Concreto aparente 1 assim eu gosto
Concreto aparente 1
Postado Por - 15 de fevereiro de 2011

Concreto aparente x Cimento queimado?

A confusão entre os dois materiais é muito comum, ainda mais agora que os revestimentos cimentícios estão sendo muito utilizados. Na verdade os dois têm o mesmo princípio – o aspecto e a cor cinza do cimento aparecendo – mas o concreto aparente é um método construtivo (muito usado na década de 60) e o cimento queimado é um tipo de acabamento.

Um dos sistemas construtivos mais usados nas construções é o concreto armado: concreto (areia, pedra e cimento) + estrutura de aço (armadura de ferro). Se for usado sem acabamentos é denominado concreto aparente.

Isso quer dizer que o concreto não é apenas um acabamento, mas a própria viga, pilar, parede, laje ou piso da construção. Também é possível usá-lo para fazer alguns móveis, como bancos e bancadas.

A grande vantagem é que o material dispensa o desenvolvimento de outras etapas da obra, como emboço e reboco, e não é preciso gastar com outros revestimentos.

Se você quer ter concreto aparente na sua casa, a decisão deve ser tomada ainda na fase de construção. Para ficar aparente, um bom acabamento é fundamental e essa é a grande dificuldade. Por isso, estude o assunto e procure mão-de-obra qualificada para a execução. O cálculo estrutural e o concreto utilizado influenciam no aspecto e devem ser definidos por um engenheiro. Se não for o seu caso, peça para ver trabalhos executados anteriormente pelo seu empreiteiro.

Lembre-se: o concreto não admite muitos retoques e não é como uma parede de alvenaria, que você pode quebrar um pedaço e refazer. Tem que acertar de primeira ou fazer tudo de novo!

Para fazer uma parede em concreto aparente, deve-se fazer uma fôrma para moldar o concreto. Ela pode ser de madeira (mais comum) ou metálica (mais cara e menos usada).

As fôrmas ficam em contato direto com o concreto enquanto o material endurece, marcando sua superfície e definindo a aparência da parede. Devem ser bem travadas para não abrirem quando o concreto for despejado e não deixarem a parede torta.

Fôrmas metálicas – permitem um acabamento mais uniforme e mais liso. Muitas vezes, como na foto acima, os furos da fôrma ficam marcados, eu acho lindo, mas quem não gostar pode cobrir com cimento.

* Este processo é chamado de estucamento, feito com uma mistura do mesmo cimento da parede e aplicado com muita cautela. Mas é comum a emenda sair pior do que estava antes, então nunca deixe um pedreiro inexperiente realizar esse processo, acompanhe de perto caso ele seja necessário.

Fôrmas em madeira - a flexibilidade de acabamentos é maior. Você pode escolher efeitos mais uniforme ou mais texturizados. Para um acabamento quase liso, é necessário utilizar um madeirite emborrachado.

* Se a parede for maior do que a placa de madeirite e você não quiser as juntas aparecendo, igual na foto acima, elas devem ser cobertas por uma fita.

Para conseguir frisos menores, a fôrma pode ser de sarrafos horizontais ou verticais. Eu gosto de todos os efeitos, não consigo definir o meu favorito!

Antes de despejar o concreto é importante aplicar um desmoldante na parte interna da fôrma para facilitar a retirada (tipo passar manteiga na fôrma do bolo de chocolate, sabe?).

Ao despejar o concreto, ele tem que ser bem vibrado para que não fiquem espaços com ar e formem buracos na parede. Geralmente usam um vibrador, que é uma ferramenta elétrica específica para isso.

O concreto leva uns 21 dias para secar, o que é chamado processo de cura do concreto. Após a cura, retira-se a fôrma e está pronto o concreto aparente!

Se a parede ficar com alguma imperfeição (pequenos furos), pode-se fazer o estucamento conforme descrito ali em cima.

Como é poroso, o material precisa da proteção de vernizes ou resinas para não manchar. Existem diversos tipos: brilhantes, foscos, uns que alteram a cor do concreto… Prefiro o fosco, que deixa o aspecto mais natural.

