Adoro parede preta, qnd bem usada cria uma atmosfera intimista, dá um ar de sofisticação e modernidade ao ambiente. Amei!

[Responder]

gravatar
Glenda Lima Lira
maio 19th, 2011 às 23:01

5

Olá!! Acho lindo paredes pretas. Mas, funcionam bem em espaços pequenos?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Glenda,
Se vc gosta, pinte a parede e use moveis e objetos claros para criar contrastes. A parede preta vai existir mas nao vai predominar, entende?
Bjooo
Mari

[Responder]

gravatar
Claudia Veiga Gonçalves
maio 20th, 2011 às 17:02

6

Eu pintei a parede onde fica a tv, com tinta preta. Tirou totalmente a claridade que atrapalhava a imagem da tv. Usei tinta para pintar quadras, por ser emborrachada e preto total. Tem algumas tintas que qdo colocadas na parede, ficam grafite.

[Responder]

gravatar
samantha
junho 17th, 2011 às 13:16

7

Olá, estou muito em dúvida sobre quais cores de piso e paredes e portas possam combinar para um consultório odontológico. Gostaria de um piso que não fosse branco e de paredes que não fossem brancas tb. Pensei já em piso preto e paredes cinzas, mas acho muito escuro. Preciso de algo que não escureça tanto. Poderia me sugerir algo? obrigada

[Responder]

Cris Campos Respondeu:

Oi Samantha,
Também acho a opção do preto com cinza muito escuro para um consultório. Esse é o tipo de ambiente que precisa ter sempre a aparência de limpo, e o piso preto não tem esse aspecto. Nesse caso, eu optaria pelo piso bege claro, paredes num bege mais encorpado e marcenaria ou algum painel em madeira, branco ou até mesmo preto. Já mostramos aqui uma clínica odontológica cujos consultórios foram feitos com essa proposta, dá uma olhadinha: http://assimeugosto.com/2011/02/08/clinica-odontologica/
Beijos, Cris

[Responder]

Tiago Respondeu:

Olá. Sou cirurgião-dentista e curiosamente, meu consultório tem piso preto (ou quase) e paredes cinzas levemente esverdeadas. Optei por um porcelanato liso e polido e acho o aspecto muito bonito, porém dá bastante trabalho para manter limpo (mais pelo fato da cor ser “sólida” do que por ser preto). Nas paredes empreguei uma tinta com acabamento acetinado…

[Responder]

Tiago Respondeu:

Só para complementar e permitir que vc “visualize” o amibiente, meus móveis foram feitos em madeira marfim e os tampos em granito preto. O resultado ficou beeeem diferente da maioria dos consultórios que se vê por aí, exatamente como eu queria…

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Tiago,
Fiquei curiosa pra conhecer o seu consultório! Não tem um,as fotos pra mandar????
bjo
Mariana

gravatar
Elder Cavalcante
agosto 4th, 2011 às 14:10

8

Eu tenho uma parede linda preta no meu home theater, porém hoje aconteceu o que eu esperava…… só de encostar um cabo da vassou ra ou até mesmo a mão … ela ficou manchada….me da até dor no coração… o problema é que tenho um painel vertical no canto direito da parede cinza escuro com alguma textura de pedra…entao queria saber se existe algum papel de parede preto preto sem detalhes…..

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Elder,
Existe sim! Não sei te falara uma marca e modelo específico, até pq vc pode não encontrar na sua cidade.
Te aconselho a ir numa loja de papel de parede e ver os catálogos.
Boa sorte aí!!!
bjo
Mari

[Responder]

gravatar
vanessa
agosto 6th, 2011 às 21:35

9

Gostaria de saber o nome da tinta preta para eu poder comprar que eu nao estou encontrando

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Vanessa,
Que eu saiba chama tinta preta mesmo! Vc não encontrou?
Bjo
Mari

[Responder]

gravatar
Moacir Ferreira.
agosto 11th, 2011 às 15:10

10

Parabéns pela matéria! encontrei aqui todas as opções de uma parede preta, há muito tempo atrás, em visita a uma residência eu vi uma parede preta com uma tv led 42 que ficou linda! então logo depois pensei em fazer o mesmo com a minha sala, mas procurei bastante na internet e não encontrei nenhuma referência que ao menos mostrasse uma foto modelo, tinha até desanimado pensando que não poderia funcionar com a minha sala, e com a matéria me animei de novo, agora sei das opções que tenho! obrigado…

[Responder]

gravatar
fevereiro 2nd, 2012 às 16:57

11

Olá!
Uma cozinha toda em preto e branco combina com uma parede com esses pisos que imitam o tijolinho de cor barro e um vernis para dar brilho, ou pinta-los de preto ficaria melhor.
Abraço.

