Parede preta | assim eu gosto
Parede preta
Postado Por - 10 de maio de 2011

O Otávio deixou um comentário aqui no blog perguntando sobre a parede preta: “Penso em pintar a parede da minha casa, mas as pessoas têm me falado que risca super fácil. É verdade?”

Sim! Se ela for pintada com tinta fosca ou acetinada deve-se tomar muito cuidado, pois risca com facilidade e só com uma esponja úmida para tirar as marcas. Pequenas foligens também aderem com facilidade, assim como em toda parede pintada em cor escura. A dica para minimizar estes efeitos é pintar alguma parede que não fique na passagem ou tentar tinta semi-brilho (o efeito fica bem diferente da tinta fosca).

Mas uma parede preta fica tão bonita, não é?! É chique, neutra, elegante, um luxo! E olhando algumas fotos, vi outras soluções para quem gosta e quer uma parede preta em casa.

Tinta fosca ou acetinada —> Olha que sala linda! Para criar contrastes, móveis claros e leves, espelho e quadros coloridos. Projeto Ivan Wodzinsky.

Tinta fosca —> Na sala, a parede preta destaca os tons quentes do mobiliário e das obras de arte. Projeto Andrea Alencar e Natália Mota.

Tinta fosca —> No quarto, a parede preta é o fundo do painel e ninguém chega perto dela! É o caso que falei de evitar usá-la nas passagens. Já mostramos este projeto aqui. 

Tinta fosca e armários —> Na cozinha, paredes e armários pretos deixam o ambiente bonito e arrojado. Para ter tudo escuro, o espaço tem que ser generoso e bem iluminado, senão o preto diminui ainda mais.

Tinta com brilho —> Na sala, a parede preta foi feita com tinta semi-brilho. Observem como a cor e o efeito mudam! Porque no caso da parede fosca, ela não absorve e nem reflete nada, já aqui ela fica diferente… (livingwithwhite)

Tijolinho aparente —> Na sala, a parede de tijolinho aparente foi pintada de preta e a textura disfarça as eventuais marcas. (trendir)

Parede-lousa —> Aqui a parede preta tem o efeito de parede-lousa, ou seja, é para ser rabiscada!

Textura —> No cantinho de leitura, a parede recebeu tinta preta com textura e móveis de design marcante, como a poltrona Egg, e tons mais quentes como o rosa do tapete para quebrar a seriedade. Projeto Francisco Cálio. (casa cláudia)

Laca preta —> Na sala, a parede do fundo foi toda laqueada de preta, mais resistente e com melhor acabamento. Projeto Diogo Revollo. (uol casa)

Papel de parede —> Na sala de jantar, a parede preta criou contraste com a mesa e as cadeiras brancas, o pendente de acrílico transparente e o piso de madeira clara. (schoener-wohnen)

Papel de parede —> No hall de entrada, a parede preta é um papel de parede com desenhos criados a partir do contraste do brilho e do fosco.

Madeira ebanizada —> Na sala de jantar, a parede preta é um painel feito de madeira ebanizada com frisos. (casa e jardim)

Madeira ebanizada —> No home theater, a parede da tv tem um painel de madeira ebanizada que impede reflexos. Projeto Francisco Cálio. (casa e jardim)

Couro —> O escritório tem parede de couro preto (Empório Beraldin) e móvel em laca preta. A cadeira antiga de barbeiro foi comprada em um antiquário à beira de uma estrada. Projeto Valéria Blay. (casa e jardim)

Persiana —> No home office, a parede preta é a persiana de madeira com acabamento em laca preta. Projeto da Casa Cor Paraná 2010.

Estante —> No restaurante, a estante de madeira com acabamento em laca preta ocupa toda a parede. Projeto Francisco Cálio, restaurante Banana Sushi em São Paulo.

Mosaico —> No banheiro, a parede do fundo recebeu o mosaico negro da Mosarte contrastando com o branco da bancada, piso e revestimentos. Já falamos deste projeto aqui.

Pastilha —> Na cozinha, a parede recebeu pastilha de vidro preta e os armários são de vidro preto. Projeto Francisco Cálio na Casa Cor São Paulo.

Cinza escuro esverdeado –> Na sala de jantar, a parede preta na verdade é um cinza bem escuro. É um recurso para quem tem medo do preto total, existem muitas tonalidades diferentes da cor preta, descubra o seu tom! (casa cláudia)

Grafite escuro –> Já neste escritório, a “parede preta” é um grafite bem escuro. Projeto Ana Maria Vieira Santos.

Veja também: parede marrom / parede azul marinho

+ cores na decoração




gravatar
Mari
maio 10th, 2011 às 10:44

1

Lindas mesmo!