A manutenção é simples e, se realizada da maneira correta, sua parede pode ficar novinha durante muitos anos. Não use sabão ou detergente e limpe sempre com água sob pressão.

Deu pra ver que a execução do concreto aparente é bastante complicada, mas o resultado é belíssimo! É um dos materiais mais bonitos e utilizados na história da arquitetura brasileira. Nomes como Oscar Niemeyer, Rino Levi, Ruy Ohtake, Vilanova Artigas, Eduardo Corona, Paulo Mendes da Rocha, entre muitos outros, utilizaram o concreto aparente com maestria em projetos inesquecíveis.

—–> Para quem quer ter o efeito do concreto aparente em casa, mas não está construindo ou reformando, a solução é usar o cimento queimado.

 CONTINUA AQUI

 

Fonte de pesquisa: mestre de obras Juraci e os sites Uol Casa e Ig Casa.




gravatar
Martinha
fevereiro 15th, 2011 às 17:36

1

Amei o post! Adoro concreto aparente e muito mais cimento queimado. Estou ansiosa pelo próximo post!!!!

[Responder]

gravatar
Carolina
fevereiro 16th, 2011 às 14:26

2

Oi Mari!!

Muito legal o post, bem esclarecedor! À respeito do cimento queimado, tenho uma dúvida: como fazer em superfícies verticais, tipo parede? Outra dúvida… caso não queira fazer o acabamento com o cimento queimado, e sim com uma pintura imitando o cimento queimado, como poderia fazer? No meu caso quero este efeito nas molduras das janelas, que são externas… elas tem em torno de 10cm de largura. Se puderes contemplar essas minhas dúvidas no teu próximo post ficaria beeem feliz! Um abraço

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Semana que vem tem tudo sobre o Cimento Queimado!!!
Bjos
Mari

[Responder]

Derik Respondeu:

Concreto Armado e Você, tudo a vêr!

Uma combinação perfeita. São lindos, maravilhosos….

[Responder]

elias Respondeu:

muito bem explicado. parabéns pelo post

[Responder]

wania Respondeu:

oi adorei e gostaria de saber sobre os custos, é mais caro do que as obras convencionais… valeu.

[Responder]

gravatar
valdir pintor
março 15th, 2011 às 15:23

3

ola sou criador da textura em cimento queimado
onde pode ser executado em qualquer superficie gesso parede em reboco sobre qualquer tipo de pintura ja existente.
essa textura foi criada em 2003 para resgatar a origerm de brasilia
a pedido da decoradora angela
ja consagarada nas casa cor e shooping de brasilia

abraços valdir

[Responder]

gravatar
Leonardo Fidelis
julho 31st, 2011 às 3:50

4

Olá Mari! Parabéns pelo site, conheci hoje e estou adorando suas dicas. Gostaria de saber sobre o post sobre cimento queimado. Desde já, agradeço pelas valiosas e criativas informações.
Beijos e abraços!

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Leonardo,
Sabe o que é… fiz uma promessa e não cumpri! Coisa feia…
Empaquei neste post, não consigo finalizá-lo… Vou lá, recomeço e… nada! Mas ele ainda sai, viu?! Qq hora a inspiração bate eu termino e publico, pode esperar!
Desculpa… ;)
bjo
Mariana

[Responder]

gravatar
walter marchi
agosto 5th, 2011 às 16:13

5

pergunta, caso o concreto aparente fique com alguma imperfeição tem como arrumar, se tiver qual produto usar

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

No post tem um trecho que falo sobre isso!

[Responder]

gravatar
Regina
outubro 3rd, 2011 às 21:31

6

Nooooooooooossa!
vocês são muito bons.
Aguardo anciosa as dicas a respeito do cimento queimado.

[Responder]

gravatar
Luciana
outubro 6th, 2011 às 23:06

7

Mariana,
Boa noite!
Estou pesquisando sobre o custo do concreto aparente e não achei nada a respeito. Você poderia me ajudar com essa informação? Outra dúvida. Existem placas de concreto que podem ser aplicada sobre a parede?