[Responder]

gravatar
Gorete
março 14th, 2012 às 18:36

12

Irei casar em 2013, mas eu e meu noivo já estamos ajeitando nossa casa…
Eu gostaria muito de pintar uma parede da cozinha e uma da sala de preto, mas na minha cozinha terá um balcão americano de tijolo de vidro, e o piso é branco, vc acha q fica legal?
E o acento das cadeiras da minha mesa gostaria de vermelho, será q combina?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Gorete,
Combina sim, vai ficar tudo bem moderno!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Amanda Noira
abril 17th, 2012 às 10:57

13

Olá, Gostaria de uma opinião. Meu marido e eu, pensamos em pintar uma parede da sala de jantar na cor preta, e na outra, colocar um revestimento de tijolinho. Acho que uma boa iluminação ficará bem bonito. O que acham?
Obrigada
Beijos

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Amanda,
Gosto da combinação, acho que o resultado vai ficar muito interessante! A parede de tijolinhos fica mais valorizada com uma iluminação marcada, que destaque o relevo. Porém, invista em luz geral para que o ambiente não fique escuro. Sucesso pra vocês!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Agatha
maio 3rd, 2012 às 14:41

14

Esta tinte tem outras cores em fosco
azul fosco ?

att
Agatha

[Responder]

gravatar
Laise
maio 25th, 2012 às 0:00

15

Olá,

Meu apartamento é pequeno, a sala tem em média de 17m² , todo branco, agora quero pintar uma parede tooda escura, comprei a cor marrom escuro pra ficar da cor do roda-pé, é semi-brilho, minha tv é fixa na parede e o sofá é escuro tbm,será q vai ficar legal? to com medo de ficar mto escuro por conta do tamanho da sala….o que acha?

[Responder]

alaison Respondeu:

a cozinha da minha casa e muito pequena ela e toda branca eu quero da um destaque comprei um cor preta fosco vai ficar legal e os moveis e todo branco

[Responder]

gravatar
rafaella
julho 6th, 2012 às 18:16

16

olha soo,tou reformando minha casa,os moveis da minha sala são todos preto com branco,vou colocar um piso xadrez tambem,uma pedra preta e outra branca,e gostaria de fazer uma textura na parede principal,so não sei que cor colocar,sim e na parede da textura vai ter um quadro de 50×70 com a foto do meu cachorrinho,a moldura é branca,me ajudem por favor???
agradeço desde ja…um abraço!!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Rafaella,
Para manter o efeito moderno do preto e branco eu faria uma parede com textura de cimento queimado cinza. Vai ficar show!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Amanda
julho 31st, 2012 às 14:50

17

Oi, eu gostaria se saber se fica legal fazer uma textura preta na parede maior da minha sala, meu hack é preto e branco e minha mesa preta de vidro, meu sofá é bege, ficaria legal essa textura preta?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Amanda,
Acho que combina sim. Mas já que é na maior parede, use peças mais claras no resto, não coloque mais nada preto pra não carregar muito.
Bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
Rosa
março 19th, 2013 às 12:48

18

Bom dia ! gostaria muito de um orientação sua, pois estou com bastante duvida pedindo realmente socorro para me orientar ou dar-me uma ideia, pois estou muito confusa precisando mesmo de esclarecimento e opiniões, meu apartamento o piso e todo preto, gostaria de saber que cor poderia ser as soleiras, rodapés e a cor de tinta para pintar as paredes, desde de já agradeço e ficarei esperando ansiosa pela sua resposta .
Rosa Piquet

[Responder]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!