[Responder]

gravatar
Sabrinna
maio 10th, 2011 às 14:39

2

acho linda!
pq será que no leque da suvinil não tem a cor preta?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Sabrinna, fiquei curiosa e fui olhas: não tem!
Pelo menos no catálogo que tenho aqui e é o mais recente.
Engraçado né?! Mas acho que se chegar na loja e pedir, deve ter alguma sim…
Bjo
Mari

[Responder]

gravatar
maio 10th, 2011 às 14:42

3

ai ai, sou apaixonada pela parede preta, quero tanto uma no meu hall, mas o problema é que vai ser uma das partes mais movimentadas da casa (eu acho), e com estes problemas que vc apresentou… pensei em papel de parede também, tem uns pretos lindos!
bjs

[Responder]

gravatar
Juliana Mendonça
maio 17th, 2011 às 15:40

4

Adoro parede preta, qnd bem usada cria uma atmosfera intimista, dá um ar de sofisticação e modernidade ao ambiente. Amei!

[Responder]

gravatar
Glenda Lima Lira
maio 19th, 2011 às 23:01

5

Olá!! Acho lindo paredes pretas. Mas, funcionam bem em espaços pequenos?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Glenda,
Se vc gosta, pinte a parede e use moveis e objetos claros para criar contrastes. A parede preta vai existir mas nao vai predominar, entende?
Bjooo
Mari

[Responder]

gravatar
Claudia Veiga Gonçalves
maio 20th, 2011 às 17:02

6

Eu pintei a parede onde fica a tv, com tinta preta. Tirou totalmente a claridade que atrapalhava a imagem da tv. Usei tinta para pintar quadras, por ser emborrachada e preto total. Tem algumas tintas que qdo colocadas na parede, ficam grafite.

[Responder]

gravatar
samantha
junho 17th, 2011 às 13:16

7

Olá, estou muito em dúvida sobre quais cores de piso e paredes e portas possam combinar para um consultório odontológico. Gostaria de um piso que não fosse branco e de paredes que não fossem brancas tb. Pensei já em piso preto e paredes cinzas, mas acho muito escuro. Preciso de algo que não escureça tanto. Poderia me sugerir algo? obrigada

[Responder]

Cris Campos Respondeu:

Oi Samantha,
Também acho a opção do preto com cinza muito escuro para um consultório. Esse é o tipo de ambiente que precisa ter sempre a aparência de limpo, e o piso preto não tem esse aspecto. Nesse caso, eu optaria pelo piso bege claro, paredes num bege mais encorpado e marcenaria ou algum painel em madeira, branco ou até mesmo preto. Já mostramos aqui uma clínica odontológica cujos consultórios foram feitos com essa proposta, dá uma olhadinha: http://assimeugosto.com/2011/02/08/clinica-odontologica/
Beijos, Cris

[Responder]

Tiago Respondeu:

Olá. Sou cirurgião-dentista e curiosamente, meu consultório tem piso preto (ou quase) e paredes cinzas levemente esverdeadas. Optei por um porcelanato liso e polido e acho o aspecto muito bonito, porém dá bastante trabalho para manter limpo (mais pelo fato da cor ser “sólida” do que por ser preto). Nas paredes empreguei uma tinta com acabamento acetinado…

[Responder]

Tiago Respondeu:

Só para complementar e permitir que vc “visualize” o amibiente, meus móveis foram feitos em madeira marfim e os tampos em granito preto. O resultado ficou beeeem diferente da maioria dos consultórios que se vê por aí, exatamente como eu queria…

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Tiago,
Fiquei curiosa pra conhecer o seu consultório! Não tem um,as fotos pra mandar????
bjo
Mariana

gravatar
Elder Cavalcante
agosto 4th, 2011 às 14:10

8

Eu tenho uma parede linda preta no meu home theater, porém hoje aconteceu o que eu esperava…… só de encostar um cabo da vassou ra ou até mesmo a mão … ela ficou manchada….me da até dor no coração… o problema é que tenho um painel vertical no canto direito da parede cinza escuro com alguma textura de pedra…entao queria saber se existe algum papel de parede preto preto sem detalhes…..

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Elder,
Existe sim! Não sei te falara uma marca e modelo específico, até pq vc pode não encontrar na sua cidade.
Te aconselho a ir numa loja de papel de parede e ver os catálogos.
Boa sorte aí!!!
bjo
Mari

[Responder]

gravatar
vanessa
agosto 6th, 2011 às 21:35

9

Gostaria de saber o nome da tinta preta para eu poder comprar que eu nao estou encontrando

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Vanessa,
Que eu saiba chama tinta preta mesmo! Vc não encontrou?
Bjo
Mari