Obrigada pela ateção,

Luciana

[Responder]

gravatar
outubro 15th, 2011 às 17:54

8

Pesquizando sobre concreto,achei seu blog.Escrevo para revista Personi,materia sobre arquitetura e design.Vou mensionar seu blog,como fonte de pesquiza.Parabens,claro e objetivo me ajudou muito.

[Responder]

gravatar
Francisco Lima
outubro 26th, 2011 às 11:13

9

Gostei muito de seu post, serviu para convencer-me de fazer uma grande bancada e churrasqueira em concreto armado, porém, não tenho quem execute. Será que você poderia indicar o seu prestador de serviço? Se possível, mande para meu e-mail: franciscoxpl@gmail.com.

Obrigado,
Francisco

[Responder]

gravatar
Giovanna
fevereiro 13th, 2012 às 17:20

10

Olá Mariana,
vc poderia me informar a marca da placa de concreto que tem aqueles furos. Vou usar na fachada da minha casa mas, estou com dificuldade de encontrar.
Obrigada,
Giovanna.

[Responder]

gravatar
Wilson
março 19th, 2012 às 0:15

11

Olá, sou de BSB, estou procurando fornecedor de placas cimentícias para colocação no acesso a garagem e entrada da casa, vocês acham uma boa opção ? Vocês sabem quem fabrica essas placas em Brasília ?

Obrigado, Wilson.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Wilson,
Fica bom sim, desde que impermeabilizada e num tom mais escurinho pra garagem (por causa das marcas de pneu). Aqui em Brasília você encontra na Dom Gabriel – 3221-9001.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Jorge Zanatta
abril 26th, 2012 às 11:55

12

Mariana muito legal estas dicas, mais existe alguma pintura que seja de facil aplicação, ja tenho a parede externa da casa rebocado e agora decidi fazer uma parede com cimento queimado / concreto aparente, qual a melhor forma de fazer este trabalho? pintura, revestimento com argamassa? me ajude!! não sei nem mais por onde começar! Obrigado

[Responder]

gravatar
Ariane
maio 16th, 2012 às 17:54

13

Oi, gostaria de parabeniza-las pelo blog, conheci tem pouco tempo, e estou viciada, rsrs , entro todos dias.
Quero fazer a ilha da minha cozinha em cimento queimado, isso eh recomendavel? Uma vez que essa ilha ira comportar o cooktop?
Obrigado
Ariane

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Ariane,
Não recomendo o cimento queimado neste caso. Prefira granito ou silestone numa cor parecida.
bjos,
MAri

[Responder]

Valar Morghulis Respondeu:

Eu já vi ilhas em cimento queimado muito bonitas! Principalmente se quiseres um aspecto rústico.

[Responder]

gravatar
Daniel Sartori
maio 25th, 2012 às 13:43

14

Caro Decoradores(as), esta em fase final minha casa, uma obra que eu gostaria de revestir as colunas/vigas e algumas paredes em Concreto Aparente. Eu queria saber quem pode executar esta obra para mim, preço por m2 ou coisa parecida. A principio eu iria comprar cimento queimado pronto da Ctori, adicionar plastificante CEMIX da vedacity e aplicar nas vigas, após secar iria lixar e aplicar resina. Não sei se é a melhor forma, mas nos testes até que ficou legal. Alguem se habilita a fazer para mim? meu contato é sartori_daniel@hotmail.com (11) 9793-5993. Obrigado, Daniel Sartori (Minha Obra fica em Sao Roque/SP KM 52 da Raposo Tavarez)

[Responder]

gravatar
Debora
junho 8th, 2012 às 20:39

15

Olá, gostaria de saber se realmente existe uma tinta que imita o efeito de cimento queimado, pois gostaria de pintar uma das apredes de meu escritório de casa. Obrigada!

[Responder]

gravatar
Maria Eugenia Fuzari
junho 21st, 2012 às 16:20

16

Meninas, parabens pelo site, e pelo post.
Sou advogada e faço design de interiores, e estou reformando a minha cobertura, e avancei a minha sacada, e ficou um pilar que esta em concreto, e gostaria de deixa-lo assim, no concreto aparente, porem tratado.
Voces sabem quem faz esse tipo de trabalho?
Se puderem me indicar agradeço muito!

Parabens pelo site! Beijos

[Responder]

gravatar
Everton Prates da Costa
julho 20th, 2012 às 16:51

17

Olá
Quando fazemos uma laje de concreto aparente, é necessário já deixar o eletro duto que alimentará a luminária naquele determinado local, nem sempre o concreto sela completamente com o eletro duto, sendo assim podendo passar água, o que faz com que o concreto manche em volta do ponto devido a umidade, você tem alguma dica de como locar esse ponto de elétrica?
Parabéns pelo blog.

Beijos

[Responder]

gravatar
Valar Morghulis
agosto 23rd, 2012 às 23:14

18

Meu DEEEEUS! Vocês nao têm idéia de o quanto eu qria saber como fazer isso! Eu sempre vejo o Concreto Aparente em projetos do Marcio Kogan, e achava que era placa cimenticia feita fora da obra, e aplicada na estrutura! Obrigado pelo post! Maravilhoso!

[Responder]

Claudinei Respondeu:

Olá, trabalho com tratamento de concreto aparente e aplicação de resinas e vernizes… parabéns pelo site, excelentes informações …
Caso alguém necessite de serviços de tratamento de concreto aparente , ligue:
(11) 98662-7899 http://www.tratamentodeconcreto.webnode.com
(11) 96243-7370 Ampla experiência no serviço !

[Responder]

gravatar
Jéssica de Moraes
setembro 14th, 2012 às 22:36

19

Tempo de cura do concreto é de 28 dias :)

[Responder]

gravatar
Leandro
setembro 18th, 2012 às 12:06

20

Estou construindo nossa primeira casa e gostaria de utilizar concreto aparente em alguns detalhes, mas o custo é muito alto. Você sabe algo que podemos utilizar que simule o concreto aparente com um valor mais acessível? Já pesquisei sobre placa cimentícia, mas não consegui descobrir se é uma alternativa.

[Responder]

gravatar
Andréa
outubro 8th, 2012 às 23:23

21

Olá! Muito bom mesmo seu trabalho e explicações, vocês já postaram o de Cimento queimado? Gostaria muito de poder ve-lo também. Parabéns! Vocês tem bom gosto e dominam os assuntos. Já adicionei aos meus favoritos.

[Responder]

gravatar
Carlos Balbino
novembro 6th, 2012 às 21:05

22

Gostaria de usar placa cimentícia em uma parede, é possivel manter a cor e a textura?

[Responder]

gravatar
dezembro 29th, 2012 às 2:28

23

Olá, trabalho com tratamento de concreto aparente e aplicação de resinas e vernizes… parabéns pelo site, excelentes informações …
Caso alguém necessite de serviços de tratamento de concreto aparente , ligue:
(11) 98662-7899
(11) 96243-7370 Ampla experiência no serviço !

[Responder]

gravatar
Everaldo Alexandre de Melo
janeiro 6th, 2013 às 21:10

24

ola! adorei o trabalho de vcs,eu trabalho com pinturas e decoraçoes na construção civil e ja utilizei varias técnicas de acabamentos paea decorar ambientes como casas, apartamentos,empresas e eu gostei muito das dicas que vcs postaram parabéns pelo trabalho de vcs.eu sou uma pessoa bastante criativa e talvez possamos trocar experiencias proficionais e se tiverem mais alguma dica por favor postem é muito interessante obrigado um grande abraço.