[Responder]

gravatar
Moacir Ferreira.
agosto 11th, 2011 às 15:10

10

Parabéns pela matéria! encontrei aqui todas as opções de uma parede preta, há muito tempo atrás, em visita a uma residência eu vi uma parede preta com uma tv led 42 que ficou linda! então logo depois pensei em fazer o mesmo com a minha sala, mas procurei bastante na internet e não encontrei nenhuma referência que ao menos mostrasse uma foto modelo, tinha até desanimado pensando que não poderia funcionar com a minha sala, e com a matéria me animei de novo, agora sei das opções que tenho! obrigado…

[Responder]

gravatar
fevereiro 2nd, 2012 às 16:57

11

Olá!
Uma cozinha toda em preto e branco combina com uma parede com esses pisos que imitam o tijolinho de cor barro e um vernis para dar brilho, ou pinta-los de preto ficaria melhor.
Abraço.

[Responder]

gravatar
Gorete
março 14th, 2012 às 18:36

12

Irei casar em 2013, mas eu e meu noivo já estamos ajeitando nossa casa…
Eu gostaria muito de pintar uma parede da cozinha e uma da sala de preto, mas na minha cozinha terá um balcão americano de tijolo de vidro, e o piso é branco, vc acha q fica legal?
E o acento das cadeiras da minha mesa gostaria de vermelho, será q combina?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Gorete,
Combina sim, vai ficar tudo bem moderno!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Amanda Noira
abril 17th, 2012 às 10:57

13

Olá, Gostaria de uma opinião. Meu marido e eu, pensamos em pintar uma parede da sala de jantar na cor preta, e na outra, colocar um revestimento de tijolinho. Acho que uma boa iluminação ficará bem bonito. O que acham?
Obrigada
Beijos

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Amanda,
Gosto da combinação, acho que o resultado vai ficar muito interessante! A parede de tijolinhos fica mais valorizada com uma iluminação marcada, que destaque o relevo. Porém, invista em luz geral para que o ambiente não fique escuro. Sucesso pra vocês!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Agatha
maio 3rd, 2012 às 14:41

14

Esta tinte tem outras cores em fosco
azul fosco ?

att
Agatha

[Responder]

gravatar
Laise
maio 25th, 2012 às 0:00

15

Olá,

Meu apartamento é pequeno, a sala tem em média de 17m² , todo branco, agora quero pintar uma parede tooda escura, comprei a cor marrom escuro pra ficar da cor do roda-pé, é semi-brilho, minha tv é fixa na parede e o sofá é escuro tbm,será q vai ficar legal? to com medo de ficar mto escuro por conta do tamanho da sala….o que acha?

[Responder]

alaison Respondeu:

a cozinha da minha casa e muito pequena ela e toda branca eu quero da um destaque comprei um cor preta fosco vai ficar legal e os moveis e todo branco

[Responder]

gravatar
rafaella
julho 6th, 2012 às 18:16

16

olha soo,tou reformando minha casa,os moveis da minha sala são todos preto com branco,vou colocar um piso xadrez tambem,uma pedra preta e outra branca,e gostaria de fazer uma textura na parede principal,so não sei que cor colocar,sim e na parede da textura vai ter um quadro de 50×70 com a foto do meu cachorrinho,a moldura é branca,me ajudem por favor???
agradeço desde ja…um abraço!!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Rafaella,
Para manter o efeito moderno do preto e branco eu faria uma parede com textura de cimento queimado cinza. Vai ficar show!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Amanda
julho 31st, 2012 às 14:50

17

Oi, eu gostaria se saber se fica legal fazer uma textura preta na parede maior da minha sala, meu hack é preto e branco e minha mesa preta de vidro, meu sofá é bege, ficaria legal essa textura preta?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Amanda,
Acho que combina sim. Mas já que é na maior parede, use peças mais claras no resto, não coloque mais nada preto pra não carregar muito.
Bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
Rosa
março 19th, 2013 às 12:48

18

Bom dia ! gostaria muito de um orientação sua, pois estou com bastante duvida pedindo realmente socorro para me orientar ou dar-me uma ideia, pois estou muito confusa precisando mesmo de esclarecimento e opiniões, meu apartamento o piso e todo preto, gostaria de saber que cor poderia ser as soleiras, rodapés e a cor de tinta para pintar as paredes, desde de já agradeço e ficarei esperando ansiosa pela sua resposta .
Rosa Piquet

[Responder]

gravatar
sonia lourdes
novembro 16th, 2014 às 19:25

19

Ola boa noite, gostaria de pintar a parede onde vai a tv de preto e a que vai o sofá que fica na frente da mesma colocar um papel de parede com detalhes preto também que cor vc aconselha ser usado nas outras duas paredes menores.Pretendo comprar as tintas fim do mês agora se puder me responda. Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Sônia,
Você pode usar o branco mesmo ou algum tom off-white para que essas paredes fiquem em destaque.
Bjs,
Cris

[Responder]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!