[Responder]

gravatar
Emerson
abril 18th, 2013 às 12:12

25

Oi bom dia entre em seu blog e vi q voces estao buscando cimento queimado pois eu conheço uma empresa que esta trabalhando com um cimento queimado, de uma forma inovadora que e tendencia no mercado europeu, que tras o cimento na forma de revestimento monlitico com deversas cores e manchamentos, se voces do blog quierrem conhecer o material entre em contato no telefone (11) 2164-6300 voces vao se surprender com o produto tanto para parede teto e piso ares secas molhadas e mais…

[Responder]

gravatar
Ana Mary
abril 24th, 2013 às 20:46

26

Olá, Cristina e Mariana. Adoro o site de vcs e estou sempre entrando para ver as novidades. Estarei começando a construção de minha casa no mês que vem e terá 2 paredes de concreto aparente que meu marido nao quer fazer pelo alto custo e tb pq por ser porosos, sempre tem que impermeabilizar sempre e ele nao quer dor de cabeça. Ele pergunta se tem algum processo que possa imitar tipo fazer uma nata de concreto e passar nas paredes que serão externas. Aguardo sua resposta. Muito obrigada.

[Responder]

gravatar
Carla
maio 5th, 2013 às 16:08

27

Olá!!! Muito obrigada pelas dicas! Tenho uma dúvida sobre a utilização do concreto aparente… é que estou reformando minha casa, e estou prestes a fazer um balcão para a cozinha (estilo cozinha americana), uma bancada pro banheiro e um banco comprido embutido na parede pra sala, todos em concreto aparente com tratamento feito por especialista (estucagem,, etc.), pois acho que esse material é mais resistente que o acabamento em cimento queimado. Você sabe me dizer se é mais resistente mesmo? Como ouvi do próprio representante do acabamento cimento queimado mais famoso e reconhecido que tem sempre o risco de ele trincar, e vou fazer balcão na cozinha, quero saber se vale a pena investir no concreto mesmo, pois realmente dá bem mais trabalho. Muito obrigada!

[Responder]

gravatar
Renata Magalhães
setembro 6th, 2013 às 15:04

28

Ola meninas, preciso fazer a reforma de uma garagem p 3 garotos q gostam d carros e motos, eles querem as paredes e pisos com placas comenticias, mas as que ficam marcadas os furos das formas…gostaria de saber se tenho q confeccionar estas placas ou existem empresas q vendam ja prontas ( pre-moldadas) ? Se sim, conhecem alguma? Sou de SP.
Obrigada, e parabens pelo blog.
bj

[Responder]

gravatar
setembro 10th, 2013 às 13:12

29

muito bacana suas ideias e projetos

[Responder]

gravatar
setembro 10th, 2013 às 13:13

30

ideias magnificas

[Responder]

gravatar
Ana Marina
setembro 9th, 2014 às 21:48

31

Olá, tenho uma casa da década de 70, que possui uma uma viga de concreto aparente horizontal em toda a casa, porém a antiga moradora passou alguma coisa que deixou as vigas todas marrons, e isso me desagrada muito, o que posso fazer para deixar o concreto aparente na cor natural novamente. Por favor , me dê uma luz. Obrigada. Marina.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Ana Marina,
Sem saber exatamente o produto que ela passou não sei o que pode ser feito… Será que foi um verniz? Converse com um engenheiro ou mestre de obras sobre a possibilidade de passar algum removedor ou até lixar… Se não for possível, você pode pedir pra dar um acabamento tipo cimento queimado. Não é o acabamento original, mas pode recuperar a beleza das vigas aparentes…
Beijos,
Cris

[Responder]

Claudinei Respondeu:

@Ana Marina, Boa noite… se sua obra ficar em São Paulo posso fazer um orçamento de tratamento de concreto grátis .
Ligue: (11) 98662-7899 falar com claudinei_dinei21@hotmail.com

[Responder]

gravatar
Ney Robson Ribeiro
outubro 28th, 2014 às 18:04

32

Ola Mariana,

Estou tentando confeccionar bancos de concreto para utilização em area aberta tipo bancos de praça. Qual o desformante ideal e voce consegue me falar o tipo de concreto devo utilizar, quais os aditivos proprios?
Um abraço e muito obrigado.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Ney,
Não sei te dizer, não costumamos acompanhar muito as concretagens… o ideal é perguntar pra um engenheiro ou mestre de obras.
Bjs,
Cris

[Responder]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!